domingo, 9 de agosto de 2009

Polícia mata uma pessoa a cada 4 dias

Envie para um amigo

A polícia do Pará nunca matou tanto como em 2009. Levantamento feito pela Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública revela que a cada quatro dias uma pessoa morre em confronto com policiais civis ou militares do Estado. A média é resultado da contagem de protocolos abertos pelo órgão entre janeiro e julho deste ano. Foram 46 homicídios praticados por policiais no exercício de suas funções - quase o dobro do número de mortes em ações nos seis primeiros meses de 2007 - e 21% a mais que o mesmo período em 2008.

A Ouvidoria também atesta, baseada em consultas no sistema on-line do Tribunal de Justiça do Pará, que mais da metade das vítimas da polícia era inocente, nos termos da lei: não possuía antecedentes criminais e não respondia a processos na justiça pela prática de qualquer tipo de ilícito. No balanço parcial do segundo trimestre de 2009, com dados coletados entre a segunda quinzena de março e o dia 30 de abril, nove das 12 pessoas mortas em ações policiais não tinham antecedentes criminais. Nos primeiros três meses do ano, quando 22 suspeitos tombaram em suposto confronto com policiais, 12 não tinham passagem por delegacias.

Émerson Cruz Freitas, o rapaz de 37 anos morto por uma guarnição da PM no bairro da Pedreira no dia 14 de junho, faz parte destas estatísticas. Ele não possuía registros de crimes na justiça e, segundo testemunhas, não cometia delito no momento em que foi morto.

Belém 09 de Agosto de 2009 BUSCA:

Fonte: O Liberal

Para ver a matéria completa assine O Liberal Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário