sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vereador Luizão e Prefeito Romanholi voltam de viagem com as novidades da redefinição da Flona Jamanxim


O mais recente capítulo da longa “novela da vida real” que se transformou a tentativa de redefinição da Flona Jamanxim, aconteceu entre os dias 02 a 06 de abril, quando estiveram na Capital Federal – Brasília, uma comissão de políticos e representantes dos produtores rurais da região afetados pela criação da reserva. Nesta rodada de negociações, os membros da comissão foram o Vereador Luiz Helfestein e Osvaldo Romanholi Prefeito em Novo Progresso, Mônica dos Santos Presidente da Associação dos Produtores das Glebas Imbaúba e Gorotire, Edson Mariano Assessor Técnico da Comissão, Nelci Rodrigues(Preta) e Edivana ambas representantes de Castelo de Sonhos pela Associação Vale do Garça e João Capeletti representante do Grupo Serra Azul .


As reuniões com o Governo Federal aconteceram na sede do ICMBios – Instituto Chico Mendes de Biodiversidades em Brasília, onde a Comissão foi recebida pelo presidente do órgão, Sr. Roberto Vicentin. Participaram também das negociações pelo Governo Federal, representantes da Casa Civil da Presidência da República, Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA.


Alguns políticos participaram ativamente das conversas entre a Comissão e o Governo Federal, em especial o Sr. Blairo Maggi Senador e Presidente da Comissão do Meio Ambiente no Senado, Deputado Federal Zé Geraldo, que será o futuro relator da Medida Provisória da Redefinição da Flona Jamanxim e Paulo Rocha, atualmente sem cargo, mas permanece como importante articulador político do PT junto a bancada paraense no Congresso Nacional.


Segundo o Vereador progressense Luiz Helfenstein (Luizão)-PMDB, que participa dessas reuniões desde o início dessa luta pela redefinição da Flona, existem propostas de ambos os lados, “agora o que vemos é uma forte queda de braço entre nós e o Governo Federal, cada um defendendo aquilo que considera de seu interesse” disse Luizão à reportagem do Jornal Tribuna do Povo. Os produtores da região afetada pedem pelo menos 405 mil hectares, e o ICMbios oferece uma diminuição de 250 mil hectares na Flona Jamanxim.


Questionado sobre o que evoluiu nas negociações, o vereador Luizão explicou que o Governo Federal, ao contrário de conversas anteriores, pode até redefinir a Flona Jamanxim conforme nossa proposta, mas para isso precisamos comprovar com dados oficiais, levantamentos técnicos e provas concretas que o município de Novo Progresso precisa dessa redefinição.


Para tentar provar ao Governo Federal a viabilidade e até a necessidade da diminuição da Flona Jamanxim em pelo menos 400 mil hectares, o prefeito de Novo Progresso Romanholi, acompanhado do vereador Luizão viajaram a Curitiba,PR, onde deixaram praticamente acertada a contratação da empresa de Assessoria Técnica – STCP, a mesma empresa que fez para o Governo Federal, levantamento da área do Jamanxim que depois foi transformada em Flona, agora estará a serviço do município de Novo Progresso, nessa intensa luta pela redefinição da reserva, que inviabiliza centenas de propriedades rurais entre Novo Progresso e Castelo de Sonhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário