terça-feira, 1 de março de 2011

Fapespa e Vale avaliam pesquisas em mineração no Pará.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará participou na última sexta-feira, 25, do primeiro workshop de avaliação de projetos aprovados no edital de Concessão de Taxa de Bancada para Mestrado e Doutorado da Cadeia de Negócios da Mineração no Estado do Pará, realizado em 2009, em parceria com a Vale.

A reunião aconteceu das 9h às 13h no Crowne Hotel, em Belém, e contou com a coordenação de Domenica Blondi, coordenadora do Instituto Tecnológico Vale (ITV) e participação de Sandra Perdigão e Regina Augusto, respectivamente coordenadoras de Bolsas e Projetos da Fapespa, além dos bolsistas e coordenadores dos projetos financiados.

Destinado exclusivamente aos candidatos que tiveram projetos aprovados no edital de concessão de bolsas de Mestrado e de Doutorado para a cadeia de negócios da mineração no Estado do Pará, o edital de taxa de bancada teve recursos de R$ 33.500,00, provenientes da Vale. Os seis projetos apresentados pelos pesquisadores possuem atuação nas áreas das engenharias de Recursos Naturais da Amazônia, Elétrica, Mecânica e Química.

"Acredito que estamos aprendendo a fazer isso. É a nossa primeira parceria institucional com este caráter de promover a Ciência e Tecnologia no Pará. Hoje foi a oportunidade que tivemos em ver como isso está se dando na prática", disse Domênica. De acordo com ela, o trabalho para a publicação do edital iniciou em 2008, com um grupo que vem, desde então, desenhando passo a passo essas articulações institucionais.

Para a representante da Vale, estas pesquisas criam maior articulação entre os atores responsáveis pelo desenvolvimento do regional, no caso, empresa, governo e comunidade acadêmica, fundamentais para o processo de desenvolvimento, seja ele econômico ou social na região.

A expectativa da Fapespa é de que os resultados ampliem o conhecimento da empresa e dos pesquisadores sobre a região e aumentem suas possibilidades de atuação no Estado. "Não é à toa que já temos duas grandes ações em parceria com a Fapespa. Esta, mais antiga, contemplando as 80 bolsas da Vale, administradas pela Fapespa, e a segunda mais recente e desafiadora que será a contratação das Redes de Pesquisa Vale/FAPs, onde a fundação é um ator completamente ativo", finaliza Domência referindo-se ao edital lançado em 2010, envolvendo também as FAPs de Minas Gerais e São Paulo.


Fonte: http://amazonia-sa.blogspot.com/2011/02/fapespa-e-vale-avaliam-pesquisas-em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário