segunda-feira, 1 de março de 2010

Garimpeiros têm representação em Belém

Os garimpeiros de Serra Pelada que residem na Região Metropolitana de Belém e municípios vizinhos não precisam mais se deslocar para Curionópolis e lá tratar de assuntos de seus interesses. A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) decidiu abrir uma delegacia na capital paraense. O presidente da Coomigasp, Gessé Simão, indicou para comandar a delegacia o garimpeiro Vitor Alvarado.

“Muitos garimpeiros, por problemas financeiros, não podem se deslocar para Marabá e Curionópolis e região e aqui terão o apoio de que necessitam”, explicou Alvarado, informando que mais de 500 garimpeiros que nos anos de prosperidade de Serra Pelada atuaram no garimpo hoje moram em Belém e municípios próximos. Ele disse que sempre há garimpeiros de outros Estados que visitam Belém, mas, por não conhecerem a cidade, acabam vítimas da violência urbana.

A nova delegacia, no bairro de São Brás, perto do terminal rodoviário, terá a missão de prestar esclarecimentos sobre direito à participação dos garimpeiros na retomada da mineração mecanizada em Serra Pelada, um projeto que na semana passada já obteve licença ambiental prévia do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema). A dúvida da maioria é se quem está atrasado com suas contribuições de associado à Coomigasp terá direito ou não na venda de ouro.

A aposentadoria dos garimpeiros - cujo projeto tramita na Câmara Federal - também é uma das preocupações da categoria. A delegacia terá um atendimento voltado para essas informações. O telefone para contato, 9907-0604, é do próprio Vitor Alvarado. A Coomigasp tem hoje cerca de 45 mil garimpeiros, mas pelo menos a metade está com suas mensalidades atrasadas. Há milhares de garimpeiros que simplesmente deixaram de pagar, logo depois do fechamento de Serra Pelada, em 1990.

O presidente da Coomigasp, Gessé Simão, destaca a importância da delegacia da entidade em Belém. “Há assuntos que podem ser decididos aqui mesmo, sem que os garimpeiros tenham que viajar para Curionópolis, como sempre ocorre”. Já foi autorizada a aquisição de computador, mobiliário e aluguel do imóvel.

FONTE: Diario do Pará

Um comentário:

  1. A coomigasp é fruto e "parto" de crime hediondo ,que é inafiançável e imprescritível.As diversas diretorias a partir de Curió até o Gessé Simão ,não passam de estelionatário e praticantes de crimes diversos a ÚNICA SUSCESSORA DA COOGAR É A COMGASP-Cooperativa mista de Garimpeiros de Serra Pelada .TODOS que estão ajudando a coomigasp nestes crimes,são criminosos também,não importa o tamanho do cargoou função que ocupem,a JUSTIÇA cuidará deles todos.Leitores,FIQUEM ATENTOS ,por traz disto tudo está a CVRD/Vale e um imenso OLIGOPÓLIO internacional ,que é quem controla mundialmente os preços dos minérios controlando a
    máxima de mercado que é a LEI DA OFERTA E DA PROCURA . ELIEZER LUIZ JUCÁ SOARES -PRESIDENTE DA COMGASP (A LEGÍTIMA E ÚNICA SUSCESSORA DA COPGAR,o resto é FRAUDE TOTAL).BANDO DE CORRUPTOS ,TENHAM VERGONHA NA CARA,voc~es são a escória que envergonha o BRASIL

    ResponderExcluir