quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sonda da Nasa faz imagens inéditas do Sol

SDO vai ajudar os cientistas a entenderem melhor a estrela central do Sistema Solar

Do R7Texto:

Foto por Divulgação/Nasa
Veja outras fotos do SolNova imagem mostra detalhes inéditos. Cada uma das cores representa uma temperatura diferente
A sonda espacial SDO (Observatório Dinâmico Solar) enviou à Nasa (agência espacial americana) as suas primeiras imagens do Sol, a estrela central do Sistema Solar. Lançado no dia 11 de fevereiro deste ano, o equipamento terá a função de captar informações que ajudem os cientistas a entenderem melhor o funcionamento do Sol, suas características e reflexos sobre a Terra, como as tempestades solares.

Uma imagem inédita divulgada pela Nasa mostra um círculo ultravioleta que compõe o Sol, sendo que cada uma das cores representa uma temperatura diferente. As vermelhas são mais frias, enquanto as azuis e verdes representam pontos mais quentes da estrela.

Richard Fisher, diretor da divisão heliofísica da Nasa em Washington, comentou as imagens.

- Essas imagens iniciais mostram um sol dinâmico que eu jamais tinha visto em mais de 40 anos de pesquisa sobre o Sol. A SDO vai mudar o nosso entendimento do Sol e dos seus processos, os quais afetam as nossas vidas. Esta missão terá um enorme impacto na ciência, similar ao causado pelo satélite Hubble na astronomia moderna.

Confira também
Leia mais sobre Tecnologia e Ciência

A sonda captou imagens também da superfície solar e de explosões que ocorrem dentro da estrela. Até 2015, quando termina a sua missão, a sonda espacial também vai ajudar a prevenir as tempestades magnéticas, situação esta que poderia causar um colapso de todos os meios de comunicação terrestres e danificar boa parte das redes de energia.

Diariamente, a SDO enviará 1,5 terabytes de dados para a Terra, o que seria equivalente a um download diário de meio milhão de músicas para um tocador de MP3.

Fonte: r7.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário