sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Servidores da prefeitura de Santarém vão ao Haiti

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde - MS, convocou de modo voluntário, profissionais que atuam na área da saúde para participar da ação humanitária que está sendo prestada às vítimas do terremoto que devastou o Haiti no último dia 12 de janeiro. A Prefeitura de Santarém decidiu atender a solicitação do MS a partir da manifestação voluntária em participar da missão, de alguns servidores do Serviço Móvel de Urgência (SAMU). “Vamos disponibilizar nove profissionais que serão divididos em três grupos. Cada grupo é integrado por um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor de veículo/ambulância. Inicialmente, viajarão três profissionais para o Haiti; ao retornarem depois de quinze dias, seguirão mais três, e depois o último grupo; ou seja, faremos uma escala de revezamento compensatória e o nosso secretário de Saúde, José Antônio Rocha, garantiu que não haverá nenhum tipo de problema com a equipe do SAMU que ficará em Santarém”, esclareceu a prefeita Maria do Carmo.
O SAMU passou a funcionar em Santarém no dia 1º de maio de 2008 e faz parte do programa de implementação da Política de Atenção à Urgência, do governo federal. A equipe é formada por 59 profissionais e o serviço pode ser acionado através do telefone 192.

Para o secretário de Saúde José Antônio Rocha, o envio de equipes do SAMU de Santarém ao Haiti é uma demonstração de solidariedade. “Todos estão sensíveis a essa situação. Quando maior o envolvimento, mais rapidamente será amenizado o sofrimento de milhares de pessoas. Nossos profissionais estão capacitados e aptos a participar desta ação humanitária”, afirmou.

A relação dos profissionais de Santarém que seguirão para o Haiti já foi encaminhada para o Ministério da Saúde. Eles poderão ser convocados para viajar a qualquer momento.

(Diário Online/ Ascom PMS)

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