quinta-feira, 2 de maio de 2013

Feliciano pauta projeto que propõe legalização da 'cura gay'


O deputado Marco Feliciano (PSC-SP) pautou para a próxima sessão da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara uma proposta que permite aos psicólogos tratarem a homossexualidade como uma doença.

O projeto de decreto legislativo 234/11, do deputado João Campos (PSDB-GO), foi relacionado como primeiro item de tramitação ordinária da pauta da próxima sessão da comissão, que está marcada para o próximo dia 8 de maio.

'É proibido oferecer cura da homossexualidade', diz presidente do CFP
Projeto de bancada evangélica propõe legalizar 'cura gay'
Feliciano manda polícia observar perfil de manifestantes

Desde que assumiu a presidência da comissão, em março, Feliciano é criticado por declarações consideradas homofóbicas e racistas.

O projeto de Campos quer sustar dois artigos instituídos em 1999 pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia).

O primeiro artigo afirma que "os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados".

O texto ainda impede aos profissionais que participem de eventos e serviços que proponham a chamada "cura gay".

De acordo com o segundo artigo, eles ainda estão impedidos de emitir opiniões que reforcem "os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica."

Protestos contra Marco Feliciano

Manifestantes pró e contra o deputado Marco Feliciano protestam do lado de fora da reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos deputados
Em sua justificativa ao projeto, Campos afirma que o conselho "extrapolou seu poder regulamentar" ao "restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional".

O parecer apresentado pelo deputado Anderson Ferreira (PR-PE), que relator da proposta na comissão, pede a aprovação do projeto. "Seu texto constitui uma defesa da liberdade de exercício da profissão e mesmo da liberdade individual de escolher um profissional para atender a questões que dizem respeito apenas à sua própria vida, sem prejudicar outrem", afirma o relator.

A proposta é criticada pelo CFP. No ano passado, a entidade recusou-se a participar de uma audiência pública realizada na Câmara para debater o projeto. O conselho inclusive lançou uma campanha contra a ideia.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) deixou de considerar a homossexualidade doença em 1993.

A questão já passou pela Comissão de Seguridade Social e Família e chegou no final de fevereiro à Comissão de Direitos Humanos.

Outro projeto que também está na pauta da comissão é a do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que "penaliza a discriminação contra heterossexuais". Relatora da proposta na comissão, a deputada Erika Kokay (PT-DF), apresentou parecer contrário.

Foi com base nessa norma do CFP que um grupo organizou um abaixo-assinado para cassar o registro de psicólogo do pastor evangélico Silas Malafaia, também conhecido por suas declarações consideradas homofóbicas. Mais de 84 mil pessoas já assinaram a petição.


DE SÃO PAULO
Folha.uol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário