Terça-feira, 18 de Agosto de 2009
Cultura cacaueira será implantada em Novo Progresso
Ainda este ano, cerca de 500 mil reais serão investidos em Novo Progresso e em Castelo de Sonhos, na implantação de dois escritórios da CEPLAC para incentivar o cultivo do cacau.
A pedido de Agamenon Meneses, presidente do SIPRUNP (Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso), o deputado federal Zequinha Marinho conseguiu junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento e à diretoria da CEPLAC a aprovação de implantar dois escritórios. Disponibilizando ainda, verba de gabinete no valor de 500 mil reais para a implantação da CEPLAC em nossa região, uma unidade para atender Novo Progresso, a outra em Castelo de Sonhos. 300 mil reais serão destinados à construção dos prédios, o restante será usado para a implantação e para compra de viaturas.
Ao receber solicitação, a prefeita de Novo Progresso, Madalena Hoffmann, prontamente se dispôs a contribuir naquilo que for necessário e possível, imediatamente garantiu a doação de um terreno para a construção do escritório em nossa cidade, a prefeita de Altamira, Zileida Sampaio, também se comprometeu a colaborar no mesmo sentido em relação a Castelo de Sonhos. Até que se realizem as construções, as duas prefeituras poderão alugar prédios para a imediata implantação da CEPLAC.
Agamenon disse que é extremamente necessário que antes do fim do ano, sejam implantados os escritórios, para a providência dos projetos e dos estudos de solo, e, se preparar para a próxima safra que vai de abril a junho e deixar tudo pronto para a produção de mudas para a safra 2010/2011. ...”provavelmente, os dois escritórios serão subordinados ao escritório central em Alta Floresta - MT devido à distância e à logística existente”.
O sindicalista ressaltou que, a Secretaria Municipal de Agricultura, através do secretário Edson Santarém, a EMATER, através do coordenador Marcelo e o SIPRUNP, já vinham desenvolvendo um trabalho neste sentido, mas, somente com a implantação da CEPLAC, será possível fomentar através de financiamentos a implantação dessa atividade econômica, e, que a participação da prefeitura é de extrema importância para dar agilidade ao processo. “... quanto à logística, estradas vicinais, apoio às associações e sindicatos, a prefeita Madalena tem feito prontamente”. Concluindo com a palavra de ordem. “Agora vai”.
Fonte:Tribuna do Povo/Manolo Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário