quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento 16 agradece cardeais por apoio e promete obedecer sucessor.


Em seu último discurso antes da renúncia, o papa Bento 16 prometeu aos cardeais "obediência incondicional" ao novo pontífice, a ser escolhido em meados de março. Ele também agradeceu o apoio dos sacerdotes no período em que comandou a Igreja Católica.

Dilma divulga mensagem de despedida ao papa
Religiosos brasileiros fazem críticas ao papa
Casos de pedofilia continuam entre prioridades da Igreja Católica
Fiéis elogiam pontífice, mas sem emoção

Bento 16 deixará o cargo nesta quinta-feira, após dizer que sairia do comando do Vaticano no último dia 11. Ele deverá deixar o Vaticano em um helicóptero para a residência de verão de Castel Gandolfo, onde passará alguns meses antes de ir à clausura em um convento dentro da cidade-estado.

Reprodução/Globo News       

Papa Bento 16 falou a cerca de 100 cardeais durante audiência na Sala Clementina
Em comunicado, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Soldano, agradeceu em nome dos sacerdotes pela gratidão demonstrada pelo papa e o exemplo que representou durante seus oito anos de pontificado. Na entrada do evento, Bento 16 foi aplaudido pelos cardeais.

Após a saudação, o papa agradeceu o apoio dos sacerdotes durante os últimos oito anos. "Continuarei perto de vocês em oração, especialmente nos próximos dias quando vocês elegerão o novo papa, a quem hoje declaro minha incondicional reverência e obediência".

O pontífice ainda pediu a união da Igreja Católica e o trabalho conjunto "como uma orquestra" para alcançar a concordância e a harmonia.

Ele disse que, nos últimos oito anos, houve momentos de "luz radiante" e "algumas nuvens que escureceram o céu". "Nós tentamos servir a Cristo e sua igreja", disse.

O papado de Bento 16 foi marcado por escândalos de abuso sexual e pedofilia, vazamento de documentos privados e informações de brigas entre integrantes de seu círculo íntimo. As crises são apontadas como uma das causas da renúncia, a primeira em 600 anos.

Bento 16 deverá deixar o palácio papal pela última vez por volta das 17h locais (13h em Brasília). Ele seguirá para a residência de verão do Vaticano, em Castel Gandolfo, a 30 km de Roma.

A partir das 20h (16h em Brasília), será declarada a vacância do cargo, abrindo caminho para o conclave. O símbolo da saída do papa será o fechamento das portas do palácio papal e a folga da Guarda Suíça, que garante a segurança do pontífice.

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário