quarta-feira, 24 de março de 2010

Paragominas (PA) deve sair da lista dos municípios que mais desmatam a Amazônia - 23/03/2010

O Ministério do Meio Ambiente divulgará na próxima quarta-feira (24), em uma coletiva de imprensa, a nova lista dos municípios que mais desmatam a Amazônia. A expectativa é que nessa edição o município de Paragominas, no Pará, não esteja incluído na relação que agrupa os municípios responsáveis por 50% do desmatamento de toda a floresta, já que conseguiu alcançar a meta de redução do desmatamento e de realização do Cadastro Ambiental Rural das (CAR) nas propriedades.

Desde que teve seu território incluído na lista, em janeiro de 2008, o município estabeleceu como meta zerar o desmatamento ilegal e pretende se tornar o "município verde" da Amazônia. Para realizar a tarefa assinou, em março de 2008, um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de Paragominas, o Sindicato de Produtores Rurais de Paragominas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e a The Nature Conservancy (TNC) para o combate e controle do desmatamento e a realização do CAR.

Na coletiva de quarta-feira, serão apontados os investimentos dos Governos dos Estados do Pará e do Mato Grosso, das Prefeituras de Paragominas e Marcelândia (MT), do Ministério do Meio Ambiente, e da TNC, destinados a controlar e diminuir o desmatamento e a promover o ordenamento territorial na Amazônia. Também será divulgado o envio da minuta de Decreto que estabelece o Macrozoneamento da Amazônia à Casa Civil.

Cumprindo as metas

Para conseguir cumpri as metas, Paragominas elaborou um diagnóstico socioeconômico e florestal do município e um monitoramento mensal do desmatamento detectado pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD). Comparando o desmatamento acumulado de 2009 com 2008, houve queda de 80% do desmatamento: de 18,6 quilômetros quadrados em 2008, o desmatamento passou para 3,9 quilômetros quadrados em 2009. Por meio das ações desenvolvidas, o município conseguiu estabilizar o desmate atingindo no máximo 2,4 quilômetros quadrados por mês.

Os dados do Prodes, gerados pelo Instituto de Pesquisa Espaciais (Inpe) também acompanharam a tendência de queda no desmatamento do municípios. Em 2007, o Prodes registrou 107 quilômetros quadrados de áreas desmatadas na região. No ano seguinte (2008) houve redução de 43%, quando o desmatamento atingiu 61 quilômetros quadrados. Em 2009, o desmatamento continuou em queda, somando 21 quilômetros quadrados, 66% menor que o registrado em 2008.

Marcelândia

Além de Paragominas, Marcelândia também foi convocada para a divulgação do MMA, e espera-se que o município saia da lista dos que mais desmatam a Amazônia.

Em julho do ano passado, o município de Marcelândia realizou uma reunião para discutir o desenvolvimento sustentável do município e para definir as ações do projeto "Marcelândia 100% Legal" e entregou um termo de compromisso assinado por todas as entidades, requerendo a participação do município na Operação Arco Verde, do Governo Federal.

O prefeito, Adalberto Diamante, defendeu que o município que tanto tempo esteve como o primeiro na lista da Operação Arco de Fogo deveria ser o primeiro na lista de atendimento do mutirão Arco Verde, que tem como objetivo atender demandas sociais emergenciais nos municípios foco de controle ambiental e promover a transição das atividades agropecuárias e florestais para a legalidade e a sustentabilidade, com foco nos municípios críticos da Amazônia.

Após o fechamento das madeireiras o município entrou em profunda crise financeira, já que está era a principal atividade econômica da região. Em julho do ano passado, o município finalmente foi contemplado com as ações do programa federal, desenvolvendo palestras e divulgando as informações sobre o desenvolvimento sustentável, produção e comércio de produtos florestais e cadastro ambiental rural.

Saiba mais: Paragominas (PA) pretende sair da lista de campeões do desmatamento e virar "município verde"

Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário