sábado, 29 de agosto de 2009

Belém 29 de Agosto de 2009 BUSCA:


Paulo Coelho chega ao cinema

Envie para um amigo

ANA PERES
Da Redação
O filme ainda não tem previsão de estréia por aqui, mas já está causando frisson entre os fãs de Paulo Coelho, em Belém. 'Sei que não é um filme para ganhar o Oscar, mas estou curioso para ver o resultado da adaptação', diz o jornalista Bruno Magno, sobre 'Veronika Decide Morrer', primeiro romance do brasileiro Paulo Coelho a chegar aos cinemas do Brasil. A estréia nacional foi no dia 21 de agosto. O livro tem também uma adaptação japonesa que aparentemente nunca foi lançada em outros países. A versão oficial, com Sarah Michelle Gellar (a protagonista da série 'Buffy, a Caça-Vampiros'), David Thewlis (de 'Harry Potter e a Ordem da Fênix') e Melissa Leo (de 'Rio Congelado'), tem direção da inglesa Emily Young.

A preocupação de Bruno, quanto a seguir fielmente o enredo do livro, parece ter sido respeitada pela diretora, que fez poucas alterações. Uma delas com o intuito de dar à história um clima mais atual e ajudar os espectadores a se identificarem com a protagonista. Em vez de morar num quarto alugado, num convento na Eslovênia, como no livro, a Veronika do filme é dona de um belo apartamento em Nova York, e a tentativa de suicídio, regada a uísque, tem Radiohead como trilha sonora. Mesmo não sendo autobiográfica, a história de 'Veronika Decide Morrer' é baseada nas experiências de Paulo Coelho, que passou por três internações em hospícios na década de 60. Apesar de a personagem principal ser uma mulher, ‘‘Veronika’’ já foi considerada a sua obra mais confessional. Mas nem a experiência pessoal delicada, nem o ineditismo da adaptação foram suficientes para animar o escritor, que preferiu não se envolver com a produção. Paulo Coelho se recusa a dar entrevistas sobre o filme e, em seu perfil no Twitter, afirma que não chegou sequer a assistir à versão final e não tem grandes expectativas em relação à chegada de Veronika aos cinemas. 'A minha praia é escrever', diz.

No filme, Sarah Michelle é a Veronika do título, uma jovem com um bom emprego, um belo apartamento e um grande vazio dentro de si. A depressão é tão grande que ela sucumbe. Ao som da banda Radiohead, toma um monte de comprimidos para se matar - mas antes encontra tempo para mandar um e-mail para uma revista de moda, reclamando que eles não entendem nada da última estação. Dias depois, Veronika acorda numa clínica psiquiátrica, sob os cuidados do Dr. Blake (Thewlis), cuja ética profissional parece estar em terceiro ou quarto plano - bem depois de seus interesses amorosos ou experimentais. O médico diz para a moça que ela não terá muito tempo de vida, pois seu coração foi afetado pela tentativa de suicídio frustrada e não há cura. Então, Veronika, que tanto queria abandonar o mundo, decide viver. Nesse momento, o longa roteirizado por Larry Gross (de 'Crime Verdadeiro') e Roberta Hanley passa a acompanhar o cotidiano da personagem na clínica Villette. Lá ela interage com outros pacientes cheios de problemas emocionais - como a advogada Mari (Melissa), a colega de quarto Claire (Erika Christensen, de 'Plano de Voo') e o solitário Edward (Jonathan Tucker, de 'O Massacre da Serra Elétrica').

Para Bruno, que leu este e a maioria dos livros de Paulo Coelho, a estréia de 'Veronika Decide Morrer' parece gerar muito mais curiosidade que expectativa por um grande filme. Em parte, pela seleção do elenco, sem grandes nomes. 'Particularmente não gostei da escolha de Sarah Michelle Gellar para viver a protagonista'. A atriz, até então, havia feito apenas filmes adolescentes como 'Tartarugas Ninjas - O Retorno', 'O Grito' e 'Pânico 2', mas ficou mais conhecida mesmo com a série de TV 'Buffy, a Caça-Vampiros'. 'Acho que o papel merecia uma atriz com mais potencial dramático', avalia o fã, que vai ter de aguardar a estréia, em Belém, para ver se Sarah convence no papel.

PUBLICIDADE

OUTRAS NOTÍCIAS DO CADERNO
• Paulo Coelho chega ao cinema
• “Deliquentes’’ lança o CD Indiocídio
• Conceição Chermont e Banda C3 fazem show
• ‘‘Maranatha’’ abre Show Vocacional no São Pio X
• Espaço 'Atores em Cena' inaugura neste sábado
• Monte Carlo Circus monta picadeiro no Mangueirão
• Teatro do Museu recebe montagem Biblioteca Mabú
• Serginho Cunha volta com o Delivery de Humor
Listar todas as noticias do caderno

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário