sexta-feira, 14 de junho de 2013

Centenas de índios interditam a BR 163 Nesta quarta-feira em Novo Progresso

O fechamento da BR-163, aconteceu hoje por volta das 12 horas de hoje dia (12) as  Lideranças da etnia Kaiapó Mebengokredas aldeias kubenkokre pykany, kawatum, Pyngraiti, krimex,Baú e kamaú foi informado pelas lideranças o fechamento da BR 163.

Um dos motivos do fechamento em protesto diante do cenário nacional em desfavor dos povos indígenas.

A BR 163 esta sendo interditada na tarde desta a quarta feira na segunda ponte em frente a fazenda prazeres  sem data para liberação da Rodovia, uma vez que os índios estão acampado no local do bloqueio aguardando representante do governo federal as reinvidicaçoes a PEC que transferido poder executivo.

A PEC  que transfere do poder executivo ao congresso Nacional a aprovação de demarcação e ratificação das terras indígenas já homologada é uma afronta  aos nossos direitos.

Dizem que as referidas demarcações seriam participativa e democrática , mas sabemos que esta proposta é uma estratégia  clara da bancada ruralista  para não demarcar as terras indígenas  e diminuir os tamanhos das nossas terras já demarcada.

Os índios estão em pé de guerra todos armados com suas armas tradicionais e até arma branca, e querem a presença do representante do governo para uma reunião com urgência.

Segundo eles a portaria 303 expedida pela advocacia geral da união viola os nossos direitos sobre os territórios tradicionais  que ocupamos e seus recursos naturais.


Por: Edson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário