sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sexualidade e felicidade: uma coisa tem tudo a ver com a outra!

Você sabe como se tornar uma pessoa sexualmente feliz e espontânea? Talvez tenha de aprender, antes de mais nada, o que significa sexualidade e como se tornar amante de si mesmo!
por Rosana Braga Freud seria o primeiro a concordar com essa afirmação, mas embora a maior parte de suas teorias faça sentido, a sexualidade de que quero tratar aqui não é conceitual, nem pretendo me prender às lembranças traumáticas da infância.
O objetivo é, acima de tudo, propor uma reflexão: quão íntimo você é de sua própria sexualidade? Antes de encontrar a sua resposta, talvez seja importante esclarecer o que seja, de fato, sexualidade.

Infelizmente, a maioria das pessoas acredita que esse termo seja sinônimo de relações sexuais. Ou seja, quem transa tem sexualidade ativa, e quem não transa, não tem. Mas isso é um grande engano! Todos nós temos – ou deveríamos ter – a sexualidade ativa o tempo todo, mantendo ou não relações sexuais.
Sexualidade tem a ver com a relação que você tem com seu próprio corpo, com seus desejos, suas sensações de prazer, sua percepção sobre o que é gostoso para você e o que te incomoda. Sexualidade tem a ver com o contato que você tem com suas emoções, com o quanto você se permite ser espontâneo, com o quanto você consegue expressar aquilo que está te deixando feliz ou triste...
E, obviamente, além de tudo isso, tem a ver também com o modo como você se relaciona sexualmente com a pessoa que você escolhe para estar em sua cama, no seu coração e na sua vida. E aí, justamente onde tantas pessoas buscam a sensação de completude, de saciedade, carinho, entrega e reciprocidade, você pode aprender a se sentir muito mais satisfeito e feliz!

Em primeiro lugar, é bom você estar ciente de que ninguém é obrigado a saber do que você gosta ou do que você não gosta. É você quem tem de conhecer seu corpo mais do que qualquer outra pessoa e, mais do que isso, tem de dizer, pedir, mostrar como quer se relacionar quando junto com outro corpo! Mas, para tanto, como disse anteriormente, precisa estar de bem com sua sexualidade. Precisa ser amante de si mesmo.
Se você deseja realizar fantasias, experimentar o êxtase do prazer, e descobrir tudo de que seu corpo é capaz de sentir, preste atenção a alguns detalhes fundamentais!

1- Toque-se!

Para conhecer seu corpo melhor do que ninguém – porque é assim que tem de ser – aprenda a se tocar. Os homens, de modo geral, sentem-se mais autorizados a fazer isso desde sempre. As mulheres, por mais que tenham conquistado espaço no mundo moderno, muitas vezes ainda tendem a ser podadas quando começam a descobrir sua sexualidade. De todo modo, a ideia é investir no toque! Toda noite, antes de dormir ou após o banho, passe creme em seu corpo todo e detenha-se por mais tempo nas regiões em que mais sentir prazer. Perceba, sinta, descubra como esse prazer acontece. Você se tornará muito mais sensual e muito mais satisfeito, pode apostar!

2- Descubra seus pontos fortes!

Agora, já sabendo quais são as partes de seu corpo mais sensíveis ao toque, aprenda a se olhar demoradamente ao espelho, sempre focando o que você tem de mais bonito, em sua opinião. Comece a valorizar esses pontos, não exibindo-os descaradamente ou se comportando de forma vulgar, mas caminhando pela vida como quem reconhece sua beleza, sua singularidade fundamental.

3- Seja espontâneo

Assim, ciente e seguro de si, conhecendo-se pelo toque e também visualmente, você se sentirá muito mais à vontade para ser! Isso mesmo: saber que você tem um lugar a ocupar com seu par. Saber quem você é, sexualmente falando: do que gosta, como quer, com que intensidade. Uma pessoa sensual é, inevitável e essencialmente, espontânea. Movimenta-se com a certeza de que não é perfeita, mas é exclusiva. E, mais do que isso, com esses exercícios, torna-se capaz de enxergar o outro do forma muito mais compreensiva, suave e gostosa também!
Por fim, sexualidade saudável, plena e feliz também tem tudo a ver com informações imprescindíveis. Saber se proteger contra doenças, buscar conhecimento sobre os detalhes do universo sexual de que ainda se tem dúvidas e procurar ajuda sempre que sentir necessidade.
Assim, reconhecendo que a sexualidade é um assunto que deve ser tratado com naturalidade, que faz parte da vida de todas as pessoas – até mesmo daquelas que não mantêm relações sexuais – você pode desfrutar dessa área de sua vida com criatividade, energia e prazer, muito prazer!


Sobre a Autora:

Rosana Braga é jornalista, palestrante, consultora de relacionamentos e autora dos livros FAÇA O AMOR VALER A PENA e O PODER DA GENTILEZA, entre outros.Mais sobre a Autora.
Fonte: msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário