terça-feira, 6 de abril de 2010

Terceira Via: O potencial de Tremonte

Muito tem se falado em uma terceira via nas eleições para o governo do Estado do Pará neste ano. Seria uma alternativa à polarização entre PT e PSDB. A grande imprensa paraense tem veiculado que esta terceira via estaria sendo construída pelo Jáder Barbalho, junto com outros partidos. Mas a verdade é que esta construção é muito complexa, dados os compromissos de cada partido, tanto no âmbito federal como estadual. O próprio PMDB de Jáder ora orbita em torno do PT, ora do PSDB. Não se trataria de uma terceira via, mas de mais um jogo de cena no conturbado cenário político.

Já o nome do empresário Luiz Carlos Tremonte vem se firmando como uma possível e verdadeira terceira via, já que seria o único que não orbita em torno do PT ou do PSDB. Tremonte está longe de ser um político conhecido em todo o Estado, mas hoje, dado o atual cenário de descrédito dos políticos, isso pode ser mais vantajoso do que prejudicial. A imagem de empresário que tem coragem de peitar os governos, construída na atuação à frente de sindicatos patronais, dá a Tremonte um fôlego extra para a campanha, demostrando que ele pe diferente da classe política.

Não é fácil penetrar nas estruturas políticas e de poder do Estado, dominada há décadas por grupos que sempre demonstraram mais preocupação com a manutenção do pode do que com o futuro do Pará. Mas existem muitos exemplos de lideranças que surgiram do meio empresarial, iniciaram a campanha com quase zero de intenções de voto e se elegeram. Portanto, é uma missão possível, desde que com planejamento, determinação e coragem. Atributos que não faltam a Tremonte.

Para quem acha que tudo isso parece uma louca aventura, uma advertência: Tremonte é muito bem articulado e relacionado e não tem histórico de se entregar a aventuras desvairadas. Os constantes abraços enviados a ele ao vivo na TV pelo apresentador Ratinho demonstram bem isso. A campanha promete ser profissional, com presença de lideranças nacionais e grandes nomes que estarão no Pará pedindo apoio para o Tremonte. Enfim, enquanto todo mundo fica falando de terceira via, ela pode estar sendo construída calmamente, sem alarde, mas com eficácia. É esperar pra ver.

Fonte: ecoamazonia/blog/Paulo Lenadro Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário