segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sinop: professora é sepultada e coordenadora de faculdade está fora de perigo.


A educação e a cultura sinopenses perderam, neste final de semana, uma de suas principais defensoras: a professora Viviane Maria Malheiros Dal Berto, 50 anos. Ela foi sepultada, neste domingo à tarde, em Sinop. Dezenas de professores, profissionais da educação e amigos estiveram nos funerais. O padre Guido Kuhn fez "cerimônia religiosa de encomendação", na Capela Sauer, onde o corpo de Viviane foi velado desde às 8h.

Viviane deixa uma extensa ficha de serviços prestados pelo fortalecimento educacional e cultural da cidade. Foi coordenadora da Lei Municipal de Incentivo à Cultura até 2011, fundadora da Associação dos Músicos de Sinop, coordenou a Escola de Artes e Cultura Popular de Sinop e coordenou vários projetos - um deles o "Bate Lata" (área musical) para alunos da rede municipal e também foi professora na Unemat entre 1999-2007. Atualmente, era cerimonalista da Fasipe onde elaborou projetos de pós graduações latu sensu Ensino de Línguas Estrangeiras e Arte-Educação. Era coordenadora na Secretaria de Diversidade Cultural e estava presidindo a Academia Sinopense de Letras. Viviane residia há vários anos em Sinop e estudava por música, desde os 10 anos. Ela tinha 2 filhos.

Conforme Só Notícias informou em primeira mão, a professora faleceu em acidente, no sábado à tarde, na BR-163 entre Castelo dos Sonhos (PA) e Guarantã do Norte. Ela estava no Fiat Uno da Faculdade Fasipe, onde trabalhava, juntamente com a coordenadora Magda e o motorista. Viviane faleceu na hora, seu corpo foi levado a Castelo e removido para Sinop na madrugada deste domingo.

A coordenadora da faculdade, Magda Moura, ficou ferida no acidente e foi removida, em UTI terrestre, para Sinop, no domingo de madrugada. A assessoria informou que "ela está bem, fora de perigo. Teve forte pancada no rosto que causou fratura". Segundo boletim médico, do hospital onde está internada, Magda teve duas fraturas no rosto e uma no pé. Os médicos esperam apenas uma melhora dela para realizar as cirurgias.


O motorista, não identificado, teve ferimentos leves.

A direção da Fasipe informou que a instituição está enlutada e que, nesta 2ª feira, não haverá aulas para os cerca de 3, 5 mil acadêmicos.

(Atualizada às 8h30 13/08)

Fonte: Só Notícias/Editoria (foto: arquivo pessoal)




Nenhum comentário:

Postar um comentário