quinta-feira, 30 de maio de 2013

Procissão de Corpus Christi reuniu milhares de pessoas em Novo Progresso neste dia 05 de maio.

A grandiosa festa de Corpus Christi foi marcado nesta manhã de quinta feira na Igreja Matriz Santa Luzia com a Santa Missa iniciada as 8:ooh. A celebração foi realizada pelo Pároco da cidade, Pe. Jose Carlos Leite e seu auxiliar de Guarantã do Norte.









Milhares de fieis lotaram a Igreja matriz onde em seguida ao termino da celebração o Padre realizou a grandiosa procissão encima do tradicional tapete que foram confeccionados pelas pastorais e comunidades locais que fazem parte da paróquia santa Luzia em Novo Progresso. A benção foi dada fora da Igreja na esquina do Hospital Municipal. Veja as fotos da celebração.





Fonte: Edcarlos Ribeiro (Pascom)

terça-feira, 28 de maio de 2013

Força Nacional é usada para funções da Polícia Federal

Das 123 operações realizadas pela FNS, 33 (27% do total) foram em apoio à PF, a maioria delas no Norte do País
 
Criada em 2004 pelo Planalto para apoiar Estados em crise na segurança pública, a Força Nacional de Segurança (FNS) vem sendo usada cada vez mais para suprir deficiências da Polícia Federal.

Ações da alçada da PF, como patrulha de fronteiras, combate a crimes ambientais e proteção a testemunhas, estiveram entre as operações mais recorrentes da FNS nos últimos cinco anos.

Os dados constam de relatório das operações da FNS obtido pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação.

Das 123 operações realizadas pela FNS de novembro de 2004 a abril deste ano, 33 (27% do total) foram em apoio à PF, a maioria delas no Norte do país.

Editoria de Arte/Folhapress

No início, como forma de assegurar a autonomia dos Estados, somente governadores podiam acionar a FNS. Em 2008, contudo, o Ministério da Justiça também autorizou órgãos federais a solicitá-la.

Para Jones Leal, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, a FNS está sendo usada para tapar buracos da atuação da PF, sobretudo nas fronteiras.

“Nossas atribuições legais estão sendo usurpadas, e as polícias dos Estados de origem ficam desfalcadas”, afirma o sindicalista, que defende mais contratações na PF.

O governo federal, que coordena as operações da FNS, paga diárias de R$ 200 em média aos policiais da Força, que continuam a receber salário nos Estados.

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, diz que a FNS não substitui a PF, mas apenas dá apoio no policiamento.

Questionado sobre a falta de efetivo e o papel das parcerias com a Força Nacional, o comando da PF não respondeu. Segundo a Federação dos Policiais Federais, a PF tem cerca de 12 mil servidores no país –em São Paulo, só a PM tem 88,7 mil homens.

A Força Nacional dispõe de um efetivo flutuante de cerca de 1.300 policiais civis e militares, bombeiros e peritos.

Em março deste ano, um decreto presidencial ampliou novamente a possibilidade de acionamento da FNS –ministros agora podem pedir apoio.

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) já usou o mecanismo, por exemplo, para conter protestos de trabalhadores e ativistas nas obras da usina de Belo Monte (PA).

A secretária Regina Miki afirma que a ampliação dos “chefes” da FNS não afetará a soberania dos Estados.



Fonte: Folha de São Paulo

Caminhão equipado para extração de madeira é queimado pelo IBAMA em Novo Progresso


Em uma ação violenta, IBAMA queima caminhão em vicinal próximo a Comunidade de Riozinho das Arraias, no Município de Novo Progresso.

As informações foram divulgadas através de um boletim de ocorrência registrado na delegacia de Policia Civil de Novo Progresso.

O caminhão de propriedade do Senhor Isidro Setter,  modelo VW 24.250, Placa JZD 3866, Chassi 9BWY2VZT9YRY04530, foi abandonado na vicinal para buscar socorro mecânico no distrito de Moraes de Almeida, local mais próximo da referida vicinal ao retornar seu Isidro encontrou o caminhão totalmente queimado.

O caminhão é próprio para uso em transporte de  madeira, mas no momento não tinha nenhuma carga no veiculo que foi brutalmente queimado no local.

Isidro acusa o IBAMA , que segundo testemunhas avistaram o helicóptero do IBAMA sobrevoando e desceu naquele local.

Pela brutalidade do crime, senhor Isidro resolveu trazer o caminhão para cidade de Novo progresso, onde colocou ao lado da rodovia BR-163, no centro da cidade  para todos verem de perto o que o IBAMA está fazendo na  região de Novo Progresso.

Na faixa ele diz: “Não somos contra a fiscalização, somos contra o vandalismo realizado pelos Agentes do Ibama”.

Até o fechamento da matéria, não conseguimos contato com o responsável pelo IBAMA em Novo Progresso, para falar sobre o assunto.

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso - Fotos: Reginaldo Ribeiro/Povos da Amazonia














Caminhão Queimado


Por: Folha do Progresso

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Nove juízes federais entram em exercício no Pará

Nove novos magistrados entraram em exercício, nesta quinta-feira (23), na Justiça Federal no Pará. Aprovados no último concurso público de provas e títulos realizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, seis deles, lotados em Belém, foram recepcionados durante um ato informal no gabinete da Diretoria do Foro da Seção Judiciária, presentes magistrados e diretores de varas. Os outros três magistrados vão atuar em subseções do interior do Estado.

Os juízes federais substitutos Frederico Botelho de Barros Viana, rondoniense de Porto Velho, e Walter Henrique Vilela Santos, mineiro de Varginha, foram lotados, respectivamente, na 3ª e 4ª Varas, ambas especializadas em ações criminais. José Flávio Fonseca de Oliveira, natural de Boa Viagem (CE), atuará como substituto da 5ª Vara, que tem competência cível e agrária.

Paraense do município de Altamira, mas ultimamente radicado em Brasília (DF), o juiz federal substituto Rafael Lima da Costa foi lotado na 1ª Vara Cível. Emanuel José Matias Guerra, que nasceu em Fortaleza (CE), atuará na 8ª Vara, especializada em Juizado Especial Federal (JEF), que aprecia pequenas causas, no valor de até 60 salários-mínimos. Na 10ª Vara, também especializada em JEF, foi lotado o juiz federal substituto Paulo Máximo de Castro Cabacinha.

Em Marabá, na região sul do Estado, o juiz federal substituto Ricardo Beckerath da Silva Leitão, natural de Salvador (BA), vai exercer a titularidade da 1ª Vara, uma vez que o antigo titular foi removido para a 3ª Turma Recursal de Belo Horizonte (MG). A 2ª Vara, também de Marabá, terá como substituto Heitor Moura Gomes, baiano de Paulo Afonso. Omar Belloti Ferreira, de Goiânia (GO), atuará na Subseção de Castanhal, região nordeste do Estado.

Hospitalidade - Durante a apresentação dos novos magistrados em Belém, o juiz federal diretor do Foro, Ruy Dias de Souza Filho, disse que eles encontrarão no Pará um povo hospitaleiro e acolhedor, requisitos que podem ajudá-los a reduzir a sensação de distância que os separa dos Estados onde residiam. “Eu mesmo estou aqui há dez anos”, exemplificou o magistrado, maranhense de São Luís.

O juiz federal da 7ª Vara, Daniel Santos Rocha Sobral, que vai permanecer no Pará somente até o início de junho, uma vez que foi removido para a Justiça Federal do Piauí, também ressaltou que não apenas ele, como todos os seus familiares, foram cativados pelo Pará. “Não cheguem de costas, já pensando em voltar. Mantenham a cabeça voltada para o trabalho de vocês aqui no Pará”, recomendou Daniel aos seis novos substitutos.

Removida recentemente para a Seção Judiciária de Goiás, a juíza federal substituta Priscilla Pinto de Azevedo, que é gaúcha e atuava na 8ª Vara, também destacou sua experiência pessoal para reforçar que a distância pode ser superada pela disponibilidade de cada um dos novos magistrados em aproveitar o que o Pará tem de bom, inclusive a sua grande diversidade cultural.

Em nome dos novos magistrados, o juiz federal substituto Rafael Lima da Costa se disse “empolgado” por ingressar na magistratura federal e entrar em exercício justamente em seu Estado, o Pará. “Quase me carregaram por aí quando souberam que eu era paraense”, brincou Rafael.

A recepção aos novos magistrados contou ainda com as presenças dos juízes federais Rubens Rollo D’Oliveira (3ª Vara), Carina Senna (1ª Vara) e Marcelo Honorato (9ª Vara); do diretor da Secretaria Administrativa (Secad), José Luiz Miranda Rodrigues, e dos diretores Ronaldo Leal Bezerra (1ª Vara), Daniela Esteves da Silva (2ª Vara), Gilson Pereira Costa (4ª Vara), Manoel Ribeiro Cavalcante Filho (7ª Vara), Maria de Fátima Freitas dos Santos (8ª Vara), Bernardo de Oliveira Gomes (9ª Vara) e Marcylene Benedita Gonçalves Ribeiro (10ª Vara).



Fonte: Justiça Federal - Seção Judiciária do Pará

Avião com militares brasileiros sofre acidente no Haiti

O Boeing 707 que levava mais de cem militares brasileiros, integrantes da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), sofreu ontem (26) um acidente ao decolar no Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, em Porto Príncipe, capital haitiana. Não houve vítimas, segundo informações de brasileiros que acompanharam o caso. Atualmente, a Minustah é comandada pelo Brasil.


A aeronave que sofreu o acidente serviu aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O avião não é mais utilizado pela Presidência da República.

As informações preliminares são que na decolagem, uma das turbinas do avião explodiu. O piloto conseguiu manobrar e evitar um acidente mais grave. Mas, ao retornar à pista, o trem de pouso do avião quebrou. A área na qual fica o aeroporto da capital haitiana é densamente povoada.


Fonte: Agência Brasil

MORRE O CRIADOR DA REVISTA VEJA BOLETIM OFICAL DO PIG

MORRE O JORNALISTA ROBERTO CIVITA, PRESIDENTE DO GRUPO ABRIL

Brasília – O presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril e criador da revista Veja, Roberto Civita, 76 anos, morreu neste domingo (26) à noite em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês. A causa da morte não foi divulgada. Os sites da revista e do grupo Abril colocaram um aviso sobre a morte de Civita na manchete dizendo que: “[Civita] nunca se afastou do compromisso com o leitor e com o Brasil”.

Civita assumiu o Grupo abril nos anos de 1990, com a morte do pai Victor Civita. Nascido em Milão, na Itália, ele morou em Nova York, nos Estados Unidos, de 1939 a 1949. Em seguida mudou-se para para São Paulo. Depois de interromper o curso de física nuclear na Universidade Rice, no Texas, fez jornalismo e economia na Universidade da Pensilvânia.

“Ninguém é mais importante que o leitor, e ele merece saber o que está acontecendo”, lembrava Civita, conforme o texto publicado no site de Veja.

Não foram divulgadas informações sobre os horários do velório e enterro do empresário. (Edição: Lana Cristina)



Renata Giraldi - Repórter da Agência Brasil

AVC não surge do nada, avisam especialistas; veja alguns mitos sobre o tema12

Cerca de cinco milhões de pessoas morrem de AVC por ano, no mundo; no Brasil são por volta de 100 mil

Os números impressionam. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de cinco milhões de pessoas morrem, anualmente, em decorrência do AVC (acidente vascular cerebral), também conhecido como derrame. No Brasil, este índice é de aproximadamente 100 mil casos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Desse total, 43 mil ocorrem na região Sudeste: 21 mil em São Paulo e quase 11 mil no Rio de Janeiro. Quando não  mata, o mal leva a sequelas graves que atingem em torno de 50% dos sobreviventes. Por fim, sabe-se que a doença é mais comum após os 40 anos, embora possa surgir em qualquer idade.

Por tudo isso, reconhecer e tratar o AVC são grandes desafios atuais no país e no mundo. O problema ocorre quando uma artéria é tapada ou obstruída ou quando se rompe um vaso sanguíneo. Diante do quadro, a parte do cérebro afetada não recebe o oxigênio necessário e neurônios começam a morrer. Perceber que o derrame está acontecendo é fundamental porque cada minuto sem tratamento significa a morte de muitos neurônios e das conexões entre eles, o que origina sequelas.

"Ele não surge do nada, geralmente é fruto de disfunções anteriores que levam ao aumento no risco de oclusão de um vaso ou seu rompimento", salienta o neurologista Leandro Teles, médico do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Diante da menor suspeita do distúrbio, é imprescindível, portanto, buscar ajuda médica especializada, que confirmará o diagnóstico e implementará as ações necessárias, salienta o neurocirurgião Paulo Porto de Melo, que é membro das Sociedades Brasileira e Americana de Neurocirurgia e colaborador do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Saint Louis (Missouri, EUA).


Rosana Faria de Freitas

Do UOL, em São Paulo 27/05/201307h00

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Resolução que obriga cartórios a celebrar casamento gay entra em vigor hoje


A resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que proíbe cartórios de recusar a celebração de casamento civil de pessoas do mesmo sexo ou de negar a conversão de união estável de homossexuais em casamento foi divulgada na edição de ontem (15), do Diário de Justiça Eletrônico. A medida só será considerada publicada hoje (16), primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação, a partir de quando passará a valer para cartórios de todo o país.


A proposta, apresentada pelo presidente do conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, foi aprovada anteontem (14), por maioria de votos, pelo plenário do CNJ. A decisão foi baseada no julgamento do STF, que considerou inconstitucional a distinção do tratamento legal às uniões estáveis homoafetivas, e ainda na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que julgou não haver obstáculos legais à celebração de casamento de pessoas do mesmo sexo.


Durante a 169ª sessão do colegiado, nessa terça-feira, o ministro Joaquim Barbosa classificou a recusa de cartórios de Registro Civil em converter uniões em casamento civil ou expedir habilitações para essas uniões como "compreensões injustificáveis".


Também ficou definido que os casos de descumprimento da resolução deverão ser comunicados imediatamente ao juiz corregedor responsável pelos cartórios no respectivo Tribunal de Justiça.

Agência Brasil

Mais de 400 escolas, da capital e do interior, realizam amanhã, 18, um pacto pela educação.

18 de Maio. Este será o primeiro “Dia do Pacto na Escola”, que reunirá cerca de quatrocentas unidades escolares em todo o estado em torno de uma programação simultânea, realizada das 8 às 16h, que envolve ações estruturais, interativas, culturais e solidárias no ambiente escolar.

Trata-se de uma ação de mobilização e engajamento das escolas, que terão a oportunidade de divulgar as inúmeras atividades desenvolvidas por meio de programas e projetos como o ‘Mais Educação’, ‘Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro’, ‘Bem Conviver’, ‘Saúde na Escola’, ‘Promoção da Igualdade Racial’ e ‘Sala de Leitura’, entre outros. Será, também, a oportunidade de trocar conhecimentos e promover campanhas de responsabilidade social.

Entre as atividades programadas estão aquelas voltadas à melhoria do ambiente escolar, com recuperação de carteiras, paisagismo e grafite; palestras e oficinas; campanhas de doação de livros, roupas e alimentos; incentivo à doação de sangue; emissão de documentos, apresentação de talentos escolares da música, dança e esporte, e de poetas e escritores paraenses, entre outros.

As escolas também mobilizaram seus parceiros e convidaram outros para participarem da programação. Entre eles estão, em caráter voluntário, estudantes dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Psicologia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade da Amazônia, técnicos da Secretarias de Estado da Fazenda e de Saúde Pública, da Embrapa, Pro Paz, Hemopa, Conselhos Tutelares, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, igrejas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Cruz Vermelha e Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Consultoras e gerentes de relacionamento da Natura, mobilizadas em prol da Educação, também participaram do Dia do Pacto na Escola, em aproximadamente 20 unidades de ensino. A iniciativa faz parte das ações do Instituto Natura, um dos do Pacto pela Educação do Pará.

A criatividade de quem faz o dia a dia das escolas públicas também garante diversidade à programação do Dia do Pacto na Escola, que terá ainda contribuições voluntárias, como campanhas de arrecadação de cabelo para confecção de perucas doadas a mulheres vítimas de escalpelamento, apresentação de toadas, curso de unhas artísticas, oficina de scrapbook e design, feira de negócios, orientação jurídica, cursos de primeiros socorros, limpeza de pele, oficina de leituras obrigatórias para o vestibular, realização de coleta para exames preventivos e apresentações circenses.

Concurso de vídeo – Todas as ações promovidas pelas escolas serão registradas por estudantes que participarão do Concurso de Vídeo Dia do Pacto na Escola. A produção deve ter duração máxima de 7 minutos e utilizar câmeras domésticas, que também pode ser de aparelhos celulares, e será postada no canal de vídeos YouTube, vinculado ao Pacto pela Educação do Pará. O vídeo mais votado em cada Unidade Regional de Educação (URE) será premiado ao final do ano letivo.



https://soundcloud.com/governopara

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pentecostes


A descida do Espírito Santo aos Apóstolos
“E, porque sois filhos, enviou Deus a nossos corações Espírito de seu Filho que clama: Abbá, Pai” (Gl 4,6).
A Igreja nos ensina que desde quando Deus enviou a nós o seu Filho, enviou sempre seu Espírito, porque a missão dos dois é conjunta e inseparável. Na “plenitude dos tempos” (Gl 4,4), a Virgem Maria concebeu o Verbo bendito de Deus. Pelo Espírito Santo nela, o Pai deu ao mundo o Emanuel, “Deus-conosco” (Mt 1,23).  É pela unção do Espírito Santo em sua Encarnação que o Filho de Deus é consagrado Cristo Messias.    Por sua Morte e Ressurreição, Jesus é constituído Senhor e Cristo na glória e, de sua Plenitude, derramou o Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Igreja no dia de Pentecostes. Ele é a alma da Igreja, sua força, sua luz, seu guia, sua Verdade e sua inspiração. Ele constrói, anima e santifica a Igreja. A missão de Cristo e do Espírito Santo realiza-se na Igreja, Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo. 
A Igreja, que vive na fé Apóstolos, que ela transmite, é o lugar de nosso conhecimento do Espírito Santo. Como se dá isso? Primeiro, nas Escrituras que ele inspirou aos hagiógrafos (autores sagrados); por isso, “a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que uma espada de dois gumes” (Hb 12,4). Depois, pela Tradição Apostólica, da qual os Padres da Igreja são as testemunhas sempre atuais. Foi por eles, inspirados pelo Espírito Santo, que a Igreja discerniu quais os livros canônicos que deveriam estar na Bíblia.
O mesmo Espírito assiste e guia continuamente o Sagrado Magistério da Igreja que diligentemente guarda a “sã doutrina da fé” (1Tm 1,10; Tt 1,9; 2,1) para que não se perca a Verdade que salva e liberta (cf. Catecismo §851). Ele age na Liturgia sacramental, por meio de suas palavras e de seus símbolos, e nos coloca em Comunhão com Cristo; Ele age na oração e intercede por nós (Rm 8,26); Ele manifesta-se nos carismas e nos ministérios, de modo a edificar a Igreja, e também na vida apostólica e missionária da Igreja. Ele é o agente da evangelização; é Ele que dá aos fiéis o ardor evangélico e o desejo divino de salvar as almas. O Espírito Santo age no testemunho dos santos e dos mártires. Enfim, Ele é o artífice das obras de Deus, é o Mestre da oração. Ele é o nosso santificador; pela sua ação em nós vencemos a pior realidade: o pecado. Por isso, é urgente pedir: “Vinde, Espírito Santo!…”

Você Sabia?


« Antigos

A confissão comunitária é válida?

Sim, contudo devemos ficar atentos a algumas observações. A confissão comunitária só deve ser usada em casos raros quando há perigo de morte e o sacerdote não tem tempo de confessar a todos individualmente, ou em casos em que o sacerdote vai a um lugar poucas vezes, e não tem tempo de confessar a todos. [...]
Categoria: Você Sabia?

Como surgiram as orações?

As orações da Igreja são muito antigas e vão surgindo no coração do povo de Deus  e se tornando devoções. Não é fácil dizer a origem certa de cada uma; mas o que importa é que a Igreja as assumiu e aprovou. No livro “ORAÇÕES DE TODOS OS TEMPOS DA IGREJA” você deverá encontrar algumas [...]
Categoria: Você Sabia?

Quem não é batizado, possui dentro de si o Espírito Santo? Como?

A Igreja ensina que Deus está em todas as suas criaturas, mesmo as não humanas, e as mantém; mas a presença sacramental do Espírito Santo apenas pelo Batismo e Crisma; e isto é muito diferente, pois então, neste caso, Ele produz os frutos e dons para a salvação da pessoa.
Categoria: Você Sabia?

É pecado não pagar o dizimo na paróquia?

Não é pecado não pagar o dízimo na Paróquia; nenhum documento da Igreja diz isso; o que manda o mandamento da Igreja, segundo o Catecismo é o seguinte: §2043 – Os fiéis cristãos têm ainda a obrigação de atender, cada um segundo as suas capacidades, às necessidades materiais da Igreja. O quinto mandamento [da Igreja] [...]
Categoria: Você Sabia?

São Francisco e a Cruz de São Damião

Conta-se na história de Francisco que certa vez entrou para orar na Igreja de São Damião, fora das portas da cidade, e ali, diz a tradição, ele ouviu pela primeira vez a voz de Jesus Cristo, que lhe falou de um crucifixo. A voz chamou a sua atenção para o estado de ruína de sua [...]
Categoria: Você Sabia?

O que dizia São Tomás de Aquino sobre o uso de imagens?

São Tomás de Aquino (1225-1274) defendia o uso das imagens, afirmando: “O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para [...]
Categoria: Você Sabia?

Como entender o arrebatamento de Elias?

O arrebatamento de Elias ao céu não é interpretado ao pé da letra pela Igreja, os teólogos veem aí um simbolismo, uma figura de linguagem para exaltar a grandeza do profeta. Deus pode permitir a aparição de uma alma, em casos raros,  para o nosso bem, é o que a Igreja ensina. Elias e Moisés [...]
Categoria: Você Sabia?

O que dizer sobre adivinhos e benzedeiras?

Sobre os adivinhos, curandeiros, benzedeiras, etc., que normalmente têm no nordeste, que benzem para curar alguma doença, essas coisas, é verdade? Elas curam, tiram mal-olhado…? E também sobre o candomblé que há na Bahia, que se mistura com a Igreja Católica, quando há a lavagem das escadas da Igreja do Sr. do Bonfim, como fica [...]

O que foi a Ascensão de Jesus?

Ascensão foi a subida de Jesus Cristo ressuscitado ao céu em corpo e alma. Embora falemos com uma linguagem de localização, não se trata propriamente de mudanças de lugar, mas de mudanças no modo de ser. Na realidade, a ascensão coincide com a ressurreição. Cristo passa à nova dimensão do existir, sem limitação das leis [...]
Categoria: Você Sabia?

O que significa o lírio nas mãos de São José?

Este lírio faz parte de uma tradição que vem de um dos Apócrifos, segundo o qual, o Sumo Sacerdote teria reunido os jovens de Jerusalém para saber qual deles seria o pai do Messias prometido. Cada um tinha um bastão de madeira; e a resposta de Deus seria dada pela flor que brotaria de um [...]
Categoria: Você Sabia?