PF e PRF fecham garimpos ilegais; cinco pessoas são presas no Mato Grosso
Uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizada na quarta-feira (13), resultou na prisão de cinco pessoas e fechamento de dois garimpos ilegais que funcionavam nas fazendas Tamboriú e Formosa, localizadas na área rural de Pontes e Lacerda (450 km De Cuiabá).
Os suspeitos foram presos por delito ambiental e usurpação de patrimônio da União. Forma apreendidos diversos maquinários, dentre os quais dois caminhões do tipo caçamba, duas pás carregadeiras, um caminhão do tipo carga seca, um trator, duas motocicletas, uma retroescavadeira, uma balança de prata para pesagem de ouro, 246 gramas de ouro bruto e 458 gramas de mercúrio.
A operação contou ainda com a colaboração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que irá instaurar procedimento administrativo infracional, cujas multas poderão chegar até R$ 2 milhões em caso de reincidência – como é caso da Fazenda Formosa do Guaporé, que já havia sido autuada e continuou realizando a exploração ilegal.
Foram presos na operação A.S.R., de 43 anos, J.C.S., de 32 anos, W.S., de 29 anos, E.C.M., de 40 anos, e H.R.S., de 43 anos.
As máquinas apreendidas foram deixadas sob os cuidados da Prefeitura Municipal de Pontes e Lacerda na condição de fiel depositária e poderão ser utilizadas no interesse público.
O restante do material apreendido foi encaminhado à Delegacia Federal em Cáceres (225km da Capital).
Além do flagrante, também foi instaurado Inquérito Policial por crime ambiental e exploração de lavra sem autorização.
Após a lavratura do flagrante, os presos foram encaminhados para a Cadeia Pública de Cáceres, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Postado por Estado do Tapajós
Nenhum comentário:
Postar um comentário