domingo, 24 de novembro de 2013

Católicos santarenos reverenciam sua Padroeira.


Círio de Nossa Senhora da Conceição será neste domingo, com início às 07 horas

Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Conceição


Centenas de pessoas aguardam com expectativa a caminhada do Círio de Nossa Senhora da Conceição confirmada pela Diocese de Santarém, para acontecer na manhã deste domingo, 24, nas principais ruas da “Pérola do Tapajós”. Diversas homenagens também foram preparadas por órgãos e entidades para serem apresentadas ao público durante a romaria.


A 95ª edição do Círio de Nossa Senhora da Conceição que acontece neste domingo, em Santarém, região Oeste do Pará, deve reunir mais de 200 mil fiéis, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros.


Em frente à Igreja de São Sebastião onde a multidão deve se concentrar para a saída do Círio, na manhã de domingo, será realizada a tradicional missa dos cordeiros. A procissão terá início às 7h e deve encerrar por volta de meio dia, na Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.


Quem participa da caminhada constata que ao longo do percurso de 7 quilômetro, a devoção à Virgem Maria é demonstrada por meio de 25 homenagens de instituições e empresas, com destaque para a queima de fogos realizada pelo Sindicato dos Estivadores. Além das homenagens em frente às residências.


Como símbolo de promessas, muitas crianças vestem-se de anjos, pessoas carregando réplicas de casas, outras com tijolos sobre a cabeça, também são observadas. Alguns carregam miniaturas em agradecimento as graças alcançadas.


Após o trajeto composto de momentos emocionantes e 5 horas de caminhada, a romaria chegará a Praça da Matriz, de onde deve ser conduzida com festa até o elevado da Igreja.


Em frente à Matriz, fiéis se reunirão para participar da missa eucarística. O Círio se consolida como o selo do compromisso de mais um ano, de mais uma caminhada pela fé com Nossa Senhora da Conceição.


O encerramento das festividades de Nossa Senhora da Conceição acontecerão no dia 8 de dezembro, com a Missa da Festa 2013 e show pirotécnico às 00h00. A caminhada de Fé com Maria que percorre 37 quilômetros de Mojuí dos Campos à Santarém está marcada para o dia 30 de novembro.


CORDA: Para este ano, a corda foi confeccionada a partir da fibra de uma planta, o sisal, e tem 220 metros de comprimento. O doador é o mesmo do ano passado. Ele pediu total anonimato. Após a cerimônia de entrega, a corda foi conduzida para o Sindicato dos Estivadores, onde é feita a amarração. A partir das primeiras horas de domingo, 24, os romeiros poderão procurar conseguir um lugar na corda, que é uma espécie de elo entre o povo e Nossa Senhora da Conceição.


Os fiéis unem forças para conduzir a corda até a Catedral. O objeto simboliza fé, promessas e graças alcançadas.


Manto de Nossa Senhora foi doado pela vice-prefeita Maria José Maia
Manto de Nossa Senhora foi doado pela vice-prefeita Maria José Maia
MANTO: O manto de Nossa Senhora da Conceição foi confeccionado nas cores azul, amarela e branca, com uma flor de lis, representando a pureza, e no centro do manto, a imagem de uma hóstia simbolizando que o primeiro sacrifício de Maria foi Jesus. Segundo a tradição, os doadores do manto são pessoas que alcançaram alguma graça. Eles se inscrevem na Diocese para realizar o ato. A doadora deste ano foi a professora Maria José Maia, que estava na lista para a doação há sete anos.


ESQUEMA DE SEGURANÇA: O esquema de segurança da Secretaria Municipal de Trânsito para o Círio 2013 começa às 04h, com a interdição dos cruzamentos do entorno na Praça de São Sebastião. Serão interditados os cruzamentos: Av. São Sebastião com a Trav. Turiano Meira, Trav. Coronel Joaquim Braga com Inácio Corrêa, Av. Adriano Pimentel com Av. Nazaré, Rua dos Artistas com Rua São Cristovão, Mendonça Furtado com Rui Barbosa, mais precisamente na Praça Elias Pintos conhecida como Praça 31 de Março.


A interdição se estende para todos os cruzamentos da Av. São Sebastião, até a Av. Tapajós, prosseguindo as interdições nos cruzamentos das transversais com a Av. Cuiabá, até alcançar a Av. Tapajós. Da mesma forma, todos os cruzamentos ao longo da Av. Tapajós serão interditados até o elevado da Praça da Matriz.


A SMT vai disponibilizar 25 agentes e 10 servidores para áreas de manutenção e Transporte. O esquema também vai contar com 10 policiais  do Batalhão de Trânsito.


À medida que for terminando o percurso, dentro do itinerário, os agentes serão remanejados para os locais de maior concentração ou onde houver necessidade. O esquema de segurança de trânsito é desenvolvido durante toda programação do Círio.


Mapa mostra como ficará o tráfego de veículos durante o percurso do Círio
Mapa mostra como ficará o tráfego de veículos durante o percurso do Círio


CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO TEM ESQUEMA DE SAÚDE REFORÇADO: A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) reforçou o esquema para atendimentos no Círio de Nossa Senhora da Conceição disponibilizando 152 profissionais. Durante a caminhada que sai da Igreja de São Sebastião até o elevado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, profissionais da saúde ficarão de prontidão para prestar os primeiros socorros. A estrutura de saúde contará com 3 (três) ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), durante a procissão.


Segundo o enfermeiro Anderson Cavalcante, da organização do esquema da SEMSA para o Círio, em todos os dias de programação do arraial a Unidade Móvel ficará nas proximidades da Igreja Matriz com equipe médica. 


“A estrutura da saúde dará todo o apoio aos devotos de Nossa Senhora da Conceição, mas também é preciso tomar atitudes simples para participar da caminhada. É importante ressaltar aos romeiros a questão do reforço alimentar, a hidratação, além do uso do filtro solar, roupas e calçados confortáveis”, explica Anderson Cavalcante.


Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário