segunda-feira, 14 de março de 2011

O DNA DA CORRUPSÃO MUNICIPAL.

Para fazer uma avaliação básica de uma administração municipal deve ser observado 4 pontos básicos que servem como base de honestidade, competência e vontade política de realizar o bem estar publico no município. Os 4 pontos prioritários a serem somados são:1º: Qualidade da saúde publica municipal. 2º: Qualidade da educação publica municipal. 3º: Obras realizadas pelo poder publico municipal durante a gestão. 4º: Transparência da administração publica do município. Quando estes 4 itens não são positivos na administração do município, é por que algo esta errado e o ralo da corrupção pode estar sugando o dinheiro do contribuinte.

Se você já parou para pensar, para onde vai todo o dinheiro arrecadado no seu município, basta somar estes 4 pontos básicos. Se a saúde publica esta satisfatória, se a educação publica esta com bom nível, se as obras do executivo estão correspondendo as expectativas do povo e se a transparência administrativa esta clara e de fácil acesso ao publico, então você tem um bom sinal de que teu município esta sendo conduzido por gente seria e que um bom futuro esta para ser alcançado, pois onde a administração é seria os investidores aparecem, os empregos conseqüentemente são criados e a estabilidade do povo é fruto que só o trabalho a paz, a educação,e a saúde podem gerar.

Em Novo Progresso, infelizmente, ainda não teve uma administração publica que alcançasse um nível satisfatório nos principais pontos acima citados para fazer com que todo o enorme potencial deste rico município do sudoeste do Pará, viesse a despertar e traduzir em estabilidade publica toda a riqueza que o município pode gerar, se bem administrado.

Com 4 administrações já concluídas, e a quinta administração já na reta final, o município ainda não responde as necessidades prioritárias e não traduz em bem estar publico todo o dinheiro arrecadado junto as empresas que estão construindo as obras federais da BR 163, o dinheiro que vem para os cofres do município oriundos do estado e do governo federal.

Infelizmente, nem uma das quatro administrações passadas teve a preocupação necessária com os 4 itens básicos, e por enquanto a atual administração também não tem feito quase nada em termos de saúde publica, educação publica, nem uma obra foi realizada pelo executivo que pode vir a justificar para onde esta indo todo o dinheiro que o município esta arrecadando, e a transparência da atual administração também esta bem longe do ideal, pois ainda não esta nada claro. Coisas simples como por ex. quantos funcionários públicos tem o município, qual a função de cada funcionário, quanto ganha cada funcionário e qual a folha total de salários do município.

A sociedade espera uma resposta, e os representantes do povo, os parlamentares eleitos para legislar em beneficio do povo, os escolhidos para serem fiscais do executivo, estão na câmara de vereadores discutindo tantas coisas importantes que parecem esquecer do fundamental, aja vista que tudo o que a população mais deseja é, saúde, educação, trabalho, e transparência. O executivo é, o que o legislativo permite que ele seja.


www.povosdaamazonia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário