quarta-feira, 11 de julho de 2012

IBAMA FLAGRA SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE ITAITUBA COM CARNE DE TARTARUGA EM AEROPORTO.


Publicado por Edson Santos Destaque, Polícia jul 11, 2012
IBAMA flagra secretário de Meio Ambiente de Itaituba com carne de tartaruga em aeroporto.

O IBAMA flagrou o secretário de Mineração, Meio Ambiente e Produção de Itaituba, Ivo Lubrina de Castro, com uma tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa), já sem casco e esquartejada, no Aeroporto Internacional de Belém, na noite desta segunda-feira (9). A carne do animal, que integra a lista das espécies brasileiras ameaçadas de extinção, estava dentro de um isopor que vinha da região oeste do Estado.
Segundo o chefe do posto de fiscalização do IBAMA no aeroporto Val-de-Cans, Luiz Paulo Albarelli, o secretário alegou que a tartaruga seria servida numa festa de recepção para o filho dele, que chegaria de Londres, onde estuda. Por transportar o animal protegido sem autorização do órgão ambiental, o político foi multado em R$ 5 mil e vai responder civil e criminalmente pela infração ambiental. A carne da tartaruga-da-amazônia será incinerada.

O secretário de Meio Ambiente embarcou em Itaituba, aproximadamente às 19h, no voo 6423 (Almeirim-Belém), que fez escala na cidade. Ele despachou a tartaruga de cerca de 10 kg, já congelada, acondicionada em uma caixa de isopor. Ao chegar ao desembarque no aeroporto Val-de-Cans, por volta das 21h, o volume foi aberto pelos agentes do IBAMA. A carga foi apreendida e o político multado na hora.

Ao chegar a Itaituba o secretário não quis se posicionar diante do fato.

 Com informações do IBAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário