AJUDE O INSTITUTO GEM A EDUCAR AS CRIANÇAS NA PRESEVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, P/ AJUDAR (93)8122-0233

AJUDE O INSTITUTO GEM A EDUCAR AS CRIANÇAS NA PRESEVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, P/ AJUDAR (93)8122-0233

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Projeto “HRBA na Escola” atende Comunidade Santarena com ações voltadas à saúde infantil

Diretor do HRBA, Hebert Moreschi, com equipe da Secretaria de Educação

Hebert Moreschi com equipe da Secretaria de Educação.

Desde o mês de outubro, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, está participando do projeto do Governo Federal que tem por objetivo promover ações de prevenção em crianças e adolescentes que integram a rede pública de educação básica do país. O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e foi lançado oficialmente em Santarém em 11 de agosto devendo atender mais de 80 estabelecimentos de ensino, entre Unidades de Ensino Infantil, Escolas Estaduais Urbanas, Escolas Municipais Urbanas, Institutos Federais, Escolas Municipais Rurais, Rios e Planalto até 2014.

Parceiro do Programa em 2013, o HRBA já realiza o projeto “HRBA na Escola” desde 2012, quando na época foram beneficiadas algumas escolas de Santarém. “Esse projeto, que iniciou pequeno e hoje atingiu uma grande dimensão, tem o objetivo de trabalhar ações preventivas relacionadas às doenças que ocorrem no período da educação infantil, com diversos temas como: alimentação saudável, a importância da higienização das mãos na prevenção de doenças, a postura correta, o uso e peso adequado das mochilas, entre outros assuntos importantes para a criança”, declarou uma das Coordenadoras do projeto Enfermeira Sheila Bezerra.

Em 2013, o programa, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), ganhou força e apoio Federal. Entre os temas abordados estão: Segurança Alimentar, Alimentação Saudável, Promoção da Cultura, de Paz e de Direitos, Promoção da Saúde Mental no Território Escolar, Saúde e Prevenção nas Escolas (Direito Sexual, Reprodutivo e de Prevenção das DST/AIDS, Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco, “Crack” e outras Drogas) Promoção das Práticas Corporais, Atividades Físicas e de Lazer nas Escolas, além da Promoção da Saúde Ambiental e Sustentabilidade.

Pelo HRBA, as equipes intensificaram o PSE e a expectativa é que o trabalho realizado nas crianças em idade escolar seja multiplicado para os pais, como forma de prevenir a educação não apenas no ambiente educacional. “Esse ano nós entramos com o tema de lavagem das mãos, já que este é o ano mundial de lavagem das mãos. Nós estamos realizando palestras nas escolas e a equipe se desloca até as escolas com vídeos, paródias e todo material lúdico. Levamos nosso mascote e orientações para os alunos sobre a importância da higienização das mãos para a prevenção de doenças  que muitas vezes são causadas pela falta da higienização das mãos, e o importante é que elas levam estes conhecimentos pra casa”, enfatizou a Coordenadora.

O Diretor do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância deste projeto para a comunidade. “ Além de prestar assistência de média e alta complexidade, nós do HRBA acreditamos que a prevenção é sempre o melhor caminho. E para isso, educar nossas crianças hoje é fundamental para que tenhamos adultos saudáveis no futuro. Considero o Projeto “HRBA na Escola” um dos maiores projetos que temos. Tenho a  certeza de que educação e saúde é uma parceria importantíssima para nossa população e os resultados dessa parceria serão fundamentais para qualidade de vida Santarém e o Oeste do Pará”, concluiu Hebert Moreschi.



Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário