quinta-feira, 5 de abril de 2012

HOJE NA IGREJA MATRIZ DE SANTA LUZIA MISSA DE LAVA PÉS AS 20:00 h, EM NOVO PROGRESSO-PARÁ.




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Vaticano cancela congresso que ia promover células 

estaminais embrionárias

VATICANO, 04 Abr. 12 / 04:00 pm (ACI/EWTN Noticias) O Vaticano cancelou um controvertido congresso, promovido pela Pontifícia Academia para a Vida, que ia permitir a apresentação em Roma de pesquisadores que apóiam o uso de embriões humanos para a obtenção de células estaminais, algo que é rechaçado pela doutrina católica.

O Terceiro Encontro Internacional para Responsáveis de Pesquisas com Células Estaminais estava programado para realizar-se entre o dia 25 e 28 de abril no Vaticano.

A palestra principal ia dar George Daley do Harvard Stem Cell Institute, um pesquisador que utiliza embriões humanos para obter células estaminais, uma prática condenada pela Igreja por atentar contra a vida humana que já está presente no embrião ou zigoto.

Um membro da Pontifícia Academia para a Vida que preferiu não ser identificado, disse ao grupo ACI que "estou imensamente aliviado pelo fato que a Igreja impediu que se realizasse um erro grave que teria confundido aos fiéis por várias décadas".

"O Espírito Santo certamente mostrou estar presente através dos membros fiéis que alertaram sobre a ambigüidade da eleição dos palestrantes. Espero e rezo para que se avaliem as bases sobre as que se planejou este congresso", acrescentou.

Outros dois participantes do evento eram Alan Trounson do Califórnia Institute for Regenerative Medicine e John Wagner do Instituto de Pesquisa de Células Estaminais da Universidade de Minnesota. Ambos apóiam claramente a investigação com células estaminais embrionárias.

Outro membro da Pontifícia Academia para a Vida, que também solicitou não ser identificado, disse ao grupo ACI que "a notícia do cancelamento do congresso é um grande alívio para muitos membros da Pontifícia Academia para a Vida, que viam que a presença no programa de muitos palestrantes, incluindo os principais que estão comprometidos com a investigação das células estaminais embrionárias, era uma traição à missão da Academia e um escândalo público".

Funcionários da Pontifícia Academia para a Vida defenderam previamente a inclusão dos pesquisadores de células estaminais embrionárias para o congresso deste mês. Afirmaram que estes cientistas eram também peritos em células estaminais adultas e não usariam o evento para promover perspectivas contrárias aos ensinamentos da Igreja Católica.

"Dado que os superiores da Academia durante meses resistiram a que estes palestrantes sejam removidos do programa, assumo que foram obrigados a tomar essa decisão de cancelar em virtude às diretivas que chegaram de um nível mais alto da Cúria", disse o segundo membro da Pontifícia Academia.

A doutrina católica alenta a pesquisa com células estaminais obtidas de pessoas adultas ou de outras fontes que não suponham a eliminação de um ser humano, como as que se obtêm, por exemplo, de cordões umbilicais de recém-nascidos. 

Entretanto condena a pesquisa com as células estaminais que provêm de embriões humanos porque implicam sua eliminação, quer dizer, um aborto. Além disso, o uso de células não embrionárias mostrou importantes resultados científicos e as que supõem o aborto fracassaram repetidamente.


Fonte: cleofas.com.br


Papa Bento XVI: A Igreja vive numa situação "muitas vezes dramática", mas a desobediência não é "um caminho" para a renovar: Bento XVI na homilia da Missa Crismal

(5/4/2012) Bento XVI presidiu hoje à Missa Crismal, na Basílica de São Pedro, perante cerca de 1600 sacerdotes da Diocese de Roma, deixando duras críticas aos subscritores de um "apelo à desobediência", promovido por padres austríacos.
O Papa reafirmou as "decisões definitivas do magistério" católico, aludindo especificamente à questão relativa à ordenação sacerdotal das mulheres, "a propósito da qual o beato Papa João Paulo II declarou de maneira irrevogável que a Igreja não recebeu, da parte do Senhor, qualquer autorização para o fazer".
Na celebração que deu início à Quinta-feira Santa, no Vaticano, Bento XVI admitiu que a Igreja vive numa situação "muitas vezes dramática", mas sublinhou que a desobediência não é "um caminho" para a renovar a Igreja.
"Não anunciamos teorias nem opiniões privadas, mas a fé da Igreja da qual somos servidores", frisou.

O "apelo à desobediência", a que o Papa se referiu na sua homilia, foi lançado em 2011 por cerca de algumas centenas de padres na Áustria, com o apoio do movimento 'Nós Somos Igreja', e tem-se alargado a outras nações.
O documento exige o fim do celibato obrigatório, a ordenação sacerdotal de mulheres, a ordenação sacerdotal de homens casados na Igreja de rito latino, a comunhão para os divorciados em segunda união ou um maior protagonismo para os leigos.
Para Bento XVI, não é possível "dar crédito" aos autores deste apelo quando dizem que "é a solicitude pela Igreja que os move, quando afirmam estar convencidos de que se deve enfrentar a lentidão das instituições com meios drásticos para abrir novos caminhos, para colocar a Igreja à altura dos tempos de hoje".

O Papa voltou a questionar se a desobediência "será verdadeiramente um caminho" a seguir para "uma verdadeira renovação", ou, pelo contrário, não é apenas "um impulso desesperado de fazer qualquer coisa", de transformar a Igreja segundo desejos e ideias pessoais.
"Deus não olha para os grandes números nem para os êxitos exteriores, mas consegue as suas vitórias sob o sinal humilde do grão de mostarda", assinalou.
Neste contexto, Bento XVI pediu que os padres sejam "homens que atuam a partir de Deus e em comunhão com Jesus Cristo", o que, do seu ponto de vista, exige duas coisas: "uma união íntima, mais ainda, uma configuração a Cristo e, condição necessária para isso mesmo, uma superação de nós mesmos, uma renúncia àquilo que é exclusivamente nosso, à tão falada autorrealização".

A homilia papal deixou ainda preocupações com o "analfabetismo religioso" que cresce no meio da atual sociedade e com "as pessoas que, relativamente à verdade, se encontram na escuridão".
"Enquanto sacerdotes, preocupamo-nos naturalmente com o homem inteiro, incluindo precisamente as suas necessidades físicas: com os famintos, os doentes, os sem-abrigo; contudo, não nos preocupamos apenas com o corpo, mas também com as necessidades da alma do homem: com as pessoas que sofrem devido à violação do direito ou por um amor desfeito; com as pessoas que, relativamente à verdade, se encontram na escuridão; que sofrem por falta de verdade e de amor. Preocupamo-nos com a salvação dos homens em corpo e alma, explicou.

Durante a celebração foram abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, os quais serão levados esta tarde pelos padres de Roma para todas as paróquias, onde são utilizados na celebração dos sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Doentes.
Os cardeais, bispos e padres presentes renovaram as promessas feitas na sua ordenação sacerdotal.



e um fid � c m H� @# ; tal argumentação pode suscitar, ou aprofundar um preconceito cultural contra mulheres que geram um filho com alguma anomalia ou deficiência; isso sim, seria uma verdadeira agressão à dignidade da mulher.
5- O valor da vida humana não decorre da duração dessa mesma vida, ou do grau de satisfação que ela possa trazer aos outros, ou a ela própria. O ser humano é respeitável sempre, por ele mesmo; por isso, sua dignidade e seu direito à vida é intocável.
6- O cerne de toda a questão está nisso: os anencéfalos são "seres humanos"? São "seres humanos vivos"? Apesar dos argumentos contrários, não há como colocar em dúvida a resposta afirmativa às duas perguntas. Portanto, daí decorre, como conseqüência, que ele deve ser tratado como "ser humano vivo".
7- Permanece, de toda maneira, válido que só Deus é senhor da vida e não cabe ao homem eliminar seu semelhante, dando-lhe a morte; nem mesmo aqueles seres humanos que não satisfazem aos padrões estéticos, culturais, ou de "qualidade de vida" estabelecidos pela sociedade ou pelas ideologias. A vida humana deve ser acolhida, sem pré-condições; não somos nós que damos origem a ela, mas ela é sempre um dom gratuito. Não é belo, não é digno, não é ético, diante da vida humana frágil, fazer recurso à violência, ou valer-se do poder dos fortes e saudáveis para dar-lhe o fim, negando-lhe aquele pouco de vida que a natureza lhe concedeu. Digno da condição humana, nesses casos, é desdobrar-se em cuidados e dar largas à solidariedade e à compaixão, para acolhê-la e tratá-la com cuidado, até que seu fim natural aconteça.

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo



Bebês anencefálicos podem ser abortados?

"A vida humana deve ser acolhida, sem pré-condições", defende Dom Odilo
O tema representa um sério desafio atual, a ser abordado com serenidade e objetividade, tendo em conta critérios antropológicos e éticos gerais, e também os referenciais do ordenamento jurídico brasileiro, a começar da própria Constituição Nacional. O Supremo Tribunal Federal deverá pronunciar-se sobre a "legalidade" do abortamento de fetos, ou bebês acometidos por essa grave deficiência, que não lhes permitirá viver por muito tempo fora do seio materno, se chegarem a nascer.

A partir da minha missão de bispo da Igreja e cidadão brasileiro, sinto-me no dever de manifestar minha posição e de dizer uma palavra que possa ajudar no discernimento diante da questão. A decisão tem evidentes implicações éticas e morais; desejo concentrar minha reflexão sobre alguns desafios muito específicos, que se referem à dignidade da pessoa e da vida humana.

Em relação aos anencéfalos, existe o pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde para que o Supremo Tribunal Federal reconheça e estabeleça a legalidade da "antecipação terapêutica do parto" desses bebês, com forte pressão de grupos favoráveis ao aborto. No calor de muita emoção, podem não ser adequadamente percebidos os examinados argumentos falaciosos, que acabam por se tornar decisivos.

Os principais argumentos alegados a favor do aborto, nesse caso, são os seguintes:

1- Tratar-se-ia de "vidas inviáveis" fora do útero materno; uma vez que os anencéfalos não sobrevivem por muito tempo fora do seio materno, para que manter semelhante gravidez e levá-la até o fim?

2 - A gravidez de um anencéfalo representaria, para a mãe, um sofrimento insuportável, uma verdadeira "tortura", que degradaria a dignidade da mulher;

3- Tratando-se de uma "anomalia", o ser daí resultante seria indefinível, um "não-ser", um "não-humano"; portanto, em relação a ele não entrariam em questão os argumentos do respeito à vida e à dignidade humana;

4- Toda a atenção deveria ser dada à mãe, nesses casos, o único sujeito de direitos e de dignidade, a ser tutelado e protegido pela lei;

5- Os bebês anencéfalos seriam "natimortos", pois a ausência parcial ou total do cérebro equivaleria à morte cerebral; para que manter tal gravidez? Por isso mesmo, os bebês acometidos por essa anomalia, que chegam a nascer, podem ser colocados na mesma condição dos adultos que estão com "morte cerebral" e seus órgãos poderiam ser retirados e doados.

6- O Brasil é um dos países que têm a maior incidência de anencefalia; seria necessário baixar este triste quadro.

Como se pode perceber facilmente, esses argumentos mereceriam ser examinados profundamente por peritos da área médica, do direito e da ética. De qualquer modo, as implicações morais são graves e não podem ser simplesmente resolvidas na emoção de um debate na opinião pública, ou a partir dos resultados de pesquisas de opinião, o que pode ser uma fácil tentação.

Os principais argumentos empregados pela CNBB são os seguintes:

1- O anencéfalo, malgrado a sua condição, é um ser humano vivo; por isso, ele merece todo o respeito devido a qualquer ser humano; ainda mais, por se tratar de um ser humano extremamente fragilizado; a sociedade, por meio de suas Instituições, deve tutelar o respeito pleno à sua frágil vida e à sua dignidade.

2- O sofrimento da mãe é compreensível e deve ser levado plenamente a sério; mas não pode ser argumento suficiente para suprimir a vida de um bebê com anomalia. Se o sofrimento da mãe, ainda que grande, fosse considerado argumento válido para provocar um aborto, estaria sendo aprovado o princípio segundo o qual pode ser tirada a vida de um ser humano que causa sofrimento grave a um outro ser humano. Não só em caso de aborto.

3- O sofrimento da mãe, que é pessoa adulta, pode e deve ser mitigado de muitas maneiras, quer pela medicina, pela psicologia, pela religião e pela solidariedade social; além disso, trata-se de um sofrimento circunscrito no tempo, que pode mesmo dignificar a mulher que o aceita, em vista do filho; mas a vida de um bebê, uma vez suprimida, não pode ser recuperada; e o sofrimento moral decorrente de um aborto provocado pode durar uma vida inteira. Além do mais, o sofrimento da mãe e o respeito à vida e à dignidade do filho são duas realidades de grandezas e pesos muito diversos e não podem ser, simplesmente, colocados no mesmo nível; o benefício do alívio de um sofrimento não pode ser equiparado ao dano de uma vida humana suprimida.

4- É preconceituoso e fora de propósito afirmar que a dignidade da mãe é aviltada pela geração de um filho com anomalia; tal argumentação pode suscitar, ou aprofundar um preconceito cultural contra mulheres que geram um filho com alguma anomalia ou deficiência; isso sim, seria uma verdadeira agressão à dignidade da mulher.

5- O valor da vida humana não decorre da duração dessa mesma vida, ou do grau de satisfação que ela possa trazer aos outros, ou a ela própria. O ser humano é respeitável sempre, por ele mesmo; por isso, sua dignidade e seu direito à vida é intocável.

6- O cerne de toda a questão está nisso: os anencéfalos são "seres humanos"? São "seres humanos vivos"? Apesar dos argumentos contrários, não há como colocar em dúvida a resposta afirmativa às duas perguntas. Portanto, daí decorre, como conseqüência, que ele deve ser tratado como "ser humano vivo".

7- Permanece, de toda maneira, válido que só Deus é senhor da vida e não cabe ao homem eliminar seu semelhante, dando-lhe a morte; nem mesmo aqueles seres humanos que não satisfazem aos padrões estéticos, culturais, ou de "qualidade de vida" estabelecidos pela sociedade ou pelas ideologias. A vida humana deve ser acolhida, sem pré-condições; não somos nós que damos origem a ela, mas ela é sempre um dom gratuito. Não é belo, não é digno, não é ético, diante da vida humana frágil, fazer recurso à violência, ou valer-se do poder dos fortes e saudáveis para dar-lhe o fim, negando-lhe aquele pouco de vida que a natureza lhe concedeu. Digno da condição humana, nesses casos, é desdobrar-se em cuidados e dar largas à solidariedade e à compaixão, para acolhê-la e tratá-la com cuidado, até que seu fim natural aconteça.

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo


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