quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

SPC limpa nome de 540 mil

Belém 05 de Janeiro de 2010 BUSCA:

O ano de 2009 terminou com mais de 540 mil pessoas fora do cadastro do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cerca de 40 mil a mais do que em 2008, quando a exclusão chegou a 500 mil inadimplentes reabilitados. Segundo o analista econômico da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), José do Egypto, o índice de recuperação de crédito saltou de 0,73 para 0,87 de um ano para o outro, sendo que o ideal é o índice 1, representando a capacidade plena do consumidor manter o orçamento saneado e com crédito livre para as compras. O cenário é animador para 2010, segundo o economista, diante da possibilidade de retomada do ritmo de crescimento econômico.

Os números da FCDL demonstram que em 2008 cerca de 700 mil pessoas caíram nos cadastros de proteção, contando SPC, Serasa e nos serviços voltados ao cheque. Naquele ano, saíram aproximadamente 500 mil pessoas, enquanto que em 2009 foram mais de 540 mil reabilitados ao crédito. No fluxo de entrada e saída de nomes da lista suja do SPC, José do Egypto comenta que a movimentação é positiva e aponta uma recuperação bem melhor no ano passado, embora a crise econômica tenha castigado o setor do comércio.

O 'castigo' pode ser observado em outro índice - o de inadimplência - que mede o comportamento não apenas do consumidor, da pessoa física, mas também dos bancos e empresas em relação ao pagamento de dívidas. Em 2008, o indicador apontou cerca de 4,2%, mas em 2009 saltou para 5,8%, um acréscimo considerável, mesmo diante do bom índice de recuperação de crédito e liquidez do consumidor. Porém, diante do cenário positivo, o ano de 2010 deve apontar para um índice de inadimplência menor do que há dois anos, com uma estimativa de apenas 4%.

Para ver a matéria completa assine O Liberal Digital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário