sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sociedade civil organizada quer mudanças no projeto de pavimentação na BR 163 em Novo Progresso


Na manhã desta quinta-feira 01 de abril, representantes de vários seguimentos da sociedade civil organizada se reuniram no auditório do Sindicato da Indústria Madeireira do Sudeste do Pará (SIMASPA) e discutiram mudanças, que julgam necessárias no projeto original da obra de pavimentação da Rodovia BR 163 (Cuiabá - Santarém), trecho de 05km, no perímetro urbano de Novo Progresso, mais precisamente, nas avenidas marginais a BR, Avenida Orival Prazeres e Avenida Dr. Isaias Pinheiro Antunes.

Os empresários e cidadãos comuns querem que as avenidas sejam definidas com 09 metros de largura, e, não com 07metros, como está no projeto, além disso, o passeio público (calçadas) está previsto com espaço de apenas 02 metros, entre o asfalto e os prédios, a sociedade quer que seja ampliado para uma medida que permita a construção de estacionamentos para veículos e ainda reserve um espaço que atenda às necessidades do transito de pedestres.

A idéia de alteração no projeto surgiu das observações do presidente do SIMASPA, Sr. Osvaldo Romanholi, preocupados com o bom funcionamento da obra e com visão futurista o empresário convidou os demais participantes, 35 pessoas atenderam ao seu chamado.

Foi formado um Conselho Deliberativo e Consultivo, com 10 integrantes, que, voltarão a se reunir na próxima segunda-feira, às 15:00h, para redefinirem as mudanças no projeto.

O resultado final será transformado em documento e encaminhado à prefeita Madalena Hoffmann que por sua vez, se comprometeu em apresentá-lo até na capital Belém para protocolar junto ao governo de Ana Julia Carepa.

Segundo Osvaldo Romanholi, o projeto original está ultrapassado, não condiz com a atual realidade, uma vez que foi elaborado a mais de oito anos e, como está sendo executado, dificultará em muito a travessia da rodovia por veículos automotores, carros de mão, de tração animal, principalmente por cadeirantes e pedestre com mobilidade limitada, como é o caso de idosos e deficientes físicos.

O sindicalista avaliou como positiva a adesão da sociedade a essa ação que presidiu e que continua liderando.

Confira como ficou a composição do conselho, com os nomes das pessoas e das respectivas entidades que representam:


• Osvaldo Romanholi – SIMASPA;

• Neri Alves Prazeres – Associação Comercial;

• Rivaldo Cafegani – SKILL Engenharia (fiscalizadora da obra);

• Fernando Segato – Executivo Municipal;

• Adécio Piran – Legislativo Municipal;

• Agamenon da Silva Meneses – Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso (SIPRUNP)

• Dr. Rone – OAB;

• Ricardo Philip – CREA;

• Borcazzi – Engenheiro, profissional liberal;

• Um Representante da JM Engenharia e Construção, responsável pela execução da obra, nome a ser definido.


Por Diretor: Édio Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário