domingo, 11 de abril de 2010

Autor explica o funcionamento de maçonaria e derruba mitos da Livraria da Folha


Autor ingressou na maçonaria para desvendar os seus segredos

Como toda sociedade secreta, a maçonaria se tornou um terreno fértil para teorias conspiratórias, sendo retratada ora como culto satânico ora como instrumento de uma obscura elite de poder. "O Mito Maçônico" disseca o que é fato e o que é fantasia nesta irmandade que há séculos desperta curiosidade e inspira livros como "O Símbolo Perdido", de Dan Brown, além de histórias de suspense e filmes.

Entre as perguntas respondidas na obra estão: O que é a maçonaria? Por que tanto sigilo? Qual sua origem de fato? Como esclarecer todos os rituais e emblemas? Por que a grandiosidade de títulos e expressões honoríficas? Como explicar a proliferação de graus, ordens e organizações maçônicas paralelas e inter-relacionadas? E qual o sentido desse complicado processo? Existe alguma compensação não revelada que justifique o tempo e o esforço investidos ao longo de séculos na manutenção desta enigmática instituição?

Há mais de 30 anos, Jay Kinney estuda as teorias de conspiração e tradições esotéricas, os dois meios sobrepostos de maneira frequente, correta ou incorretamente, com a maçonaria. Kinney esclarece boatos persistentes sobre os maçons e revela a verdade sobre os símbolos, os rituais secretos e história da organização.

Para descobrir a verdade, Kinney entrou para uma loja maçônica e conta que "Essa experiência interna se mostrou inestimável na avaliação tanto da autoimagem da maçonaria como da imagem sobre ela projetada por seus críticos". Como integrante, teve acesso a bibliotecas maçônicas pouco conhecidas, mas substanciais.

Fonte: Folha Oline

Nenhum comentário:

Postar um comentário