sexta-feira, 30 de abril de 2010

ACIDENTE TIRA A VIDA DE UM DOS MAIS NOTÁVEIS JOVENS DE NOVO PROGRESSO.

Nosso município perde um grande jovem de grande talento, Andre Fernando acadêmico da FASIPE; nós do curso de administração, "Deixamos a nossa mensagem" aqui no blog do EDCARLOS RIBEIRO, todos sentiremos saudade de você caro amigo, que Deus na sua infinita misericordia abençoe o seu descanso e te de a paz. Deixamos aqui a você esta canção em forma de poesia, esteja onde estiver esta canção e pra você do fundo do coração; AMIGO ANDRE FERNANDO.


Canção Da América
Milton Nascimento

Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento
Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar

No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.












Por: EDCARLOS RIBEIRO

ANDRE FERNANDO, DESTAQUE POR VÁRIOS ANOS CONSECUTIVOS COMO MELHOR WEB DESIGNER DE NOVO PROGRESSO, PERDEU A VIDA EM UM TRÁGICO ACIDENTE ENVOLVENDO A VITIMA QUE CONDUZIA UMA MOTO E UM CAMINHÃO TIPO CAÇAMBA DA EMPRESA JM QUE FAZ A OBRA DE ASFALTAMENTO NO TRECHO URBANO DA CIDADE.

NOVO PROGRESSO ESTA EM CHOQUE, A VIDA DE UM JOVEM TALENTOSO, MORADOR QUE TODOS CONHECIAM E ADMIRAVAM FOI CEIFADA EM MAIS UM TRÁGICO ACIDENTE.

DESTAQUE DO ANO POR VÁRIOS ANOS CONSECUTIVOS, O JOVEM ANDRE FERNANDO ERA CONHECIDO E ADMIRADO POR TODOS NA REGIÃO, NÃO SOMENTE POR SER UM GRANDE PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM POR SEU JEITO SORRIDENTE E AMIGÁVEL, , SEU CARISMA, SUA ALEGRIA DE VIVER CONTAGIAVA E CONQUISTAVA A TODOS.

HOJE É UMA DATA MUITO TRISTE PARA NOVO PROGRESSO, TODOS NOS PERDEMOS UM SER HUMANO MUITO ESPECIAL, MAS FICAREMOS E GUARDAREMOS CONOSCO A IMAGEM SORRIDENTE DO NOSSO AMIGO ANDRE FERNANDO EM NOSSAS MEMÓRIAS, E SUA ALEGRIA DE VIVER FICARA SEMPRE COMO UM EXEMPLO PARA TODOS OS JOVENS DESTA CIDADE.


POR : ARCISO ANTONIO
DA REDAÇÃO DO SITE POVOSDAAMAZONIA

LIRA MAIA APROVA PROJETO DA ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DE SANTARÉM

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira (28), o Projeto de Lei nº 5.418/2009, de autoria do Deputado Lira Maia (DEM/PA), “que cria Área de Livre Comércio no Município de Santarém, no Estado do Pará, e dá outras providências”.

O Relator da proposta, Deputado Jurandil Juarez (PMDB/AP), apresentou parecer favorável que foi aprovado por unanimidade.

Segundo o Relator, a região oeste do Pará ainda permanece isolada, quase à margem do desenvolvimento econômico que beneficia outras regiões do Estado. “As oportunidades a ser gerada com a aprovação da iniciativa do Deputado Lira Maia virão reduzir a pobreza local, criar novas oportunidades e contribuir para a melhoria da qualidade de vida daquela população”, ressaltou o relator.

Durante as discussões, o Deputado Lira Maia falou na condição de autor da proposta e também na condição de Vice-Líder do Democratas na Câmara dos Deputados. Lira Maia ressaltou que já é hora do Governo Federal atender este justo anseio da população, pois, o único Estado da Amazônia que não possui uma Área de Livre Comércio é o Pará.

A matéria segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação e para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado nestas Comissões e não havendo recurso, a proposta segue direto para o Senado Federal.

“Estamos acompanhando de perto a tramitação do Projeto visando sua aprovação em todas as comissões. Aprovar o presente projeto de lei é contribuir para levar, à região em torno de Santarém, benefícios pelos quais sua população luta há tempos. Não mediremos esforços para que possamos ter, num futuro próximo, a efetiva criação da Área de Livre Comércio de Santarém que é vital para o desenvolvimento sócio-econômico de toda a região oeste do Estado do Pará. A partir de sua instalação em Santarém, a Área de Livre Comércio irá beneficiar todo o Pará e, em especial, o nosso futuro Estado do Tapajós”, concluiu Lira Maia.

Por: Henderson Lira Pinto (verhp.pfl.com)

Aumenta registro de jornalistas sem diploma

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já contabiliza 1098 registros de jornalistas sem graduação específica na área, após a decisão do Supremo Tribunal Federal, que derrubou a obrigatoriedade de diploma para exercer a profissão. A emissão de registro para jornalistas sem graduação passou a ser adotada pelo MTE no início deste ano, após publicação do acórdão da decisão. A orientação é de que os profissionais formados sejam registrados como “Jornalista Profissional”, e os sem diploma, “Jornalista/Decisão STF”.

O estado que mais emitiu o registro para não diplomados foi São Paulo, com 554 emissões. A lista segue com Minas Gerais (113) e Distrito Federal (70). O único estado que ainda não emitiu esse tipo de registro foi o Amapá. Os dados contabilizam registros emitidos até o dia 09/04.

Para o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo de Andrade, o número não altera a posição dos sindicatos em defender ou não a filiação de não diplomados. “É bom lembrar que já temos um estoque de quase 15 mil precários, por liminar. Esse novo número não altera a posição dos sindicatos em lutar pela regulamentação da profissão”, declarou.

Andrade acredita que o número de jornalistas sem graduação na área tende a crescer ainda mais. “Não me surpreende esse número, achei que até poderia ser maior. Tenho a impressão que irá crescer cada vez mais, porque o Ministério do Trabalho não tem critérios para o registro, basta estar vivo”, critica.

Sobre os direitos que esses novos jornalistas pretendem desfrutar, o presidente da Fenaj diz que a questão deve ser polêmica. “Os direitos desses jornalistas agora é problema do Congresso Nacional, digo da Câmara e do Senado. Eles que terão que saber o que fazer com esse estoque de jornalistas sem formação”, conclui.

Fonte:O estado do tapajos
Por Izabela Vasconcelos/Do Comunique-se

Brasil e Brazil...


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito ontem quinta-feira (29) pela revista americana “Time” como o líder mais influente do mundo. Lula encabeça o ranking de 25 nomes e é seguido por J.T Wang, presidente da empresa de computadores pessoais Acer, o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o presidente americano Barack Obama e Ron Bloom, assessor sênior do secretário do Tesouro dos Estados Unidos.

No perfil escrito pelo cineasta Michael Moore, o programa Fome Zero (praticamente substituído pelo Bolsa Família) é citado como destaque no governo do PT como uma das conquistas para levar o Brasil ao “primeiro mundo”. A história de vida de Lula também é ressaltada por Moore, que chama o presidente brasileiro de “verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina”.

A revista lembra quando Lula, aos 25 anos, perdeu sua primeira esposa Maria grávida de oito meses pelo fato dos dois não terem acesso a um plano de saúde decente. Ironizando, Moore dá um recado aos bilionários do mundo: “deixem os povos terem bons cuidados de saúde e eles causarão muito menos problemas para vocês”.

Clique aqui para ler a íntegra.

E aqui para ler o perfil de Lula na Time.

Obs: Quanto ao terceiroparagrafa no aqui no Brasil não mudou nadinha de nada... pois nosso SUS é coisa mais nojenta do mundo, mais feio que bater na mâe...

Por: Luciano "ÁGUIA CONTRA A CORRUPÇÃO"

PENSE... PENSE... E PENSE NOVAMENTE... AGORA VOTE COM CONCIÊNCIA



* Não tenho ódio deles. o que eu tenho é nojo desse bando de PSDBostas nojentos e mais falsos que uma nota de 3 Reais... não precisamos deles e nem merecemos; é claro rsrsr.


Por: Luciano "ÁGUIA CONTRA A CORRUPÇÃO"

Novo Progresso: Após sinalização, virá fiscalização no trânsito do municipio.

O DETRAN, em convênio firmado com a prefeitura municipal de Novo Progresso, vem sinalizando ruas e avenidas do municipio, principalmente aquelas onde, obtem um numero elevado de trafego de veiculos. Essa é a noticia boa, porém, ao terminarem os trabalhos de sinalização o DETRAN, irá, segundo nossa fonte, agir com rigor sobre documentação atrasada, transferencias, carteira de habilitação entre outras irregularidades. O inicio das Blitz, será em no máximo 4 meses.


Por: Reginaldo Ribeiro / Jornal O Atual

Transferidos 18 presos de Mato Grosso para Rondônia

A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública transferiu, hoje, 18 presos que estavam na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, para o presídio Federal de Porto Velho,(Rondônia). A transferência foi autorizada pela Justiça Federal de Rondônia. De acordo com a Secretaria Adjunta de Justiça, a transferência foi motivada por interesse da segurança pública.

Foram transferidos os presos: Domingos Assunção da Silva, Fagner Moraes dos Santos, Renilson Machado Ireno, Carlos Francisco Campos Silva, Fabio Alexandre Gonçalves da Silva, Josimar Ribeiro da Silva, Antonio Nilson Ribeiro da Silva, Raimundo Nonato Ribeiro da Silva, Miro Arcanjelo Gonçalves de Jesus, Arildo Osvaldo Conceição, Rodrigo Lupercio Sebastião, Paulo Cesar da Mota, Welderson Cristiano da Silva Bontempo, Marcelo Gonçalo Salomé, Jeferson Roseno de Oliveira, Gelio Nelsi da Silva, Renildo da Silva Rios, Hércules Araujo Agostinho e Célio Alves de Souza. Hércules e Célio são ex-policiais militares acusados de homicídios.

Os presos transferidos têm elevada periculosidade e eram considerados lideranças no sistema penitenciário estadual do Mato Grosso. Entre os principais crimes cometidos pelo grupo estão homicídios, roubo qualificado, latrocínio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, falsidade ideológica e tentativa de fuga.

Fonte: Só Notícias com A Gazeta

Aécio afirma que eleição perde sem Ciro e elogia proposta do Ministério da Segurança

O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB), pré-candidato ao Senado, disse nesta quinta-feira que a saída do deputado Ciro Gomes (PSB) da disputa presidencial foi uma perda para o debate político. Ele também aprovou a ideia do pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, de criar um Ministério da Segurança Pública.

"Tenho uma enorme identidade com o companheiro Ciro Gomes, acho que independente de que, seja o beneficiário, se Serra, se Dilma [Rouseff], se Marina [Silva], não importa, da sua saída, acho que perde o processo eleitoral", afirmou o ex-governador em visita ao Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, onde se reuniu com o atual ocupante do cargo, Antonio Anastasia, segundo entrevista distribuída pela assessoria do governo mineiro.

Para ele, o empobrecimento se dá pelo tom plebiscitário que a disputa pode ter sem Ciro. "Acho que, no futuro, ainda estaremos juntos em projetos importantes a favor do país", afirmou sobre Ciro.

Sobre o Ministério da Segurança Pública, Aécio lembrou da experiência de Serra como ex-governador e ex-prefeito. "Há praticamente uma omissão, uma ausência absoluta da presença do governo federal na parceria com os Estados no enfrentamento da segurança pública." Para ele, um novo ministério é uma opção saudável.

Segundo Aécio, não existe a hipótese de um prefeito do PSDB de Minas votar em Dilma. "Pode ser que exista um prefeito, que seja da nossa base aqui em Minas, e seja da base federal, não do PSDB, obviamente, não do Democratas, não do PPS, que pode ter essa opção. Farei o possível para convencê-lo de que o melhor para Minas Gerais é a eleição de José Serra", afirmou.

O ex-governador negou que esteja negociando como o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que é seu primo, para que ele seja o vice de Serra. "Não cabe a mim a condução dessas negociações em relação a composição da chapa."

Fonte: Folha oline

Blairo assume coordenação política de Silval

O ex-governador Blairo Maggi confirmou que estará, já a partir da próxima semana, efetivamente na linha de frente da campanha pró-Silval Barbosa. "Ele será o capitão do time de apoio nesta campanha. Sua presença vai somar de forma decisiva com a pré-equipe de articulação para que nossa aliança seja forte e envolva todos os setores e segmentos do Estado. O Blairo está voltando com todo o gás e quer contribuir em seu máximo para que Mato Grosso continue avançando", adiantou o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes.

O posicionamento de Maggi foi exposto durante uma reunião estratégica realizada em Rondonópolis com o governador Silval Barbosa e Eder Moraes. "Na oportunidade nós reforçamos junto ao Blairo a importância que ele possui nesta eleição. Estaremos defendendo o modelo de Governo que ele implementou em Mato Grosso. É com base neste trabalho de sucesso que vamos avançar, realizar novas obras estruturantes, continuar e ampliar os programas sociais desenvolvidos ", detalhou o governador Silval Barbosa.

Durante o encontro também ficou confirmado que Maggi será o coordenador de articulação política da base aliada. "Defender a candidatura de Silval é garantir que retrocesso não chegue ao poder, que os investimentos na qualidade de vida da população e na infraestrutura do Estado continuem. Vamos confirmar os apoios que estão sendo apresentados com a aproximação do pleito, mas ninguém melhor que Blairo Maggi para reforçar as alianças", destacou Eder Moraes.

Entre os apoiadores e coordenadores da equipe de campanha que está sendo formada estão o superintendente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Adjaime Ramos de Souza, o deputado federal Carlos Abicalil, o secretário-executivo do PR/MT, Emanuel Pinheiro, Nico Baracat, entre outros.

Fonte: Luciane Mildenberger/só noticias

Brasiguaios causam crise em cidade de MS

A prefeita de Itaquiraí (MS), Sandra Cassone (PT), pode decretar situação de emergência no município depois que cerca de 1.500 brasiguaios (brasileiros que moram no Paraguai) acamparam na BR-163, entre Itaquiraí e Naviraí, a 390 quilômetros de Campo Grande. Eles dizem ter sido expulsos do Paraguai.

Em Pedro Juan Caballero, as lojas mantêm seguranças fortemente armados, informa reportagem do enviado especial Gustavo Hennemann, publicada nesta sexta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes UOL e do jornal).

Tire suas dúvidas sobre a crise de segurança no Paraguai

Segundo a prefeita de Itaquiraí, a estrutura da cidade, de 22 mil habitantes, não comporta a chegada dos novos moradores, brasileiros que dizem ter sido expulsos do país vizinho por policiais, milicianos e camponeses.

Os brasiguaios começaram a chegar há aproximadamente três meses. Eles disseram que as terras compradas por eles estavam sendo invadidas por paraguaios, insatisfeitos com a presença brasileira na região.

Delcio Nees, 35, foi um dos primeiros a deixar sua fazenda paraguaia, em Mariscal Francisco Solano López, no departamento de Caaguazú. "A polícia chega, bate nos brasileiros, depois os camponeses invadem, roubam nossos animais, queimam a gente com cigarro."

Estado de exceção

O Paraguai vive uma crise de segurança desde sábado, quando o governo decretou estado de exceção em cinco departamentos (Estado) do norte para combater um grupo chamado EPP que, conforme especialistas, não possui nem cem integrantes. Em meio ao regime especial, o senador Robert Acevedo sofreu um atentado em Pedro Juan Caballero que resultou na morte do motorista e do guarda-costas dele e na prisão de dois brasileiros.

Leia a reportagem completa na Folha

Fonte: Folha oline

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Flamengo vence o Corinthians no Maracanã

Adriano vence duelo com Ronaldo e Fla bate o CorinthiansCom gol de Adriano, o Flamengo bateu o Corinthians por 1 a 0 nesta quarta-feira, debaixo de chuva no Maracanã, e abriu vantagem no duelo brasileiro das oitavas de final da Copa Libertadores.

Mesmo jogando com um a menos (Michael foi expulso aos 36min do primeiro tempo), o time carioca garantiu o resultado positivo aos 20min da etapa final, com gol de pênalti de Adriano. Com o resultado, o Flamengo avança às quartas com um empate na próxima quarta, no Pacaembu. Caso marque como visitante, ainda poderá perder por um gol de diferença.

Muita chuva e pouca emoção. Atrapalhados pelas poças no gramado do Maracanã, os jogadores das duas equipes abusavam dos erros nos passes e dribles no início do jogo. Para levantar a torcida, só Ronaldo, muito vaiado pelos rubro-negros a cada vez que tocava na bola. Os donos da casa ainda assustaram com chute cruzado de Léo Moura, que saiu perto da trave de Júlio César, e cabeçada de Vagner Love, defendida pelo goleiro corintiano.

A chuva enfraqueceu e o duelo melhorou a partir da metade da etapa inicial. Ralf tentou de longe para o Corinthians, mas Bruno defendeu facilmente. No Flamengo, Vagner Love partiu sozinho e acabou travado por Chicão na hora do chute. Contudo, quando os cariocas ensaiavam uma pressão, Michael cometeu falta dura em Dentinho e, como já tinha amarelo, foi expulso pelo árbitro aos 36min. Com um a mais, o Corinthians tomou o controle do jogo, mas não criou perigo no final do primeiro tempo.

Já o início da etapa complementar foi movimentado, com os dois goleiros trabalhando. Júlio César foi buscar no canto chute de longe de Adriano, enquanto Bruno fez grande defesa, saindo nos pés de Moacir. Mas os dois times não mantiveram o ritmo. Aos 10min e os gritos de Petkovic surgiram nas arquibancadas. A torcida não foi atendida, mas viu o time quase marcar cinco minutos depois: Juan cobrou falta, a bola quicou no chão e tocou o travessão. Na sobra, Adriano mandou para fora.

Mas o gol do atacante sairia pouco depois. Aos 20min, Juan recebeu lançamento na área e foi derrubado por Moacir. Pênalti, que Adriano converteu. Mano Menezes, então, mexeu em sua equipe, com Jorge Henrique e Iarley nas vagas de Danilo e Dentinho, respectivamente. As alterações não surtiram efeito e o Flamengo quase ampliou aos 33min. Willians cruzou para Adriano, que cabeceou. Júlio César defendeu e a bola ainda explodiu no travessão antes de Roberto Carlos afastar.

O Corinthians respondeu aos 38min. Em seu melhor lance na partida, Ronaldo fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida. Iarley e Jorge Henrique subiram ao mesmo tempo e não conseguiram finalizar. Logo depois, o camisa nove corintiano saiu para a entrada de Souza. Resta ao atacante e ao time paulista tentar dar o troco no duelo de volta.

(Terra)

terça-feira, 27 de abril de 2010

CONGRESSO RACCO 2010 FOI MARAVILHOSO
















Fonte: RACCO

Sema doa madeira apreendida aos municípios de Pacajá e Tucuruí

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), doou mais de 2,6 mil metros cúbicos de madeira em tora e 46 metros cúbicos de madeira serrada a prefeituras e associações comunitárias dos municípios de Pacajá e Tucuruí, no período de 17 a 22 de abril.

A madeira foi entregue à Sema pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em cumprimento ao Termo de Cooperação firmado entre as duas instituições, em 2007. Desde janeiro de 2010 já foram realizadas 23 doações, tanto em tora quanto serrada (em formato de ripa ou pernamanca).

O material distribuído será usado na construção de casas populares, mobília e ampliação de escolas. Algumas das espécies entregues foram maçaranduba (Manilkara huberi), cupiúba (Goupia glabra), jatobá (Hymenaea courbaril), angelim pedra (Hymenolobium petraeum) e angelim vermelho (Dinizia excelsa Ducke).

A madeira é doada pela Sema à pessoa jurídica sem fins lucrativos, mediante a apresentação de um projeto explicando o destino do produto.

Da Redação
Agência Pará

Ascom/Sema

Lady Laura

O país está de luto em memória a pessoa que embalou os sonhos do maior cantor popular brasileiro. A mãe do Rei Roberto Carlos deixará saudade, mas sua discrição perfeita continuará presente no subconsciente de todos os fãs, a partir dos versos da canção “Lady Laura”.

Lady Laura
Roberto Carlos - Erasmo Carlos

Tenho às vezes vontade de ser
Novamente um menino
E na hora do meu desespero
Gritar por você
Te pedir que me abrace
E me leve de volta pra casa
Que me conte uma história bonita
E me faça dormir
Só queria ouvir sua voz
Me dizendo sorrindo:
Aproveite o seu tempo
Você ainda é um menino
Apesar da distância e do tempo
Eu não posso esconder
Tudo isso eu às vezes preciso
Escutar de você

Lady Laura, me leve pra casa
Lady Laura, me conte uma história
Lady Laura, me faça dormir
Lady Laura
Lady Laura, me leve pra casa
Lady Laura, me abrace forte
Lady Laura, me faça dormir
Lady Laura

Quantas vezes me sinto perdido
No meio da noite
Com problemas e angústias
Que só gente grande é que tem
Me afagando os cabelos
Você certamente diria:
Amanhã de manhã
Você vai se sair muito bem
Quando eu era criança
Podia chorar nos seus braços
E ouvir tanta coisa bonita
Na minha aflição
Nos momentos alegres
Sentado ao seu lado sorria
E nas horas difíceis podia
Apertar sua mão

Lady Laura, me leve pra casa
Lady Laura, me conte uma história
Lady Laura, me faça dormir
Lady Laura
Lady Laura, me leve pra casa
Lady Laura, me abrace forte
Lady Laura, me faça dormir
Lady Laura

Tenho às vezes vontade
De ser novamente um menino
Muito embora você sempre ache
Que eu ainda sou
Toda vez que te abraço
E te beijo sem nada dizer
Você diz tudo que eu preciso
Escutar de você

Lady Laura, me leve pra casa
Lady Laura, me conte uma história
Lady Laura, me faça dormir
Lady Laura
Lady Laura, me abrace forte
Lady Laura, me faça dormir
Lady Laura, me beije outra vez
Lady Laura
Lady Laura, Lady Laura, Lady Laura
Lady Laura, Lady, Lady, Lady Laura, Lady Laura
Por: Luís Gustavo Machado

Helenilson Cunha Pontes - Doutor, Livre-Docente pela USP e advogado tributarista

BELO MONTE E O PARÁ

A hidrelétrica de Belo Monte virou prioridade absoluta para o Governo Federal, quase uma obsessão que, infelizmente, não se vê em outros projetos de fundamental importância para o Pará e o Brasil, como o asfaltamento da Transamazônica e da Santarém-Cuiabá. Em razão desta circunstância, se nenhuma decisão judicial de última hora impedir, provavelmente nesta semana será realizado o leilão que definirá o consórcio vencedor para a construção e exploração deste megaprojeto de geração de energia hidrelétrica.

Segundo os técnicos do Governo Federal, a hidrelétrica de Belo Monte é fundamental e indispensável para evitar que o Brasil mergulhe no apagão a partir da próxima década, considerada a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro.

Para contestar os opositores do projeto, especialmente moradores da região afetada pelo projeto, o Governo Federal alega que estão previstas compensações socioambientais superiores a 19 vezes o orçamento de investimento do Governo do Estado do Pará. O discurso oficial afirma que serão realizadas obras em comunicação, transporte e saneamento básico, prometendo que mais de 4.300 famílias que hoje vivem em palafitas ganharão residências dignas.

Segundo as previsões, serão criados em torno de 18 mil postos de trabalho, a serem ocupados prioritariamente com trabalhadores da região. Programas de capacitação profissional e diversificação de atividades produtivas também estão contemplados no projeto.

Parece evidente que o gigantismo da obra causará danos ambientais, e a longa lista de argumentos favoráveis e contrários à obra é prova incontestável desta afirmação. O debate está no balanceamento custos x benefícios que o projeto trará não só no presente, mas principalmente no futuro, e não só para os habitantes da região afetada, mas para todos os paraenses e o Governo do Pará.

Primeiro é preciso registrar que as compensações ambientais previstas no projeto e utilizadas como argumentos favoráveis à obra não são favores governamentais às comunidades afetadas. São deveres legais e condicionantes jurídicas à execução do projeto. Logo, as pessoas beneficiadas pelas obras compensatórias não devem nutrir qualquer sentimento de gratidão ao consórcio empresarial vencedor, ao Governo Federal e nem aos políticos que se apresentam como defensores do projeto.

Segundo, e para mim aspecto igualmente importante, é a reflexão acerca da repercussão de Belo Monte para a economia e as finanças do Pará.

A energia de Belo Monte permitirá que finalmente o Pará possa se transformar em um Estado com alguma base industrial, que vá além, evidentemente, do desgastado e cansado discurso da verticalização mineral?

No discurso oficial em favor da obra, não se ouve uma só palavra sobre o eventual efeito positivo da energia de Belo Monte para a economia e o povo do Pará. Pelo contrário, todas as justificativas de Belo Monte apóiam-se na necessidade de criar novas fontes de energia para abastecer os Estados industrializados do centro-sul.

Se a energia de Belo Monte é mesmo para desenvolver a economia dos outros Estados, é justo que o Pará seja recompensado por isso, o que não ocorre com a regra constitucional hoje vigente para a tributação da venda de energia de um Estado para outro. Não vejo uma autoridade pública sequer, nem mesmo do Governo do Pará, aproveitar o momento auspicioso para levantar a bandeira da revisão constitucional do critério de tributação do ICMS. Se nada mudar, o Brasil vai gozar da energia gerada do Pará e os paraenses ficarão apenas com as mazelas do novo projeto, que as compensações socioambientais prometem reparar.

Também não se ouve uma só palavra do Governo Estadual acerca da compensação pela exploração de recursos hídricos, devida ao Estado e aos municípios, que, por ser prevista em simples lei ordinária, poderia ser aumentada por simples medida provisória e, assim, representar um compensação definitiva aos paraenses de amanhã pelos impactos gerados pelo megaprojeto energético.

Enfim, o que me incomoda neste debate de Belo Monte é a completa ausência de perspectiva dos efeitos da obra sobre o futuro (dos paraenses, especialmente). O Governo Federal acena com compensações socioambientais, cujo efeito é localizado e imediato. É o caso de se perguntar: e o futuro? O que ocorrerá com a economia do Pará depois da usina pronta? Qual a recompensa que o povo e o Governo do Pará terão por gerarem a energia que permitirá que os Estados industrializados incrementem o seu desenvolvimento?

O enredo deste filme parece que já é conhecido dos paraenses, ou seja, mais colonialismo à vista. Culpa exclusiva da falta de altivez e liderança da elite política do Estado.

Fonte: Jornal O Impacto

PSB formaliza hoje saída de Ciro da corrida eleitoral

A Executiva Nacional do PSB formaliza hoje a retirada da pré-candidatura de Ciro Gomes (CE) à Presidência da República. Com a saída do deputado da corrida presidencial, o PSB deverá oficializar, em junho, o apoio à candidatura da petista Dilma Rousseff à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A fim de ter argumentos para tirar Ciro Gomes da disputa, a cúpula do PSB fez levantamento nos 27 diretórios do partido sobre a candidatura presidencial do parlamentar. A tendência ontem era de que a maioria se posicionasse contra a candidatura de Ciro, optando pelo apoio a Dilma. Um balanço preliminar indicava que apenas "cinco e seis diretórios" eram favoráveis à manutenção de candidatura própria à Presidência, segundo um dos integrantes da cúpula do partido.

O clima no PSB é de irritação com Ciro. Na semana passada, ele criticou dirigentes do partido e afirmou que o candidato tucano à Presidência, José Serra, é mais preparado do que Dilma. Integrantes da cúpula socialista abriram fogo amigo contra Ciro e, nos bastidores, defenderam o afastamento do ministro Pedro Brito da Secretaria de Portos. Brito é homem de confiança do deputado.

"Não vamos polemizar com o Ciro", afirmou ontem o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Segundo ele, o presidente Lula não tem planos de afastar o protegido de Ciro Gomes do ministério. "Essa é uma discussão interna no PSB e acho que o presidente Lula não vai concordar em fazer ajustes internos com cargos", observou o líder.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Previdência inicia pagamento de benefícios

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar, a partir desta segunda-feira (26), os benefícios de quem ganha até um salário mínimo.

Nesta segunda, recebem os segurados com cartão de pagamento com final 1. Na terça-feira (27), recebem os segurados com cartão final 2 e assim sucessivamente.

Ao todo, até o próximo dia 7 de maio, serão depositados mais de 27 milhões de benefícios.

O pagamento de quem ganha acima de um salário mínimo começará no dia 3 de maio. Neste dia, recebem os segurados com cartão de pagamento final 1 e 6. No dia 4, é a vez daqueles com cartão final 2 e 7, e assim por diante, até o dia 7.

Por: Reginaldo Ribeiro

Novo Progresso recebe repasse da "Quota Parte Municipal" do ICMS

Referente ao periodo de 01/01/2010 á 18/04/2010, foi transferido ao municipio, mas exato na conta corrente Nº 170289-0, a quantia de R$ 335.004,99 (trezentos e trinta e cinco mil quatro reais e noventa e nove centavos) referente a Cota Municipal do ICMS ( IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS)


Por: Reginaldo Ribeiro / Jornal O Atual

Cota do IPVA para Novo Progresso

Novo Progresso recebeu pelos veículos emplacados no periodo de 01/01/2010 à 01/04/2010, o valor de R$ 24.874,20, o dinheiro referido, encontra-se depositado na conta corrente Nº 170.291-2

Por: Reginaldo Ribeiro

Diplomação & Posse do novo prefeito de Itaituba

Já foi decidido pela Justiça Eleitoral de Itaituba sobre a Diplomação do empresário Valmir Climaco de Aguiar como Prefeito de Itaituba. A data prevista para a solenidade será esta segunda-feira 26/04/2007, no Cartório Eleitoral do Município às 17:00 hs. Segundo as informações do advogado José Antunes da Coligação Frente de Trabalho a posse de Valmir Climaco e do vice Dr. Edir Pires está prevista também para esta segunda-feira às 19:00 hs. na Câmara Municipal de Itaituba.


Postado por Eliel Sodré 26/04/2010

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Governo lança pré-edital de concessão de floresta no Pará

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Ministério do Meio Ambiente, lançou o pré-edital de concessão para a Floresta Nacional do Amana, no Pará. Serão disponibilizados 210 mil hectares para a extração de madeira de forma legal e sustentável. A área equivale a 1,3 vezes a do município de São Paulo.

A medida faz parte da estratégia do governo federal para reduzir o desmatamento, evitar a grilagem de terras, estimular a extração legal de madeira na Amazônia e estabelecer uma economia baseada no uso sustentado da floresta. A iniciativa é a primeira de uma série de ações desse tipo previstas para a região de influência da BR-163.

"A concessão é o principal instrumento para desenvolver a economia de base florestal com geração de renda e a manutenção da floresta em pé", disse o diretor-geral do SFB, Antônio Carlos Hummel.

A floresta do Amana fica no oeste do Pará e faz parte dos municípios de Itaituba e Jacareacanga. A área foi dividida em cinco unidades de diferentes tamanhos para dar chance a diversos empreendedores. A concorrência pública para exploração da floresta é aberta a empresas, cooperativas e associações.

Estima-se que a produção de madeira no local chegue a 150 mil metros cúbicos por ano e seja responsável por uma arrecadação anual em torno de R$ 6,7 milhões. Este valor será repartido entre União, estado e municípios e deve ser aplicado em ações de conservação, manejo e uso sustentável das florestas.

De acordo com o gerente de concessões do SFB, Marcelo Arguelles, os benefícios socioeconômicos vão muito além do valor arrecadado pela União. “Gera circulação, nos municípios abrangidos pela floresta, de cerca R$ 50 milhões anuais nos setores associados à atividade florestal."

Além de madeira, os vencedores poderão extrair outros produtos, como látex, cascas, cipós, óleos, frutos e sementes. Além disso, eles terão a possibilidade de implantar infraestrutura para expandir o turismo, por meio de atividades como os esportes de aventura e a visitação à região. O SFB projeta a criação de cerca de 1.700 empregos diretos e indiretos com a concessão da área.


Fonte: Agência Brasil - EBC
Link: http://www.agenciabrasil.gov.br/

Lula chama Dilma e pede ajuste no tom usado na TV

José Cruz/ABr
Lula ‘Cabo Eleitoral’ da Silva chamou Dilma ‘Lulodependente’ Rousseff para uma conversa.

O presidente queixou-se à protegida. Acha que Dilma vem exibindo nas entrevistas de TV um discurso demasiado técnico.

Pediu à candidata que seja mais “direta e simples”. Aconselhou o uso de frases curtas. Encareceu que não deixe no ar raciocínios inconclusos.

Deve-se a revelação ao repórter Valdo Cruz. Em notícia levada às páginas da Folha, ele conta que o encontro ocorreu na última sexta (23).

Foi motivado por um relato que Lula recebera sobre o desempenho de Dilma numa entrevista que ela concedera à TV Bandeirantes. O presidente não viu. Porém...

Porém, foi informado de que demonstrara nervosismo, alongara-se nas respostas e deixara raciocínios por concluir.

Para evitar que as deficiências se perpetuem, Lula recomendou a Dilma que reserve mais tempo em sua agenda para o treinamento de entrevistas.

Acha que, toleráveis nesta fase de pré-campanha, os erros que atribui à candidata não podem se repetir mais adiante, sobretudo nos debates televisivos.

De resto, Lula considera que, na quadra atual, as entrevistas a emissoras de rádio e TV surtem mais efeito do que as viagens de Dilma aos Estados. Daí a preocupação.

Valdo Cruz conta que Lula não está só em suas apreensões. O presidente é ecoado por aliados de Dilma. Gente envolvida na campanha.

Avalia-se que, na largada da disputa sucessória, o rival tucano José Serra, mais calejado em campanhas, tem se saído melhor que Dilma.

Concluiu-se que a candidata pressiona excessivamente a tecla da comparação Lula-FHC. Deseja-se que Dilma passe a discorrer também sobre o futuro.

O alto comando da campanha coleciona dados para municiar Dilma. Informações que lhe permitam destrinchar nas entrevistas ideias ligadas a áreas estratégicas.

Por exemplo: políticas públicas para mulheres, crianças e jovens.

- Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza

A contragosto, PT-MG já admite o apoio a Hélio Costa

Tomado pelas últimas declarações de seu dirigente, o PT de Minas Gerais está muito próximo de protagonizar uma metamorfose.

O deputado federal Reginaldo Lopes, presidente do PT-MG, sempre dispensou à tese do apoio petista a Helio Costa (PMDB) um tratamento de barata seca.

Ele pisava distraído nos apelos vindos de Brasília. Depois, empurrava a encrenca com o bico do sapato.

Pois bem, Reginaldo começa a admitir, ainda que a contragosto, a hipótese de o PT se abster da disputa para apoiar Hélio.

Diz coisas assim: "Se for para fazer aliança em que o PT não tenha a cabeça de chapa, tem que ser submetida ao encontro de delegados...”

“...Não ter candidato próprio seria um grande erro. É melhor para nós palanque duplo, mas vou respeitar se congresso do partido definir por um palanque único".

O PT mantém na agenda a prévia que macara para 2 de maio.
Na semana passada, Lula dissera que, esticando demais a corda, o PT caminharia para “o beco sem saída” em Minas.

- Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza

Nota de Esclarecimento

NOTA de Esclarecimento solicitado pela Vereadora Sara Royer referente o pedido de vista do projeto de lei que autoriza a licença à gestante até 180 dias:
O Jornal Folha do Progresso divulgou matéria ""Seis projetos são aprovados pelos vereadores de Novo Progresso em sessão ordinária"" neste texto foi incluído a solicitação de pedido de vista pela Vereadora Sara Royer-PSDB (Presidente em Exercício) e vice presidente da Câmara Municipal.
Do FATO: O pedido de vista é de direito para que caso o vereador não entendeu do projeto ou tem duvidas dentro de um prazo de 24 horas apresentar parecer sobre o pedido de vista, este direito é regimental; como foi no caso do projeto de emenda a lei Orgânica onde o Vereador Ubiraci Soares -PT (macarrão) fez o pedido de vista e posteriormente votou a favor do projeto de emenda para devolver o direito do vice prefeito assumir.
No pedido de vista da Vereadora Sara, o motivo foi que no ano passado a Vereadora deu entrada com o mesmo projeto só que de forma diferente propondo emenda ao "Regime Jurídico Único" dos servidores de Novo Progresso e foi vetado pela Prefeita Madalena Hoffman-PSDB e posteriormente fez pedido através de indicação Nº066/2009 e também não foi atendida.
O Projeto que tramita na Câmara Municipal hoje é de autoria do Vereador Adecio Piran-PDT.

Por: Adecio Piran

sexta-feira, 23 de abril de 2010

As “rosas e as pedras” no caminho de um grande partido: o PMDB

Ana Célia Pinheiro


É possível que Jader Barbalho venha a enfrentar, nestas eleições, um dos maiores testes de liderança de sua trajetória.

Até porque, no cipoal de interesses em jogo, é quase impossível ter uma imagem veraz das circunstâncias que determinarão as suas próximas cartadas.

Há questões complicadíssimas que Jader terá de responder, com um bom grau de certeza, apesar desse cipoal.

A primeira é o tamanho da relutância das bases peemedebistas a um eventual acordo com o PT, ou até mesmo com o PSDB.

A segunda é a probabilidade de as lideranças peemedebistas contornarem tal relutância, caso a decisão da cúpula contrarie o desejo das bases partidárias.

A terceira é quanto às condições materiais, objetivas, para uma eventual candidatura ao Governo - e as chances efetivas de sucesso.

A quarta é o tamanho do estrago nos interesses nacionais de Jader, a partir de uma candidatura própria ou do apoio local ao PSDB.

O problema é que são tantos os jogadores a puxar a sardinha para a própria brasa, que o terreno em que se pisa, ao se tentar responder a tais perguntas, pode acabar se revelando uma armadilha, mesmo para o instinto e o olhar aguçado de um Jader Barbalho.

No entanto, é da resposta a essas perguntas que dependerá o acerto da próxima cartada desse grande jogador.

“Para Jader, ocupar o Governo novamente seria como casar com a mesma mulher pela terceira vez – e ainda ter de brigar para casar”, diz-me uma fonte peemedebista.

O problema, observa, é que pesa sobre os ombros do velho cacique peemedebista “o ônus da liderança”.

Em outras palavras: a cobrança de seus liderados para que seja, novamente, candidato a governador.

“É como em 1998. O Jader não queria ser candidato, mas foi - pelo partido. Ele não tinha a menor vontade de fazer campanha e todo o projeto dele era nacional. Além disso, ele havia recebido uma proposta irrecusável de Almir Gabriel: a metade do Governo Estadual, todos os cargos federais, o Senado e a vice e, ainda por cima, ajuda financeira ao PMDB”, recorda.

Ele não estaria inclinado a se aliar nem ao PT, nem ao PSDB, por considerar os problemas do PMDB com as duas legendas.

Daí que Jader estaria a analisar “com a maior serenidade” todas as circunstâncias das quais dependem uma eventual candidatura ao governo.

E faz isso enquanto devora “As Rosas e Pedras de Meu Caminho”, livro de memórias do jornalista (e político) Carlos Lacerda...

Uma parruda Mega-Sena

Nos arraiais peemedebistas há quem calcule que uma campanha ao Governo de um candidato como Jader não sairia por menos de R$ 40 milhões, o equivalente a uma Mega-Sena bem parruda.

E olhem que se está a falar de um candidato conhecido, com um partido de grande capilaridade e que jamais enfrentaria essa parada sem uma forte coalizão.

Nesta semana, uma liderança peemedebista me falou sobre as dificuldades de cada alternativa diante de Jader.

“Como vamos subir no palanque do Jatene e pedir votos para Dilma?” Como você acha que a direção nacional do PT veria isso?”– indaga.

“Mas, também é muito difícil recuperar a relação com a Ana, com o nível a que chegou a distensão. Mesmo quando a gente sai em lua de mel, tem porrada em cima do palanque. Agora, imagine o PMDB e o PT, hoje, em cima do mesmo palanque. E imagine isso, principalmente, no interior”- salienta.

Quer dizer, haveria dificuldades “de lógica diferente”, mas, proporcionalmente idênticas, quer para uma aliança com o PT, quer para uma aliança com o PSDB.

Daí que essa liderança peemedebista defenda, ardorosamente, uma candidatura própria.

Mas aí surge outro problemão: onde arranjar dinheiro para a campanha?

“A falta de dinheiro é a dificuldade, embora já tenhamos alguma possibilidade de adquirir; embora a gente já comece a enxergar alguma coisa”, desconversa.

No entanto, observa mais adiante: o PMDB não desistiu da hipótese da terceira via.

Campanha nacional

Ao longo de doze anos de tucanato, os peemedebistas comeram o pão que o diabo amassou.

Mesmo durante o governo do democrático Simão Jatene, suas prefeituras e a bancada estadual foram lipoaspiradas de tal maneira que até o fidelíssimo Bira Barbosa acabou trocando de canoa.

Do grupo de comunicação dos Barbalho, então, nem se fala: a tentativa de asfixia atingiu das verbas de propaganda ao noticiário, já que era proibido repassar ao grupo até uma simples sugestão de pauta.

O problema é que os peemedebistas também penaram, e muito, nestes três anos de PT – ao ponto de reclamarem de falta de dinheiro até para o pagamento das contas de luz, em secretaria sob seu comando.

É verdade que mantiveram muitos DAS – mas, perderam a esperança.

Em outras palavras: a frustração que sentem é proporcional à empolgação que demonstravam, em 2006, após doze anos de vacas magras.

É pouco provável, no entanto, que o PMDB se alie a Jatene, uma vez que a solidez do palanque de Dilma Rousseff no Norte e Nordeste vai se transformando numa questão de vida ou morte para o PT nacional.

Nos bastidores políticos, o que se diz é que a própria ida da governadora Ana Júlia Carepa à casa de Jader, na última segunda-feira, pode ter sido motivada por isso.

No sábado, antes de embarcar para Recife, diz-me uma fonte, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, teria mantido um diálogo “muito duro” com a governadora, para mostrar-lhe as dificuldades da campanha de Dilma.

“Há uma preocupação muito grande do PT nacional, porque a vitória da Dilma só se configura no Norte e Nordeste” – contou-me a fonte – “E se o Serra colocar 60% a 40% em São Paulo, as coisas complicam. São uns cinco milhões de votos e, no Rio, se considera que a coisa será neutra. A grande aposta é o Norte e Nordeste. E, se rachar, a vaca vai pro brejo. Aliás, no Amazonas, onde o PT contava com um milhão de votos de diferença, já rachou”.

Uma proposta tentadora

Mas, a improbabilidade de fechamento com os tucanos, não coloca o PMDB, necessariamente, nos braços do PT.

Por isso, talvez, a proposta tentadora apresentada pelos petistas aos peemedebistas: dinheiro, máquina, para a campanha – ou seja, uma verdadeira sacola de bondades, nestes tempos bicudos em que os financiadores rareiam, por medo de escândalos.

“A nossa proposta para eles passa pelos interesses naturais de um partido de ampliar as suas bases e bancadas. E isso não é ilegítimo”, diz uma fonte petista.

É claro que uma proposta assim seduz todos os pré-candidatos – quer dizer, boa parte das principais lideranças partidárias.

Mas, até que ponto seduzirá as bases peemedebistas, levando-as a esquecer, ou ao menos a relevar, os sucessivos atritos destes três anos?

Além disso, haverá condições reais de conter aqueles petistas que também parecem agir no sentido da ruptura?

No último sábado, por exemplo, a Democracia Socialista (DS), a tendência da governadora Ana Júlia Carepa, aprovou uma moção de apoio às críticas feitas ao PMDB, pelo deputado Zé Geraldo, da tendência PT Pra Valer.

Além disso, diz-me alguém, integrantes da DS estariam “profundamente incomodados” com a ida dela à casa de Jader, na última segunda-feira.

Tudo porque a visita ocorreu no dia seguinte à publicação de um artigo do ex-chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, no jornal O Liberal, repleto de críticas ao PMDB – o que passou a impressão de que a governadora desautorizou a atitude de seu assessor, talvez, a principal liderança da DS local.

E, se não foi assim, parece mesmo. Até porque a visita de Ana a Jader era para ter acontecido ainda na noite de domingo. Mas, o morubixaba peemedebista já dormia, quando petistas encerraram uma reunião de organização da campanha, na qual a estratégica e surpreendente visita foi decidida.

As pedras e as rosas...

Antes da visita de Ana a Jader, o PMDB vinha empurrando com a barriga qualquer definição.

“Não é para cozinhar as bases” – dizia-me um peemedebista, antes de saber da visita da governadora – “É uma questão estratégica a nível de candidatura. Quando a gente disser o que é, começam os custos e as bordoadas. E maratona, para nós, não dá”.

Tal estratégia, no entanto, já começava a irritar até mesmo petistas que defendem a aliança com o PMDB.

“Não dá para ficar esperando todo esse tempo que o Jader quer; é ficar dependendo muito dele. Não dá para a gente ficar de pires na mão como ele quer, até porque é muito cômodo pra ele”, queixou-se um integrante da Unidade na Luta, uma das tendências majoritárias do PT local.

A visita de Ana, no entanto, parece ter acalmado os petistas e deixado até os veículos de comunicação dos Barbalho “mais contemplativos”, digamos assim...

Ana está otimista e trabalha para uma definição até meados do mês que vem.

Jader não disse que sim – mas, também, não descartou a proposta que lhe foi apresentada.

No meio da semana que vem, ele deve voltar a se reunir, em Brasília, com a direção nacional do PT.

Resta, portanto, aguardar pelos acontecimentos desta semana e da próxima, que deverão lançar algumas luzes sobre a decisão do PMDB e o inteiro teor da proposta que lhe foi apresentada – que, talvez, inclua outros acepipes.

Quer dizer: os próximos dias devem sinalizar como o PMDB resolveu lidar, afinal, com as pedras e as rosas em seu caminho.

Para participar, efetivamente, do Poder. Ou, quem sabe, até para tentar reconquistá-lo.


Postado por O Estado do Tapajos On Line

Conselho aos jovens jornalistas: envelheçam!

Ricardo Noblat:

Encontrei, ontem à noite, no restaurante Piantella, reduto de políticos em Brasília, o jornalista Alberto Dines, que acabara de ser agraciado por Lula em cerimônia no Palácio do Planalto com a Comenda Roberto Marinho.

Dines era editor do Jornal do Brasil quando consegui na sucursal do jornal, no Recife, meu primeiro emprego como jornalista no remoto ano de 1967.

Na época, o JB era o jornal mais importante do país.

Não fui admitido ali por méritos. O chefe da redação era noivo de uma das minhas primas. Foi puro nepotismo.

No Piantella, Dines falou-me do tratamento que recebera de Lula - gentil, amigo, carinhoso, informal.

Pareceu-me encantado.

Compreensível.

Lula é um sedutor. Sabe como ninguém agradar as pessoas quando quer - e as multidões sempre.

Cobri a prisão dele no início dos anos 80 em São Bernardo do Campo. Eu trabalhava na VEJA.

Mais tarde cobri seu julgamento na Auditoria Militar do 2º Exército, em São Paulo.

Estive com ele várias vezes depois disso.

Como presidente da República, só o encontrei uma vez - e ainda assim rapidamente. Foi na sua segunda posse.

Ele aproveitou para elogiar André, meu filho mais velho, petista desde o berço, que trabalhara na campanha dele sob o comando do marqueteiro João Santana.

Na ocasião, ouvi uma provocação simpática de Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula:

- André é uma prova da evolução da espécie...

Achei graça. Fazer o quê?

São muitos os políticos sedutores.

Ao mesmo tempo em que você como jornalista é obrigado a conviver com eles, na medida do possível deve manter distância deles.

Do contrário acaba servindo mais a eles do que ao distinto público.

Não é uma tarefa fácil. Não há uma receita segura para isso.

Você aprende - ou imagina que aprende - com a idade.

Daí continuar atual o que o escritor Nelson Rodrigues disse uma vez a estudantes de jornalismo da PUC do Rio.

- Que conselho o senhor daria a jovens jornalistas? - perguntou um deles.

- Envelheçam - respondeu Nelson.


Postado por O Estado do Tapajos On Line

Vereadora Sara Royer (PSDB) não assina Projeto de Lei que autoriza a licença maternidade de 04 para 06 meses.

Diferentemente do já aprovado projeto de lei na maioria das capitais, cidades e municipios do Brasil que aumenta de 4 (quatro) para 06 (seis) meses a licença maternidade, em Novo Progresso foi "barrado" pela vereadora do PSDB, Sara Royer. O projeto colocado em paauta (discusão) e já para aprovação teve PEDIDO DE VISTA pela vereadora, os demais vereadores iriam votar a favor do projeto, porém, agora só resta aguardar, aguardar e a-guar-dar que o projeto seja lido e relido pela vereadora e assim dar o DIREITO as gestantes em cuidar dos recem-nascidos por um periodo maior de tempo. O projeto de lei partiu do Vereador Adécio Piran (PDT)


Por: Reginaldo Ribeiro / Jornal O Atual

Sexualidade e felicidade: uma coisa tem tudo a ver com a outra!

Você sabe como se tornar uma pessoa sexualmente feliz e espontânea? Talvez tenha de aprender, antes de mais nada, o que significa sexualidade e como se tornar amante de si mesmo!
por Rosana Braga Freud seria o primeiro a concordar com essa afirmação, mas embora a maior parte de suas teorias faça sentido, a sexualidade de que quero tratar aqui não é conceitual, nem pretendo me prender às lembranças traumáticas da infância.
O objetivo é, acima de tudo, propor uma reflexão: quão íntimo você é de sua própria sexualidade? Antes de encontrar a sua resposta, talvez seja importante esclarecer o que seja, de fato, sexualidade.

Infelizmente, a maioria das pessoas acredita que esse termo seja sinônimo de relações sexuais. Ou seja, quem transa tem sexualidade ativa, e quem não transa, não tem. Mas isso é um grande engano! Todos nós temos – ou deveríamos ter – a sexualidade ativa o tempo todo, mantendo ou não relações sexuais.
Sexualidade tem a ver com a relação que você tem com seu próprio corpo, com seus desejos, suas sensações de prazer, sua percepção sobre o que é gostoso para você e o que te incomoda. Sexualidade tem a ver com o contato que você tem com suas emoções, com o quanto você se permite ser espontâneo, com o quanto você consegue expressar aquilo que está te deixando feliz ou triste...
E, obviamente, além de tudo isso, tem a ver também com o modo como você se relaciona sexualmente com a pessoa que você escolhe para estar em sua cama, no seu coração e na sua vida. E aí, justamente onde tantas pessoas buscam a sensação de completude, de saciedade, carinho, entrega e reciprocidade, você pode aprender a se sentir muito mais satisfeito e feliz!

Em primeiro lugar, é bom você estar ciente de que ninguém é obrigado a saber do que você gosta ou do que você não gosta. É você quem tem de conhecer seu corpo mais do que qualquer outra pessoa e, mais do que isso, tem de dizer, pedir, mostrar como quer se relacionar quando junto com outro corpo! Mas, para tanto, como disse anteriormente, precisa estar de bem com sua sexualidade. Precisa ser amante de si mesmo.
Se você deseja realizar fantasias, experimentar o êxtase do prazer, e descobrir tudo de que seu corpo é capaz de sentir, preste atenção a alguns detalhes fundamentais!

1- Toque-se!

Para conhecer seu corpo melhor do que ninguém – porque é assim que tem de ser – aprenda a se tocar. Os homens, de modo geral, sentem-se mais autorizados a fazer isso desde sempre. As mulheres, por mais que tenham conquistado espaço no mundo moderno, muitas vezes ainda tendem a ser podadas quando começam a descobrir sua sexualidade. De todo modo, a ideia é investir no toque! Toda noite, antes de dormir ou após o banho, passe creme em seu corpo todo e detenha-se por mais tempo nas regiões em que mais sentir prazer. Perceba, sinta, descubra como esse prazer acontece. Você se tornará muito mais sensual e muito mais satisfeito, pode apostar!

2- Descubra seus pontos fortes!

Agora, já sabendo quais são as partes de seu corpo mais sensíveis ao toque, aprenda a se olhar demoradamente ao espelho, sempre focando o que você tem de mais bonito, em sua opinião. Comece a valorizar esses pontos, não exibindo-os descaradamente ou se comportando de forma vulgar, mas caminhando pela vida como quem reconhece sua beleza, sua singularidade fundamental.

3- Seja espontâneo

Assim, ciente e seguro de si, conhecendo-se pelo toque e também visualmente, você se sentirá muito mais à vontade para ser! Isso mesmo: saber que você tem um lugar a ocupar com seu par. Saber quem você é, sexualmente falando: do que gosta, como quer, com que intensidade. Uma pessoa sensual é, inevitável e essencialmente, espontânea. Movimenta-se com a certeza de que não é perfeita, mas é exclusiva. E, mais do que isso, com esses exercícios, torna-se capaz de enxergar o outro do forma muito mais compreensiva, suave e gostosa também!
Por fim, sexualidade saudável, plena e feliz também tem tudo a ver com informações imprescindíveis. Saber se proteger contra doenças, buscar conhecimento sobre os detalhes do universo sexual de que ainda se tem dúvidas e procurar ajuda sempre que sentir necessidade.
Assim, reconhecendo que a sexualidade é um assunto que deve ser tratado com naturalidade, que faz parte da vida de todas as pessoas – até mesmo daquelas que não mantêm relações sexuais – você pode desfrutar dessa área de sua vida com criatividade, energia e prazer, muito prazer!


Sobre a Autora:

Rosana Braga é jornalista, palestrante, consultora de relacionamentos e autora dos livros FAÇA O AMOR VALER A PENA e O PODER DA GENTILEZA, entre outros.Mais sobre a Autora.
Fonte: msn.com

Resultado de licitação para Papelarias em Novo Progresso.

Extratos de Contratos Pregão Presencial: nº. 011/2010 Finalidade: Contratação de Empresa para fornecimento de material de expediente, permanente de escritório, papeis e material didático para atender a Prefeitura Municipal de Novo Progresso - PA. Contrato nº 0502001/2010 e 0502002/2010 Vigência 11 meses 05/02/2010 a 31/12/2010, Partes: Prefeitura Municipal de Novo Progresso - PA / VEM QUE TEM PAPELARIA LTDA, com o valor de R$ 166.000,00 ( Cento e sessenta e seis mil reais) e IMPACTO COMERCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LTDA, com o valor R$ 92.500,00 ( Noventa e dois mil e quinhentos reais).


Por: Reginaldo Ribeiro / Jornal O Atual

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Acidente com caminhão madeireiro interdita Rodovia Transamazônica

A Rodovia transamazônica está interditada no trecho entre os municípios de Brasil Novo e Medicilândia.

O trânsito de veículos ficou suspenso desde o último domingo (18) quando o motorista de um caminhão madeireiro perdeu o controle e despencou no Igarapé Tenetekaua.

Visto que o caminhão danificou a ponte, único acesso da estrada, os moradores estão isolados. Apesar da gravidade do acidente, o motorista passa bem.

Funcionários de uma empresa contratada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) estão trabalhando pra reconstruir a ponte, e normalizar o tráfego na região.

A travessia está sendo feita por um desvio improvisado com toras, mas apenas pedestres e motociclistas cruzam o igarapé.

Fonte: no tapajos.com.br

Sonda da Nasa faz imagens inéditas do Sol

SDO vai ajudar os cientistas a entenderem melhor a estrela central do Sistema Solar

Do R7Texto:

Foto por Divulgação/Nasa
Veja outras fotos do SolNova imagem mostra detalhes inéditos. Cada uma das cores representa uma temperatura diferente
A sonda espacial SDO (Observatório Dinâmico Solar) enviou à Nasa (agência espacial americana) as suas primeiras imagens do Sol, a estrela central do Sistema Solar. Lançado no dia 11 de fevereiro deste ano, o equipamento terá a função de captar informações que ajudem os cientistas a entenderem melhor o funcionamento do Sol, suas características e reflexos sobre a Terra, como as tempestades solares.

Uma imagem inédita divulgada pela Nasa mostra um círculo ultravioleta que compõe o Sol, sendo que cada uma das cores representa uma temperatura diferente. As vermelhas são mais frias, enquanto as azuis e verdes representam pontos mais quentes da estrela.

Richard Fisher, diretor da divisão heliofísica da Nasa em Washington, comentou as imagens.

- Essas imagens iniciais mostram um sol dinâmico que eu jamais tinha visto em mais de 40 anos de pesquisa sobre o Sol. A SDO vai mudar o nosso entendimento do Sol e dos seus processos, os quais afetam as nossas vidas. Esta missão terá um enorme impacto na ciência, similar ao causado pelo satélite Hubble na astronomia moderna.

Confira também
Leia mais sobre Tecnologia e Ciência

A sonda captou imagens também da superfície solar e de explosões que ocorrem dentro da estrela. Até 2015, quando termina a sua missão, a sonda espacial também vai ajudar a prevenir as tempestades magnéticas, situação esta que poderia causar um colapso de todos os meios de comunicação terrestres e danificar boa parte das redes de energia.

Diariamente, a SDO enviará 1,5 terabytes de dados para a Terra, o que seria equivalente a um download diário de meio milhão de músicas para um tocador de MP3.

Fonte: r7.com.br

Luto Oficial

Que saudade da época em que a palavra dada tinha mais valor que um documento assinado. Como dizia meu avô: “ O fio do bigode vale mais que esse monte de papel!” Como perdemos nossa ética, nosso compromisso, nossa dignidade. Por isso temos um governo corrupto que está prestes a se eleger, por isso os compromissos são tão volúveis e ninguém quer saber de “nada sério”, “só vou curtir o momento”, para que ser sério e direito se você é chamado de bobo.
Bonzinho já virou adjetivo pejorativo, ninguém mais quer ser!!!

Venho analisando e penso que há um movimento revolucionário em prol do “seja mau caráter” e a ocasião anda boa demais para se fazer o ladrão, porque não há outra explicação para tanta falta de seriedade no que se faz. As pessoas fingem que trabalham, o patrão finge que paga; as pessoas se casam e descasam sem a menor preocupação de cuidar do outro e preservar a sim mesmo; as pessoas se vão e fazem que voltam, mas por lá mesmo ficam; que decepção com o ser humano eu tenho ultimamente.

Sou daqueles que acredita que sempre há mais uma chance, sempre é possível melhorar, sempre há o que ser feito, entretanto, o ser humano tem me provado o contrário: quantos corruptos foram reeleitos (mesmo que tenha diminuído), a ética, o respeito, nada disso tem mais importância.

Hoje declaro luto oficial de três dias, pela morte da dignidade humana, que batalha tanto e tem sido feita de idiota, tem deixado seus preceitos mais ricos morrerem, tem acreditado em quem não devia, e mais uma vez vai ficar na sarjeta, como indigente, sem família, sem pátria.

Quem organizou esse movimento me exclua dessa, deixe-me aqui sozinho, arquitetando algo para contra-atacar, para que eu possa pensar e agir em minha defesa, para que eu tenha tempo de fugir ou me exilar em algum lugar onde a honestidade não seja sinônimo de “retardado mental”. É assim que eu tenho me sentido depois de tanto investir em conhecimento, de tanto buscar a competência e ver incompetentes assumindo altos cargos, enquanto eu e milhões de brasileiros pagamos o preço por buscar os caminhos da verdade, da ética.
Não quero discursar um diálogo demagogo nem tão pouco moralista, mas cansei de tamanho desrespeito com o meu par de neurônios, que mesmo sendo poucos ainda conseguem um lampejo de idéias coerentes e percepções exatas da canalhice que nos assola.

Desilusão, tristeza, indignação, hoje só me restaram esses sentimentos.
Quem dera eu simplesmente acordasse e esse pesadelo acabasse, quem dera!!!

Por: Luciano "UMA ÁGUIA CONTRA A CORRUPÇÃO"

Ana Júlia visita Jader e tenta uma reaproximação

Após uma semana em que setores do PT fizeram duras críticas ao PMDB, a governadora Ana Júlia Carepa surpreendeu e fez uma visita ao presidente da legenda no Pará, deputado federal Jader Barbalho, vizinho de Ana Júlia. Eles moram no mesmo conjunto residencial em Belém.

A governadora chegou à casa do deputado, ainda com roupa de ginástica, por volta de 9 horas da última segunda- feira. A conversa se estendeu por cerca de uma hora. Ana Júlia classificou o encontro de “amigável e gentil”. Segundo ela, ao tomar a iniciativa da visita, decidiu agir como uma embaixadora. “Temos crises? Temos problemas? Temos, mas procuramos dialogar com todos e não seria diferente com um partido que faz parte do governo. Precisamos construir pontes e não muros”.

Indagada sobre as recentes manifestações do deputado petista Zé Geraldo e do exchefe da Casa Civil, Cláudio Puty, com críticas ao PMDB e a Barbalho, que preside a legenda no Estado, a governadora afirmou que as lideranças têm liberdade para se manifestar. Ela negou, contudo, que haja dúvidas no PT sobre a conveniência da aliança com o PMDB. “As manifestações fazem parte da democracia, mas em todos os nossos fóruns as decisões foram pela aliança e meu papel é procurar o diálogo. Este (a visita) é um gesto que demonstra isso”.

A governadora negou que a visita tenha o objetivo de desautorizar outros interlocutores na relação entre governo e seu maior aliado no Estado. “Não estou excluindo outros parceiros. Por isso fui junto com o Paulo (o deputado federal Paulo Rocha), respeitando a unidade partidária”, disse afirmando, contudo, que não vai abrir mão de exercer a liderança que tem como governadora do Estado.

Presente ao encontro, o deputado Paulo Rocha ressaltou que a visita atende à estratégia do PT nacional e estadual e também ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Outras manifestações são opiniões individuais”, disse, sem citar nomes.

ALIANÇA

Fontes do PT e PMDB afirmam que o gesto pode significar o primeiro passo rumo à aliança para as eleições deste ano, mas dizem que ainda é cedo para fazer prognósticos.

O PT trabalha para ter ao lado de Ana Júlia, o vice-prefeito de Belém Anivaldo Vale do PR como vice-governador; Jader e Rocha como candidatos ao Senado. “Com isso, teremos um palanque forte para a Dilma (Dilma Rousseff, candidata petista à presidência), garantimos a reeleição, elegeremos dois senadores e os partidos aliados farão bancadas consistentes”, disse uma fonte petista.

O deputado federal Jader Barbalho não quis adiantar os próximos passos do PMDB, mas disse que viu na visita de Ana Júlia “um gesto de solidariedade política”. Afirmou também que qualquer decisão será tomada após conversas com as demais lideranças peemedebistas que hoje pressionam pela candidatura própria ao governo.

Jader não quis dar prazos para o anúncio de uma posição, mas garantiu que isso ocorrerá “bem antes de junho”, mês em que ocorrem as convenções para sacramentar as candidaturas.

Ontem à tarde, a visita de Ana Júlia a Jader recebeu aval público da direção estadual do PT. O presidente do Diretório Estadual, João Batista divulgou nota em que afirma que o ato demonstra a capacidade da governadora como “grande líder que sabe colocar os interesses do Estado acima das paixões partidárias”. “Isso nos revela uma Ana Júlia guerreira e determinada, como sempre, em fazer o melhor para o Pará”.


Fonte: Diario do Pará

Candidatura de Maurício racha PMDB de Santarém

O anúncio da pre-candidatura do vereador Maurício Corrêa a deputado estadual pelo PMDB provocou uma crise interna no diretório do partido em Santarém, que tem como seu presidente o deputado estadual Antõnio Rocha, candidato à reeleição.

Alguns partidários de Rocha asseguram que Maurício não terá legenda para se candidatar à Assembléia Legislativa. Sabedores dessa reação, os vereadores José Maria Tapajós e o próprio Maurício já não se articulam mais com Rocha em regiões do Lago Grande, tradicional reduto eleitoral do deputado.

Os simpatizantes da reeleição de Rocha argumentam que a entrada de Maurício vai dividir o eleitorado peemedebistas levando risco as duas candidaturas. “ Se dividir muito com a entrada de Mauricio, nenhum dos dois se elege deputado”, confideou a O Estado do Tapajós uma fonte do PMDB.

Os defensores da candidatura de Maurício argumentam que o partido “não tem dono” e que o deputado federal Jader Barbalho será sensível ao pleito do grupo e garantirá legenda para que o vereador concorra à Assembléia Legislativa.

Por: O Estado do Tapajos On Line

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Seis projetos são aprovados pelos vereadores de Novo Progresso em sessão ordinária

Dos sete projetos que estavam na Ordem do Dia, seis foram aprovados e um adiado. A reunião ordinária do legislativo foi regimental e acontece todas as terça-feira as 16 horas, no plenário da casa Legislativa. A Câmara de Novo Progresso realizou nesta terça-feira, dia 20 de março, sessão ordinária. Dos sete projetos que estavam na Ordem do Dia, seis foram aprovados e um adiado.

O primeiro item aprovado foi o projeto de emenda a lei orgânica Nº 002/2010, de autoria do Vereador Adecio Piran-PDT, e consignado pelos nove Vereadores, PL que obriga a transmissão de cargo no caso de ausência da prefeita (o) do município para o vice Prefeito. Dispõe sobre a alteração da redação do art. 51 da Lei Orgânica do Município de Novo Progresso. Art. 51 – “O Prefeito será substituído, em caso de ausência do Município ou de impedimento, e sucedido, no caso de vaga, pelo Vice-Prefeito”. O projeto de ementa foi aprovado por unanimidade em primeiro turno é será novamente deliberado na Câmara municipal na próxima sessão para discussão e posterior aprovação. Os demais projetos de lei todos de autoria do Vereador Adecio Piran-PDT foram aprovados por unanimidade entre os vereadores presentes na sessão. OS PROJETOS:

Entre os projetos de lei aprovado o que chamou mais atenção foi o PL/405/2010 que autoriza o Município a fazer parceria com as empresas comerciais do Município para confecção e distribuição do uniforme escolar.

O projeto de lei 404/2010 também foi aprovado e dispõe sobre construção de banheiros nas residências do Município para as pessoas de baixa renda. O projeto de Lei que autoriza a licença maternidade para 180 dias obteve pedido de vista pela Vereadora Sara Royer.

O último item aprovado foi o projeto de lei 406/2010, que obriga a instalação de banheiros nos órgãos públicos no Município como Agencias Bancarias / ADEPARÁ e outros.

PL- ENCAMINHAMENTO PARA COMISSÃO

O Projeto de Lei Nº 420/2010 que cria incentivo e obriga a transferências de veículos para o emplacamento no município foi encaminhado para a terceira comissão. O referido PL é de autoria da Vereadora Sara Royer e Mauro César.

A próxima sessão ordinária da Câmara de Novo Progresso acontece dia 27 de abril (terça-feira), a partir das 16h,. Vale lembrar que em Novo Progresso as sessões da Câmara acontecem nas quatro primeiras terças-feiras de cada mês, conforme Regimento Interno do Legislativo e as sessões são abertas ao publico.


Fonte: Folha do Progresso

Usina de Belo Monte começa a se tornar realidade depois de 30 anos

Depois de mais de 30 anos de discussões, a hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, finalmente começa a sair do papel de verdade, com o leilão realizado nesta terça-feira, dia 20, pelo governo. Depois de uma intensa batalha judicial, o leilão foi realizado, consagrando o Consórcio Norte Energia o vencedor da disputa e dando um passo importante e decisivo para a construção do empreendimento energético.

O dia foi recheado de decisões judiciais a favor ou contra a realização do leilão da usina. Pouco depois do meio-dia, a Advocacia-Geral da União confirmou a queda da liminar que impedia ao leilão da hidrelétrica. Com isso, o leilão começou às 13h20 e durou menos de dez minutos.

Uma nova liminar - a terceira em seis dias -, no entanto, foi concedida pela Justiça Federal no Pará, suspendendo o leilão. Segundo a assessoria do Ministério Público Federal no Pará, ainda que o leilão já tivesse sido realizado, estavam suspensos os efeitos da licitação. Para evitar uma afronta à Justiça, o governo decidiu não divulgar o nome do consórcio vencedor.

O resultado só foi divulgado oficialmente depois que o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador Jirair Aram Meguerian, cassou a terceira liminar que impedia a realização do leilão da usina de Belo Monte, no Pará. O MPF promete recorrer das decisões do tribunal e pedir o cancelamento do leilão.

O Consórcio - A Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) é a maior empresa no consórcio, com 49,98% de participação. Fundada em 1945, durante o governo de Getúlio Vargas, é uma das maiores fornecedoras de energia do país, capaz de gerar 41.239 GWh (gigawatt-hora) nas dez hidrelétricas que opera. Seu lucro líquido em 2008 foi de R$ 4,826 trilhões.

Com 5.535 funcionários, a companhia tem atuação no Brasil e no exterior, concentrando sua maior parcela de serviços no Nordeste (40,48%) e Sudeste/Centro-Oeste (39,1%). A empresa tem mais de 18 mil km de linhas de transmissão e é uma das principais subsidiárias da Eletrobras, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

Em segundo lugar na participação de Belo Monte, com 10,02% do bolo, aparecem a construtora Queiroz Galvão e a Gaia Energia e Participações, braço do grupo Bertin no setor de geração energética.

Fundada em 1953 em Pernambuco, a Queiroz Galvão começou como uma construtora e hoje atua também nos setores de concessões públicas, óleo e gás, siderurgia, alimentos e limpeza urbana.

A Gaia, por sua vez, foi criada em 2008 para reunir e desenvolver projetos do Grupo Bertin, que começou no segmento de agroindústria com um frigorífico nos anos 1970, no interior de São Paulo. Desde 2003, a empresa atua nos setores de infraestrutura e energia. A companhia tem 35 mil colaboradores em 40 unidades no Brasil e no exterior, além de negócios em mais de 100 países.

Faz parte do consórcio ainda a construtora paranaense J Malucelli, com participação de 9,98%. O grupo conta com mais de 40 empresas, que atuam em setores desde infraestrutura até finanças, comunicação, hotelaria e esportes (o grupo é o maior parceiro do Corinthians Paranaense, ex-JMalucelli).

A Cetenco Engenharia aparece em seguida, com 5% de participação. A empresa, fundada nos anos 1930 em São Paulo, foi uma das construtoras que participou das obras da rodovia dos Imigrantes e dos Bandeirantes (SP) e dos metrôs de SP, Rio de Janeiro e Caracas (Venezuela).

Com participação menor aparecem as empresas Galvão Engenharia, Mendes Junior Trading Engenharia, Serveng-Civilsan e Contern Construções e Comércio, com fatia de 3,75% do consórcio cada uma.

Mudanças - O representante do consórcio Norte Energia, José Ailton Lima, diretor de engenharia da Chesf, em entrevista coletiva ocorrida após a terceira liminar contra o leilão ter sido derrubada, adiantou que a Eletronorte, estatal que foi responsável pelos estudos de Belo Monte nas últimas décadas, será mesmo a sócia estratégica do empreendimento. Ele não quis adiantar quais serão os novos parceiros.

"Pode haver outros sócios estratégicos. Não há limite para esses sócios. Isso será discutido oportunamente"- disse Lima. Ele adiantou que estão negociando com os fundos de pensão e com outras empresas.

Ele não quis adiantar quando deverão começar as obras e salientou que ainda precisará passar por várias etapas. "Será um longo caminho para o começo das obras. É preciso a licença de instalação (LI) nas mãos. Vamos fazer um grande esforço, mas pretendemos mobilizar ainda este ano tudo isso", disse.


Fonte: Redacão Ecoamazônia

Empresa de coleta de lixo LSS. ganha licitação no valor de R$ 1.144.000,00

Aviso de Homologação e Adjudicação.

Modalidade: Pregão Presencial: nº. 001/2010

OBJETO:

Contratação de Empresa para coleta convencional, o transporte de resíduos sólidos domiciliares, das atividades comerciais e hospitalares, recolhimento de entulhos e galhadas, carpina, limpeza e varrição de feiras e logradouros públicos na área urbana e comunidades rurais do Município de Novo Progresso - PA. VENCEDOR: LIMPEZA SÃO SEBASTIÃO LTDA, com valor de R$ 1.144.000,00( Hum milhão cento e quarenta e quatro mil reais ). Homologo a licitação na forma da lei n° 8.666/93 – 01 de Fevereiro de 2010. Novo Progresso/PA. Madalena Hoffmann – Prefeita.
Fonte: O Atual

Obs: agora me espliquem aí que merdelê é esse que a prefeitura tinha suspenso a coleta de entulhos pelo LSS ...?

**"recolhimento de entulhos e galhadas, carpina, limpeza e varrição de feiras e logradouros públicos na área urbana e comunidades rurais"

*Isso sim que é uma papagaiada de categoria ... DESSE GEITO NOSSO DINHEIRO VAI MESMO PRAPONTEQUECAIU... Bota logo a grana na ZZZorbinha e desfila pra "nóis ver"

Por: Luciano "UMA ÁGUIA CONTRA A CORRUPÇÃO"

terça-feira, 20 de abril de 2010

Contribuintes voltam a denunciar propinoduto na Sefa de Altamira

Contribuintes voltaram a denunciar à reportagem do site EcoAmazônia a cobrança de propina por servidores da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) lotados na Coordenadoria Executiva Regional de Administração Tributária (Cerat) de Altamira. De acordo com as novas denúncias que chegaram à reportagem, o esquema envolve servidores e o próprio diretor regional da Cerat, Luis Mário Lages Mendes.

Desta vez as denúncias apontam que o servidor Rui Ferreira Paixão Filho, que tem matrícula de número 489091, é técnico em contabilidade e se passa por fiscal da Sefa. Ele estaria fazendo fiscalizações em empresas da região e cobrando até R$ 500 para liberar uma simples inscrição estadual. Além disso, contribuintes denunciam que o servidor estaria cobrando também até R$ 200 para liberar cada volume de mercadorias que chega de barco com origem em Macapá, sem nota fiscal.

Os contribuintes que pagam os seus impostos regularmente e que não sonegam acabam sendo prejudicados com o esquema, já que não têm condições de concorrer com os produtos mais baratos que chegam à região sem pagar impostos. Segundo as informações repassadas à reportagem, o diretor da Cerat, Luis Mário Lages Mendes, não somente sabe do esquema de cobrança de propina como seria um dos principais beneficiados, tendo estipulado inclusive uma meta de arrecadação para cada posto da Sefa da região.

A reportagem apurou que existe uma investigação em curso sobre a cobrança de propina na Sefa de Altamira, envolvendo o Ministério Público e a Polícia Federal. Fontes do MP revelaram que uma grande operação está sendo preparada para prender os envolvidos num mega esquema de sonegação fiscal, relacionado à cobrança de propina e à entrada de produtos oriundos de zonas francas sem o pagamento dos impostos. A mesma investigação apontaria o direcionamento de parte dos recursos para campanhas eleitorais do PT no Pará.

Escândalos - Não é a primeira vez que surgem denúncias de corrupção na Sefa de Altamira. No ano passado, durante audiência na Assembléia Legislativa, o auditor da Sefa João Antônio Flores denunciou que há um rombo de R$ 163 milhões, oriundo da emissão de notas fiscais fraudulentas na Sefa de Altamira. "É mais um escândalo desse governo. Vamos iniciar essa investigação na Sefa e não sabemos onde pode parar, já que são 12 regiões fiscais no Para", disse na época o deputado estadual José Megale (PSDB).

Fonte: Redacão Ecoamazônia

Juiz desafia tribunal e suspende Belo Monte

Cumprindo rigorosamente um roteiro previamente acertado com o Ministério Público Federal, o juiz Antonio Carlos Almeida Campelo, da seção judiciária de Altamira, concedeu nesta segunda-feira, 19, uma nova liminar mandando suspender o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte. A decisão foi antecipada pelo portal ecoamazonia, que na noite deste domingo divulgou que a liminar já estava pronta para ser publicada pelo juiz de primeira instância.

A decisão de Campelo é um desafio ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1), que já havia derrubado liminar semelhante concedida pelo juiz na semana passada. A decisão do juiz era esperada, uma vez que o MPF ingressou com duas ações civis públicas contra o licenciamento prévio do empreendimento justamente prevendo que haveria decisão favorável ao leilão em cortes superiores.

A idéia era justamente publicar a segunda liminar horas antes da realização do leilão, que estava marcado para às 12 horas desta terça-feira, 20. Além disso, a articulação incluiu uma manifestação realizada na porta do TRF1, em Brasília, e um recurso do MPF contra a decisão do presidente do desembargador Jirair Meguerian, presidente do Tribunal e que derrubou a primeira liminar de Campelo.

O objetivo é pressionar Meguerian para que ele não derrube esta segunda liminar, já que a Advocacia Geral da União vai recorrer novamente e quem decide a questão será mais uma vez o presidente do TRF1. Toda esta movimentação teria por objetivo maior criar um constrangimento público para o desembargador em caso de derrubar uma segunda liminar do mesmo juiz.

Segundo informações da AGU, o recurso contra a liminar de Campelo deve ser interposto ainda nesta segunda-feira no tribunal, para que haja tempo para o julgamento ainda nesta terça, quando se espera ainda realizar o leilão. A
Agência Nacional de Energia Elétrica informou que o leilão está suspendo, mas a liminar de Campelo pode cair a qualquer momento, caso o desembargador Jirair Meguerian mantenha o entendimento anterior.


Fonte: Redacão Ecoamazônia