Recentemente, cansados de receberem diariamente inúmeras reclamações dos ouvintes e usuários dos sistemas telefônicos fixo, da Oi, e Celular, da TIM, a equipe da Rádio Cultura FM de Novo Progresso resolveu agir. Sob a coordenação do diretor da emissora, Édio Rosa, os locutores resolveram juntar forças com os usuários insatisfeitos e planejar algumas ações em busca de solução para os problemas. Decidiram que a primeira atitude seria levar ao conhecimento da ANATEL, o descontentamento do pessoal. Um abaixo assinado/denúncia foi a maneira encontrada para dar início aos procedimentos.
No decorrer de cerca de uma semana, a emissora recebeu assinaturas de centenas de usuários de telefones descontentes. As principais reclamações referem-se a falta de respeito da empresa Oi com os prazos contratuais para reparos, transferências e instalações de novas linhas. Segundo os assinantes do abaixo assinado, as 24 horas para reparos nas linhas, 72 horas para instalações de novas linhas, bem como todos os outros serviços, nunca tem acontecido dentro dos prazos estipulados pelo próprio atendimento da Oi, via 10331. Há casos de telefones a meses com defeito, liberadas e na fila de espera para serem instalados.
Conversamos informalmente com funcionários das empresas terceirizadas que prestam serviço técnico para a OI em Novo Progresso. Ficou evidente que os técnicos são muito poucos para a demanda progressense.
Quanto aos celulares TIM, os clientes da empresa, afora raras exceções, não conseguem completar suas ligações. Há relatos de clientes que ficam dias sem usar o celular, nem recebem nem conseguem fazer ligações. Não se trata apenas de ser prejudicado por não conseguir comunicar-se, perder negócios ou stressar. Outro problema são os pacotes promocionais vendidos pela operadora, que vencem sem ao menos o cliente conseguir utilizar, lesando assim o consumidor.
Na semana que passou, a Rádio Comunitária Cultura FM foi informada pelos fiscais da ANATEL, que havia recebido o abaixo assinado. Ao notificar a OI e TIM, estas jogaram a culpa na Rede Celpa e Embratel. Segundo eles, a Celpa oferece um serviço de péssima qualidade, com piques a todo o momento, chegando a ficarem dias inteiros sem energia, prejudicando o sistema. A TIM alega que depende da transmissão via satélite da Embratel, cujo sinal não tem sido com a eficiência necessária.
Razões a parte nas suas explicações, já estamos encaminhando documentos a ANATEL que comprovam que a TIM mantêm atualmente uma relação de descaso com os consumidores progressenses. Documentos oficiais da prefeitura, assinados pela própria prefeita Madalena Hoffman e encaminhados ao Ministério das Comunicações informam que os novos equipamentos da TIM para ampliação da sua capacidade de geração estão guardados na prefeitura a mais de seis meses. Em outro documento, a empresa de telefonia celular informa a prefeita que já está tomando providências, e admite que seu sistema está saturado em Novo Progresso, pois a demanda foi maior que a prevista. Podemos concluir dos fatos que a TIM está com mais clientes que sua capacidade atual em Novo Progresso e que o fato de a meio ano estar com os equipamentos na cidade sem enviar técnicos para instalar e resolver o problema, não pode ser chamado de outra coisa, senão “puro descaso”.
Já a operadora OI-Telemar, dos telefones fixos, defendeu-se na ANATEL alegando que tem sofrido prejuízos com os danos causados na sua fiação pela ação dos empreiteiros da obra na BR 163 dentro do quadro urbano da cidade. Razões a parte, a Oi não vem atendendo bem seus consumidores progressenses a muito tempo, mesmo antes da obra começar. Orelhões estragados a meses e até anos. Consumidores meses a espera de reparos e reativação de linhas devem mesmo ter uma causa simples: Falta de técnicos suficientes para fazer o serviço. A demanda é grande com pouco pessoal das empresas terceirizadas trabalhando, o resultado é essa insatisfação generalizada com a falta de respeito com os prazos estipulados.
A ANATEL só pode agir notificando a OI-Telemar se os consumidores formalizarem a queixa junto a empresa. Quanto mais ordens de serviços, mas técnicos teriam que mandar. Segundo informou o agente da ANATEL, nos Correios deve haver formulários de reclamação disponíveis para todos reclamarem. Se a reclamação de defeito ou não cumprimento dos prazos for feita por telefone via 10331 jamais deve-se perder aquele “famoso” número de protocolo fornecido pela atendente.
A Rádio Cultura FM vai continuar informando seus ouvintes de como proceder para que nossas reclamações sejam ouvidas e providências sejam tomadas.
Por: Édio Rosa/ www.jornaltribunadopovonp.blogspot.com
No decorrer de cerca de uma semana, a emissora recebeu assinaturas de centenas de usuários de telefones descontentes. As principais reclamações referem-se a falta de respeito da empresa Oi com os prazos contratuais para reparos, transferências e instalações de novas linhas. Segundo os assinantes do abaixo assinado, as 24 horas para reparos nas linhas, 72 horas para instalações de novas linhas, bem como todos os outros serviços, nunca tem acontecido dentro dos prazos estipulados pelo próprio atendimento da Oi, via 10331. Há casos de telefones a meses com defeito, liberadas e na fila de espera para serem instalados.
Conversamos informalmente com funcionários das empresas terceirizadas que prestam serviço técnico para a OI em Novo Progresso. Ficou evidente que os técnicos são muito poucos para a demanda progressense.
Quanto aos celulares TIM, os clientes da empresa, afora raras exceções, não conseguem completar suas ligações. Há relatos de clientes que ficam dias sem usar o celular, nem recebem nem conseguem fazer ligações. Não se trata apenas de ser prejudicado por não conseguir comunicar-se, perder negócios ou stressar. Outro problema são os pacotes promocionais vendidos pela operadora, que vencem sem ao menos o cliente conseguir utilizar, lesando assim o consumidor.
Na semana que passou, a Rádio Comunitária Cultura FM foi informada pelos fiscais da ANATEL, que havia recebido o abaixo assinado. Ao notificar a OI e TIM, estas jogaram a culpa na Rede Celpa e Embratel. Segundo eles, a Celpa oferece um serviço de péssima qualidade, com piques a todo o momento, chegando a ficarem dias inteiros sem energia, prejudicando o sistema. A TIM alega que depende da transmissão via satélite da Embratel, cujo sinal não tem sido com a eficiência necessária.
Razões a parte nas suas explicações, já estamos encaminhando documentos a ANATEL que comprovam que a TIM mantêm atualmente uma relação de descaso com os consumidores progressenses. Documentos oficiais da prefeitura, assinados pela própria prefeita Madalena Hoffman e encaminhados ao Ministério das Comunicações informam que os novos equipamentos da TIM para ampliação da sua capacidade de geração estão guardados na prefeitura a mais de seis meses. Em outro documento, a empresa de telefonia celular informa a prefeita que já está tomando providências, e admite que seu sistema está saturado em Novo Progresso, pois a demanda foi maior que a prevista. Podemos concluir dos fatos que a TIM está com mais clientes que sua capacidade atual em Novo Progresso e que o fato de a meio ano estar com os equipamentos na cidade sem enviar técnicos para instalar e resolver o problema, não pode ser chamado de outra coisa, senão “puro descaso”.
Já a operadora OI-Telemar, dos telefones fixos, defendeu-se na ANATEL alegando que tem sofrido prejuízos com os danos causados na sua fiação pela ação dos empreiteiros da obra na BR 163 dentro do quadro urbano da cidade. Razões a parte, a Oi não vem atendendo bem seus consumidores progressenses a muito tempo, mesmo antes da obra começar. Orelhões estragados a meses e até anos. Consumidores meses a espera de reparos e reativação de linhas devem mesmo ter uma causa simples: Falta de técnicos suficientes para fazer o serviço. A demanda é grande com pouco pessoal das empresas terceirizadas trabalhando, o resultado é essa insatisfação generalizada com a falta de respeito com os prazos estipulados.
A ANATEL só pode agir notificando a OI-Telemar se os consumidores formalizarem a queixa junto a empresa. Quanto mais ordens de serviços, mas técnicos teriam que mandar. Segundo informou o agente da ANATEL, nos Correios deve haver formulários de reclamação disponíveis para todos reclamarem. Se a reclamação de defeito ou não cumprimento dos prazos for feita por telefone via 10331 jamais deve-se perder aquele “famoso” número de protocolo fornecido pela atendente.
A Rádio Cultura FM vai continuar informando seus ouvintes de como proceder para que nossas reclamações sejam ouvidas e providências sejam tomadas.
Por: Édio Rosa/ www.jornaltribunadopovonp.blogspot.com
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