sexta-feira, 23 de março de 2012

MPE aceita denúncia contra prefeitura de Itaituba.

Vereador Cezar Aguiar fez a denúncia
Vereador César Aguiar.

A oposição cobrou, esperneou e o esforço teve saldo positivo. 

Após uma ação judicial movida pelo vereador Mário Cezar Aguiar, na Promotoria Pública, pedindo a realização do concurso público, na manhã de segunda-feira, acatando as denúncias, o MPE enviou a recomendação nº 001/2012 onde em sua ementa justifica o elevado quantitativo de servidores públicos temporários que estão sendo contratados sem nenhum critério de transparência o que para a justiça caracteriza improbidade administrativa, havendo por isso a necessidade da realização de Concurso Público.
Na sessão ordinária de segunda -feira, dia 20, o vereador Cezar Aguiar usou a Tribuna para tornar público a decisão do Ministério Público. 

Cezar criticou o estilo incomum de governo do prefeito Valmir Clímaco, que segundo Cezar, estaria transformando Itaituba numa fazenda a céu aberto, dirigindo o Município como se ela fosse uma empresa privada na base do improviso e sem nenhum planejamento.
Cezar disse que o Prefeito quer empregar os temporários para que sirva como “voto de cabresto” nas eleições deste ano, reiterando ainda que há cinco anos desde a época dos ex prefeitos Edilson Botelho,Benigno Reges e Roselito, não tem concurso e mesmo com 24 meses no cargo o atual Prefeito nunca demonstrou vontade em fazê-lo. 

Sob alegação de que o concurso poderia não acontecer, Cezar Aguiar, que é advogado, disse que a proximidade do pleito eleitoral não proíbe o concurso podendo o mesmo ocorrer até três meses que antecedem as eleições deste ano.
Quanto a recomendação judicial do Ministério Público Estadual após várias considerações, entre elas que a contratação temporária somente é permetida por lei quando houver necessidade temporária excepcional e  interesse público, devendo ocorrer apenas quando houver prejuízos ao Município, da continuidade do serviço público, sendo que cerca de 24% dos servidores trabalham em regime de contrato temporário. O documento justifica que esse não seria o caso de Itaituba para tantas contratações sem critérios técnicos justificados.
Após as várias explanações de motivos, o documento do MP recomenda ao prefeito Valmir Clímaco que seja efetivada a realização de Concurso Público para servidores abrindo-se vagas para todos os cargos preenchidos com servidores e eventuais necessidades no prazo de seis meses, pedindo ainda que o Prefeito promova a exoneração dos que estejam contratados temporariamente, com envio de informaçõersdas providências adotadas no prazo de 30 dias. 

A recomendação está assinada pelas promotoras Francisca Paula Morais Gama (respondendo pela 1ª PJ) e Magdalena Torres Teixeira (pela 2ª PJ) e promotor Cláudio Lopes Bueno (Pela 3ª PJ).
Sobre o documento que gerou polêmica na sessão, o líder de governo, vereador Peninha, disse que Cezar Aguiar e o professor Isaac, do Sintepp, estão se promovendo politicamente. 

Peninha acusou Cezar Aguiar de estar querendo prejudicar os temporários que precisam do emprego até que seja feito o concurso.  

A Sessão foi toda polarizada em torno dessa questão da realização do concurso público. 

O líder de governo disse, também, que o concurso vai ocorrer, mas não por pressão da justiça, nem da oposição, mas sim porque há necessidade do mesmo.

Por: Nazareno Santos


Humorista Chico Anysio morre aos 80 anos

(Foto: Divulgação/Globo)
Chico Anysio estava internado desde o dia 22 de dezembro do ano passado.
Após três meses de internação, o humorista Chico Anysio morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, no Hospital Samaritano, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro.
O humorista estava internado no CTI do Hospital Samaritano desde o dia 22 de dezembro de 2011, por conta de um sangramento. Sua morte foi confirmada pela assessoria do hospital às 14h52 de hoje (23).
Chico Anysio, que havia sido diagnosticado com pneumonia, apresentava também complicações renais e, de acordo com o último boletim médico, ele passou por hemodiálise e respirava com ajuda de aparelhos.
Em seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.
REPERCUSSÃO
A morte do humorista repercutiu bastante nas redes sociais. No Twitter, o nome de Chico Anysio apareceu no primeiro lugar dos Trending Topics mundial, que relaciona os assuntos mais comentados da rede de microblogs em todo o planeta.
Outros assuntos relacionados ao comediante também aparecem nos TTs Brasil e Mundo, como "Professor Raimundo", "#DescanseEmPaz", "Aos 80", "Bento Carneiro" e "Escolinha".

(DOL, com informações da AE e G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário