quinta-feira, 9 de maio de 2013

Idesp e Seicom debatem sobre mineração no estado do Pará


Foi realizada na manhã desta quinta-feira (9), a primeira edição deste ano da série de seminários “Diálogos sobre desenvolvimento”, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp). Desta vez, o evento contou com a parceria da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e abordou as “Dinâmicas da mineração no estado do Pará”.

Para a presidente do Idesp, Adelina Braglia, discussões como estas são importantes para alavancar o debate de como fazer o país entender que o patrimônio que é explorado no Pará é não só dos paraenses, mas do povo brasileiro e por isso deve ser visto de forma mais cuidadosa.

Neste sentido, durante a palestra que destacou os “Cenários da mineração no estado do Pará”, a secretária Adjunta da Seicom, Maria Amélia Enríquez, lembrou que, apesar de os bens minerais serem considerados da União, os efeitos positivos e negativos da exploração desses bens ficam para o território.

A secretária apresentou o que tem sido feito no sentido de uma política estratégica para o desenvolvimento do Pará, a partir de sua base mineral, como a elaboração do Primeiro Plano de Mineração do Estado do Pará e o adensamento de valor às cadeias minerais. Por fim, o economista e pesquisador do Idesp, José Zurutuza, apresentou as estatísticas dos municípios paraenses com economia baseada na mineração.

As apresentações do evento estão disponíveis no site do Idesp

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 09/05/2013 às 15:49

Nenhum comentário:

Postar um comentário