sexta-feira, 17 de maio de 2013

Mais de 400 escolas, da capital e do interior, realizam amanhã, 18, um pacto pela educação.

18 de Maio. Este será o primeiro “Dia do Pacto na Escola”, que reunirá cerca de quatrocentas unidades escolares em todo o estado em torno de uma programação simultânea, realizada das 8 às 16h, que envolve ações estruturais, interativas, culturais e solidárias no ambiente escolar.

Trata-se de uma ação de mobilização e engajamento das escolas, que terão a oportunidade de divulgar as inúmeras atividades desenvolvidas por meio de programas e projetos como o ‘Mais Educação’, ‘Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro’, ‘Bem Conviver’, ‘Saúde na Escola’, ‘Promoção da Igualdade Racial’ e ‘Sala de Leitura’, entre outros. Será, também, a oportunidade de trocar conhecimentos e promover campanhas de responsabilidade social.

Entre as atividades programadas estão aquelas voltadas à melhoria do ambiente escolar, com recuperação de carteiras, paisagismo e grafite; palestras e oficinas; campanhas de doação de livros, roupas e alimentos; incentivo à doação de sangue; emissão de documentos, apresentação de talentos escolares da música, dança e esporte, e de poetas e escritores paraenses, entre outros.

As escolas também mobilizaram seus parceiros e convidaram outros para participarem da programação. Entre eles estão, em caráter voluntário, estudantes dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Psicologia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade da Amazônia, técnicos da Secretarias de Estado da Fazenda e de Saúde Pública, da Embrapa, Pro Paz, Hemopa, Conselhos Tutelares, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, igrejas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Cruz Vermelha e Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Consultoras e gerentes de relacionamento da Natura, mobilizadas em prol da Educação, também participaram do Dia do Pacto na Escola, em aproximadamente 20 unidades de ensino. A iniciativa faz parte das ações do Instituto Natura, um dos do Pacto pela Educação do Pará.

A criatividade de quem faz o dia a dia das escolas públicas também garante diversidade à programação do Dia do Pacto na Escola, que terá ainda contribuições voluntárias, como campanhas de arrecadação de cabelo para confecção de perucas doadas a mulheres vítimas de escalpelamento, apresentação de toadas, curso de unhas artísticas, oficina de scrapbook e design, feira de negócios, orientação jurídica, cursos de primeiros socorros, limpeza de pele, oficina de leituras obrigatórias para o vestibular, realização de coleta para exames preventivos e apresentações circenses.

Concurso de vídeo – Todas as ações promovidas pelas escolas serão registradas por estudantes que participarão do Concurso de Vídeo Dia do Pacto na Escola. A produção deve ter duração máxima de 7 minutos e utilizar câmeras domésticas, que também pode ser de aparelhos celulares, e será postada no canal de vídeos YouTube, vinculado ao Pacto pela Educação do Pará. O vídeo mais votado em cada Unidade Regional de Educação (URE) será premiado ao final do ano letivo.



https://soundcloud.com/governopara

Nenhum comentário:

Postar um comentário