quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Georg Ratzinger diz que irmão renunciou por motivos de saúde e idade


DA EFE

A renúncia ao pontificado do papa Bento 16 anunciada nesta segunda-feira se deve a motivos de saúde e idade avançada, segundo declarou seu irmão Georg Ratzinger de Regensburg, ao sul da Alemanha.

"A idade oprime", disse o também religioso Georg Ratiznger, de 89 anos de idade, em declaração à agência alemã de notícias "DPA", nas quais comentou que o médico do sumo pontífice aconselhou ao papa que não faça mais viagens transatlânticas.

O irmão mais velho do papa afirmou também que o sumo pontífice tem cada vez mas dificuldades para andar, o que complica sua vida pública, e ressaltou que seu "irmão quer mas tranquilidade a esta idade".

O papa fica cansado cada vez mais rápido, explicou Georg Ratzinger, que qualificou de "processo natural" a anunciada renúncia de Bento XVI e reconheceu que já conhecia de antemão a decisão anunciada hoje.

Aposentado da vida ativa, Georg Ratzinger foi professor de musica da catedral de Regensburg e diretor do coro infantil da catedral.

Em setembro de 2011, publicou o livro "Meu irmão o papa", escrito em colaboração com o jornalista Michael Heseman, no qual conta, entre outras coisas, a vida religiosa da família, rigorosamente católica, e da oposição radical do pai a que os dois irmãos se alistassem nas juventudes hitleristas.

RENÚNCIA

O papa Bento 16 anunciou nesta segunda-feira que irá renunciar ao cargo no dia 28 de fevereiro.

O principal motivo de sua renúncia seria a idade avançada, Bento 16 tem 85 anos e sofre de artrite, especialmente nos joelhos, quadris e tornozelo.

O papa viria ao Brasil em julho para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

Um conclave será convocado para escolher o próximo pontífice. Até que um novo Papa seja escolhido, o posto ficará vago.

Bento 16 foi eleito para suceder João Paulo 2º, um dos pontífices mais populares da história. Ele foi escolhido em 19 de abril de 2005, quando tinha 78 anos, 20 anos mais velho que João Paulo II quando foi eleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário