sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Garimpos da Amazônia região Oeste do Pará, recebem ultimato do Governo Federal, e com eles a economia da região está ameaçada em cerca de setenta por cento.


Nossa reportagem visitou os principais garimpos da Região ligada a Cidade de novo Progresso (PA) entre eles: Pistinha, São Raimundo, Patrocínio, Água-Branca, São Francisco, Porto-novo e Tocantins.

Ouvimos os moradores dos mesmos que nos disseram estarem com medo dessa decisão do governo Federal, de fechar os garimpos para que os mesmos se adéqüem as normas da lei que é de eliminar as máquinas pesadas como tratores, e dragas, e que a mesma possa causar fome na Região.

A realidade segundo eles, é que não se trata apenas de garimpos e sim de comunidades existentes algumas com mais de 40 anos como é o caso de Crepurizão, e Garimpo Patrocínio.

E que nestas comunidades vivem famílias tradicionais, e com hierarquia de membros como avós pais netos e etc, com Escolas Delegacias e Presidentes de comunidades nestas regiões.

Ouvimos comentários de famílias que disseram não saberem tirar seu sustento em outras atividades a não ser a garimpeira, e disseram: “Para onde iremos?”


Fonte: digitalnoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário