segunda-feira, 29 de março de 2010

Domingo de Ramos abre festejos da Semana Santa

A entrada triunfal foi também o caminho para o calvário. Naquele dia, as mesmas pessoas que clamaram Jesus com os ramos das palmeiras nas alturas, tempos depois o crucificaram. Hoje, o espírito de renovação toma conta de todos aqueles que creem na ressurreição do filho de Deus. Esta é a mensagem do Domingo de Ramos, em que começa a Semana Santa para milhões de católicos em todo o mundo. É quando os mistérios da reconciliação são celebrados de maneiras diferentes entre os cristãos. Os ramos, neste caso, são indispensáveis como demonstração de glorificação. Procissões, missas e confissões fazem parte da programação oficial, já sob o comando do novo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira.

O reitor do Seminário São Pio Neto, Sebastião Fialho, diz que o Domingo de Ramos deve ser comemorado com alegria, pois trata-se da entrada de Jesus em Jerusalém como rei. "Este foi o dia em que Jesus foi ao encontro de seu destino. Ele entrou livremente na cidade mesmo sabendo do que iria ocorrer. O filho de Deus foi por e para a paixão. Durante a Quaresma, estivemos bem perto da Palavra de Deus e ainda estamos nos preparando para a Páscoa, que será a renovação completa de nossas vidas", explica.

Sacrifícios como o jejum são uma prática que deve ser feita com disciplina. Segundo o padre, nem todas as pessoas podem ficar dias sem se alimentar. Este tipo de penitência deve ser evitado por aqueles que não têm possibilidades físicas de fazê-lo. Por este motivo, quem sentir dificuldades pode procurar a paróquia mais próxima e pedir orientações. A Igreja recomenda que a oferta de abstinência deve ser feita na Quarta-Feira de Cinzas, em fevereiro, quando começou a Quaresma, e na Sexta-Feira Santa. Ainda na sexta-feira é necessário que se faça o máximo de silêncio possível.


Fonte: O Liberal Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário