sexta-feira, 30 de abril de 2010

LIRA MAIA APROVA PROJETO DA ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DE SANTARÉM

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira (28), o Projeto de Lei nº 5.418/2009, de autoria do Deputado Lira Maia (DEM/PA), “que cria Área de Livre Comércio no Município de Santarém, no Estado do Pará, e dá outras providências”.

O Relator da proposta, Deputado Jurandil Juarez (PMDB/AP), apresentou parecer favorável que foi aprovado por unanimidade.

Segundo o Relator, a região oeste do Pará ainda permanece isolada, quase à margem do desenvolvimento econômico que beneficia outras regiões do Estado. “As oportunidades a ser gerada com a aprovação da iniciativa do Deputado Lira Maia virão reduzir a pobreza local, criar novas oportunidades e contribuir para a melhoria da qualidade de vida daquela população”, ressaltou o relator.

Durante as discussões, o Deputado Lira Maia falou na condição de autor da proposta e também na condição de Vice-Líder do Democratas na Câmara dos Deputados. Lira Maia ressaltou que já é hora do Governo Federal atender este justo anseio da população, pois, o único Estado da Amazônia que não possui uma Área de Livre Comércio é o Pará.

A matéria segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação e para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado nestas Comissões e não havendo recurso, a proposta segue direto para o Senado Federal.

“Estamos acompanhando de perto a tramitação do Projeto visando sua aprovação em todas as comissões. Aprovar o presente projeto de lei é contribuir para levar, à região em torno de Santarém, benefícios pelos quais sua população luta há tempos. Não mediremos esforços para que possamos ter, num futuro próximo, a efetiva criação da Área de Livre Comércio de Santarém que é vital para o desenvolvimento sócio-econômico de toda a região oeste do Estado do Pará. A partir de sua instalação em Santarém, a Área de Livre Comércio irá beneficiar todo o Pará e, em especial, o nosso futuro Estado do Tapajós”, concluiu Lira Maia.

Por: Henderson Lira Pinto (verhp.pfl.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário