sábado, 13 de novembro de 2010

Mudança de Dilma já seguiu para a ‘Granja do Torto’.


Fotos: Sérgio Lima/Folha

Ao retornar da viagem a Seul, Dilma Rousseff terá novo endereço em Brasília. Deixa a casa que o PT alugou para ela no Lago Sul, bairro chique da Capital.

Vai à Granja do Torto, espécie de Camp David dos presidentes brasileiros. Concluiu-se nesta sexta (12) a mudança da presidente eleita.

O repórter Sérgio Lima clicou o vaivém. Móveis, eletrodomésticos e objetos pessoais foram retirados da casa (foto abaixo) e transportados para a Granja (acima).

Dilma mimetiza Lula. Ele também acomodara-se no Torto na transição de 2002, antes de receber de FHC as chaves do Palácio da Alvorada.

Na Granja, Dilma livra-se do assédio dos repórteres e da curiosidade dos vizinhos. Ganha, porém, outras companhias incômodas.

A residência de campo da Presidência é adornada, ao fundo, por uma mata. Ali, aninham-se famílias de tucanos.

Na sucessão de 2006, quando disputava a reeleição contra Geraldo Alckmin, Lula revelou o desconforto que a visão dos bicos grandes lhe causou.

Deu-se num comício realizado em Araraguara (SP), em 23 de setembro de 2006. Ardia nas manchetes o escândalo do dossiê dos aloprados.
Em discurso apinhado de críticas aos tucanos e à imprensa, Lula considerou-se melhor que seus rivais:

"Se colocar todos eles num balaio, não valem o que eu valho. Do ponto de vista moral e ético."

Discursava para cerca de 7.000 pessoas. Lero vai, lero vem contou que testemunhara na Granja do Torto o quanto os tucanos são "predadores".

"Por trás daquele bico bonito, tem coisa ruim. É importante a gente admirar a beleza, mas tomar cuidado. E muito cuidado...”

“...Eles [os tucanos políticos, não as aves] pregam praticamente o ódio contra o PT e contra os partidos de esquerda. Nós não precisamos responder com mesmo ódio".

No discurso da vitória, feito nas pegadas do anúncio oficial da contagem dos votos, Dilma estendeu a mão à oposição.

Se quiser, pode inaugurar a nova fase, de união nacional, oferecendo alimentos aos tucanos da Granja do Torto. Diz-se que adoram bananas.


Escrito por Josias de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário