sábado, 2 de novembro de 2013

Papa Francisco afasta bispo da diocese de Limburg, na Alemanha.

Categoria: Notícias


Após fortes protestos e verificação exaustiva por uma Comissão especial do Vaticano, o bispo da diocese de Limburg foi afastado de suas atividades como religioso. Ele é acusado de gastar 31 milhões de euros em reforma da residência episcopal.


A Sala de Imprensa da Santa Sé afirmou em comunicado que “o Santo Padre foi informado ampla e objetivamente sobre a situação na diocese de Limburg [...], onde veio a criar-se uma situação em que o bispo, dom Franz-Peter Tebartz-van Elst, não pode no momento presente exercer o seu ministério episcopal”.


Diz o comunicado: “Depois da visita fraterna de Sua Eminência, o cardeal Giovanni Lajolo, no mês de setembro, a Conferência Episcopal Alemã, após acordo com o bispo e com o Capítulo da Catedral de Limburg, constituiu uma comissão para realizar uma análise minuciosa da construção da sé episcopal”.


“Em espera dos resultados das investigações sobre as responsabilidades a este respeito, a Santa Sé considera apropriado autorizar a Sua Excelência, dom Franz-Peter Tebartz-van Elst, um período de permanência fora da diocese [...] Por decisão da Santa Sé, entra em vigor a partir de hoje a nomeação de Wolfgang Rösch como vigário geral”. Rösch, que já estava nomeado para assumir as funções do vicariato geral da diocese a partir de 1º de janeiro de 2014, administrará desde agora a diocese de Limburg durante a ausência do bispo, “com os poderes atrelados ao cargo.”


Na véspera da audiência com o papa, o bispo de Limburg também recebeu a visita, em Roma, de seu compatriota mons. Georg Gaenswein, prefeito da Casa Pontifícia e secretário pessoal do papa emérito Bento XVI.



Publicado em 24 de outubro de 2013

Germanflag24 de Outubro de 2013 (Zenit.org) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário