sábado, 21 de dezembro de 2013

O perigo das novelas


Um amigo já falecido, psicólogo, disse-me certa vez que “as novelas fazem uma pregação sistemática de anti-valores”, uma anti-evangelização. Quase sempre exploram as paixões humanas, muito bem espelhadas nos chamados “pecados capitais”, e fazem delas objeto dos seus enredos, estimulando o pecado de maneira requintada.

Na maioria delas vemos a exacerbação do sexo; desvirtuando o seu sentido e o seu uso, em horário que as crianças e os jovens estão na sala. Aquilo que um casal casado tem direito de viver na sua intimidade, é colocado a público de maneira despudorada, ferindo os bons costumes e a Lei de Deus.

Mas tudo isso é apresentado de uma maneira “inteligente”, com uma “requintada técnica” de imagens, som, música, e um forte aparato de belas mulheres e rapazes que prendem a atenção do telespectador e os transformam em verdadeiros viciados. Em muitas famílias já não se faz nada na hora da novela, nem mesmo se dá atenção aos que chegam, aos filhos ou aos pais.

Assim, os valores cristãos vão sendo derrubados um a um: a humildade, o desprendimento, a pureza, a continência, a mansidão, a bondade, o perdão, etc., mas de maneira homeopática; aos poucos, lentamente, para não chocar, os valores morais vão sendo suprimidos. Faz-se apologia do sexo, aprova-se a prática homossexual, condenado pelo Catecismo da Igreja (n.2357). O adultério é muitas vezes incentivado de maneira sofisticada e disfarçada, buscando-se quase sempre “justificar” um triângulo amoroso ou uma traição. A cena é formada de modo a que o telespectador seja levado a até desejar que o adultério se consume por causa da “maldade” do cônjuge traído.

Os comportamentos que antes eram considerados absurdos, agora já não o são, porque as novelas tornaram o pecado palatável. A consequência disso é a imoralidade crescente na sociedade; a família é destruída; filhos abandonados pelos pais carregando uma carência que pode desembocar na tristeza, depressão, bebida e até coisas piores. Por tudo isso, o melhor que se pode fazer é substituir as novelas por outras atividades atraentes.


Finte. Facebook.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário