quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ana Júlia visita Jader e tenta uma reaproximação

Após uma semana em que setores do PT fizeram duras críticas ao PMDB, a governadora Ana Júlia Carepa surpreendeu e fez uma visita ao presidente da legenda no Pará, deputado federal Jader Barbalho, vizinho de Ana Júlia. Eles moram no mesmo conjunto residencial em Belém.

A governadora chegou à casa do deputado, ainda com roupa de ginástica, por volta de 9 horas da última segunda- feira. A conversa se estendeu por cerca de uma hora. Ana Júlia classificou o encontro de “amigável e gentil”. Segundo ela, ao tomar a iniciativa da visita, decidiu agir como uma embaixadora. “Temos crises? Temos problemas? Temos, mas procuramos dialogar com todos e não seria diferente com um partido que faz parte do governo. Precisamos construir pontes e não muros”.

Indagada sobre as recentes manifestações do deputado petista Zé Geraldo e do exchefe da Casa Civil, Cláudio Puty, com críticas ao PMDB e a Barbalho, que preside a legenda no Estado, a governadora afirmou que as lideranças têm liberdade para se manifestar. Ela negou, contudo, que haja dúvidas no PT sobre a conveniência da aliança com o PMDB. “As manifestações fazem parte da democracia, mas em todos os nossos fóruns as decisões foram pela aliança e meu papel é procurar o diálogo. Este (a visita) é um gesto que demonstra isso”.

A governadora negou que a visita tenha o objetivo de desautorizar outros interlocutores na relação entre governo e seu maior aliado no Estado. “Não estou excluindo outros parceiros. Por isso fui junto com o Paulo (o deputado federal Paulo Rocha), respeitando a unidade partidária”, disse afirmando, contudo, que não vai abrir mão de exercer a liderança que tem como governadora do Estado.

Presente ao encontro, o deputado Paulo Rocha ressaltou que a visita atende à estratégia do PT nacional e estadual e também ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Outras manifestações são opiniões individuais”, disse, sem citar nomes.

ALIANÇA

Fontes do PT e PMDB afirmam que o gesto pode significar o primeiro passo rumo à aliança para as eleições deste ano, mas dizem que ainda é cedo para fazer prognósticos.

O PT trabalha para ter ao lado de Ana Júlia, o vice-prefeito de Belém Anivaldo Vale do PR como vice-governador; Jader e Rocha como candidatos ao Senado. “Com isso, teremos um palanque forte para a Dilma (Dilma Rousseff, candidata petista à presidência), garantimos a reeleição, elegeremos dois senadores e os partidos aliados farão bancadas consistentes”, disse uma fonte petista.

O deputado federal Jader Barbalho não quis adiantar os próximos passos do PMDB, mas disse que viu na visita de Ana Júlia “um gesto de solidariedade política”. Afirmou também que qualquer decisão será tomada após conversas com as demais lideranças peemedebistas que hoje pressionam pela candidatura própria ao governo.

Jader não quis dar prazos para o anúncio de uma posição, mas garantiu que isso ocorrerá “bem antes de junho”, mês em que ocorrem as convenções para sacramentar as candidaturas.

Ontem à tarde, a visita de Ana Júlia a Jader recebeu aval público da direção estadual do PT. O presidente do Diretório Estadual, João Batista divulgou nota em que afirma que o ato demonstra a capacidade da governadora como “grande líder que sabe colocar os interesses do Estado acima das paixões partidárias”. “Isso nos revela uma Ana Júlia guerreira e determinada, como sempre, em fazer o melhor para o Pará”.


Fonte: Diario do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário