sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cárcere da Delegacia de Monte Alegre pode ser reaberto neste semestre.



Delegado Germano do Vale garante que cárcere será reaberto ainda neste semestre
DPC Germano do Vale

Quatro meses depois do Juiz titular da comarca de Monte Alegre, Dr. Thiago Tapajós, determinar a interdição do cárcere da Delegacia de Polícia daquela cidade, o titular da unidade da Polícia Civil, delegado Germano do Vale, anunciou na manhã de hoje, em Santarém, que a prisão do Distrito deve ser reaberta ainda neste semestre, para o retorno das atividades normais de detenção.
Segundo ele, a previsão é de que ainda nesse semestre sejam feitas as obras de manutenção da Delegacia de Monte Alegre, acabando com a interdição da carceragem da Delegacia. Após inspecionar a Delegacia em setembro do ano passado, os Oficiais de Justiça cumpriram o mandado de interdição da carceragem, depois de constatar falta de segurança para os detentos.
O defensor público Eduardo Dias justifica que a Delegacia não possui a estrutura adequada para abrigar os presos, sem a mínima condição de permanecer em funcionamento. Desse modo, a Defensoria Pública do Estado propôs a Justiça uma Ação Civil Pública, que determinou a interdição.
De acordo com o delegado Germano do Vale, nessa semana aconteceu uma visita da diretora da Divisão de Engenharia e Arquitetura da Polícia Civil, Márcia Gaby Mutran, a qual inspecionou as instalações tanto da Delegacia de Monte Alegre, bem como de outros municípios da região da Calha Norte, entre eles, Prainha, Alenquer, Óbidos, Oriximiná e Faro.
“No retorno da viagem pela Calha Norte, ela fará visita nos locais que vão ser construídas novas unidades, como em Mojuí dos Campos. Também onde estão sendo feitas as obras da Unidade Integrada de Alter do Chão”, adianta Dr. Germano, lembrando que o cárcere da Delegacia de Monte Alegre foi interditado no ano passado também por não ter mais como manter as pessoas de forma digna em regime de detenção.
TRNASFERÊNCIA: Três presos de justiça de Monte Alegre foram recambiados na manhã de hoje, para a Central de Presos Provisórios da Susipe, em Santarém. Rodrigo Batista Araújo deve responder judicialmente por meio da Lei Maria da Penha. Enquanto que Yandro Pinheiro e Benedito Feitosa Almeida foram enquadrados por crime de assalto
O delegado Germano do Vale reforça que os três detentos foram trazidos para exames no Centro de Pericias Cientificas Renato Chaves (CPC) e, em seguida recolhidos à Susipe. Ele explica que o detento Rodrigo foi autuado duas vezes na mesma semana na Delegacia de Monte Alegre, acusado de lesão corporal contra sua ex-esposa.
“Ele (Rodrigo) cometeu o crime e conseguiu liberdade provisória por meio do Juiz daquela Comarca. Dois dias após sair do cárcere voltou a ameaçar sua ex-companheira e por isso foi autuado novamente em flagrante. A Justiça entendeu que ele havia descumprido as normas da liberdade provisória e foi enquadrado com a prisão preventiva”, ressaltou.

Já os detentos Yandro e Benedito, segundo o delegado Germano do Vale, praticaram assalto no último final de semana, quando roubaram objetos de uma senhora, em uma praça daquela cidade. “Eles foram autuados em flagrante e tiveram a prisão convertida em prisão preventiva e foram transferidos para a Susipe, em Santarém”, fanilizou Germano do Vale.



Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário