terça-feira, 22 de março de 2011

POLÍTICA.

O DNA da corrupção

Para fazer uma avaliação básica de uma administração municipal deve ser observado quatro pontos que servem como base de honestidade, competência e vontade política de realizar o bem estar público. Os quatro pontos prioritários a serem somados são:1º: Qualidade da saúde pública. 2º: Qualidade da educação pública. 3º: Obras realizadas pelo poder público municipal durante a gestão. 4º: Transparência da administração pública do município. Quando estes quatro itens não são positivos na administração do município, é por que algo está errado e o ralo da corrupção pode está sugando o dinheiro do povo.
Se você já parou para pensar, para onde vai todo o dinheiro arrecadado no seu município, basta somar estes quatro pontos básicos. Se a saúde pública está satisfatória, se a educação pública está com bom nível, se as obras do executivo estão correspondendo às expectativas do povo e se a transparência administrativa está clara e de fácil acesso a população, então você tem um bom sinal de que teu município está sendo conduzido por gente séria e que um bom futuro está para ser alcançado, pois onde a administração é seria os investidores aparecem, os empregos, conseqüentemente, são criados e a estabilidade do povo é fruto que só o trabalho, a paz, a educação e a saúde podem gerar.
Infelizmente, a atual administração de Itaituba não consegue nem o nível satisfatório nos principais pontos acima citados para fazer com que todo o enorme potencial deste rico município, considerado polo do Sudoeste do Pará, viesse a despertar e traduzir em estabilidade pública toda a riqueza que o município pode gerar, se bem administrado.
Atualmente Itaituba ainda não responde as necessidades prioritárias e não traduz em bem estar social todo o dinheiro arrecadado junto às empresas aqui existentes e o que é repassado aos cofres do município oriundos do Estado e da União.
Não existe a preocupação necessária com os itens básicos, e por enquanto a atual administração também não tem feito quase nada em termos de saúde pública, educação, nem uma obra realizada pelo executivo que possa vir a justificar para onde está indo todo o dinheiro que o município está arrecadando. Sem falar em transparência, que na atual administração não existe. Ou seja, o governo Valmir Climaco está blindado. Bem longe do ideal.
A sociedade espera uma resposta, e os representantes do povo, os parlamentares eleitos para legislar em benefício do povo, os escolhidos para serem fiscais do executivo, estão na câmara de municipal discutindo tantas coisas “importantes” que parecem esquecer do fundamental, haja vista que tudo o que a população mais deseja é, saúde, educação, trabalho, e transparência. O executivo é o que o legislativo permite que seja.


Por: FRANCISCO AMARAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário