sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Programa Luz para Todos chega a 300 mil ligações no Pará.

O Pará possui o segundo maior programa de universalização de energia elétrica do país. Até o fim de 2010, 298.814 famílias da área rural paraense foram beneficiadas pelo Programa Luz para Todos (PLT), localizadas, sobretudo, em quilombos, aldeias indígenas, assentamentos e áreas ribeirinhas. Somente no ano passado foram 49.138 novas ligações. A meta para este ano de 2011 é realizar outras 50 mil ligações.

O total de famílias atendidas está bem acima da meta inicial do programa, traçada em 2004, quando o Governo Federal pretendia atender 236.050 famílias em todo o Pará, conforme dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em pelo menos 77 municípios paraenses o número de ligações já realizadas ultrapassou a meta inicialmente traçada. Em outros 66, o número de ligações efetuadas ficou bem próximo do que fora planejado inicialmente.

"No decorrer da execução do programa nós verificamos que esse número aumentou substancialmente por alguns motivos. Um deles é que, ao chegar a energia elétrica num determinado local ou numa vila, houve um incremento de novas construções ou de pessoas que voltaram para o meio rural", explica o Diretor de Planejamento e Projetos Especiais da Celpa, Álvaro Bressan.

De acordo com informações da concessionária, executora do programa no estado, até o final do ano, o Pará completará 349.044 novas ligações no programa de eletrificação rural, mas ainda assim o número de consumidores não para de crescer. No total, a Celpa já recebeu até 31/12/2010 493 mil pedidos de novas ligações de famílias do meio rural. Subtraindo desse total as quase 350 mil famílias que serão atendidas até 2011, restarão 143 mil consumidores que deverão ser atendidos até 2014 dentro do Programa de Aceleração do Crescimento - o PAC 2.

Entre as principais dificuldades encontradas pela concessionária paraense para as obras de eletrificação na área rural está a malha viária do estado, da qual apenas 12% é pavimentada. "Na época do inverno, em muitos municípios nós não chegamos na sede imagina nas vicinais, onde estão os futuros consumidores, que são os moradores da área rural. Infelizmente em grande parte do estado nós não chegamos na época do inverno", comenta o executivo da Celpa. Segundo Bressan, atualmente há pelo menos 2.800 trabalhadores envolvidos no Programa Luz para Todos nos municípios paraenses, mas a concessionária ainda encontra dificuldade de encontrar mão-de-obra qualificada em algumas regiões do Pará.

"Mesmo com todas essas dificuldades, pelas características do Estado, a Celpa ainda obteve um excelente desempenho no programa luz para todos, tanto que recebemos um prêmio no ministério de minas e energia. Já fizemos muita coisa, mas ainda temos muita coisa para fazer", resume Álvaro Bressan.


Fonte: amazonia-sa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário