quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vereador Chico Souza anuncia conquista de 10 Casas de Farinha para Novo Progresso


Foi anunciada na noite de terça-feira, 16/04 em plenário da Câmara Municipal pelo vereador Chico Souza (PMDB), que um projeto seu, luta antiga, vai virar realidade em Novo Progresso, as Casas de Farinha Comunitária.


O vereador após mencionar os graves entraves sofridos atualmente pelo setor extrativista do garimpo e madeira, pressionados e multados pelo IBAMA, apontou o caminho do fortalecimento da agricultura familiar como uma das ações para combater o desemprego. “Para onde vão os garimpeiros, os carvoeiros, os trabalhadores das madeireiras? Não podemos deixar essa gente venha parar nas nossas portas como pedintes, temos que oferecer opções econômica viáveis.” Discursou Chico Souza(PMDB).


Chico anunciou que esteve na Secretaria Estadual de Agricultura, onde juntamente com o presidente do PMDB, sr. Neri Prazeres, pleiteou com sucesso junto ao secretario Hildegard Nunes a liberação de 10 Casas de Farinha Comunitárias para o município de Novo Progresso. Anexo a essa conquista, o secretário vai liberar recursos para se implantar um programa de incentivo ao plantio da mandioca, que servirá de matéria prima para as Casa de Farinha. “Já viram o preço da farinha, R$ 6,7 e até R$ 8 reais o quilo” analisou o demonstrando aos seus colegas a viabilidade e importância do projeto.


As 10(dez) Casas de Farinha comunitária de Novo Progresso serão construídas pelo Estado em parceria com as associações de produtores rurais em diversos pontos do município. 


As inscrições dessas associações já começaram na Câmara de Vereadores com o vereador Chico Souza, mas uma equipe técnica estará vindo ao município para realizar os estudos dos locais mais adequados e viáveis. Não foram informados pelo Edil o custou aos cofres do governo do estado das Casas de Farinha pois em geral essas mini industrias são compostas de: Forno Elétrico, Prensa, Roçador, Descascador, Moinho, tanques, dentre outros equipamentos.


“A construção dessas 10 Casas de Farinha Comunitária podem representar dias melhores para quem acredita no esforço coletivo, visando conquistas para o município. Pelo menos uma notícia boa, em meio a tantas ruins, como multas do IBAMA, fechamento de garimpos e carvoarias” finalizou Chico Souza.


Por Édio Rosa – Tribuna do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário