sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Caravana em Defesa do SUS chega à capital do Pará

Quinta-feira, 22/10/2009, 15:34h
Foto: Tarso Sarraf
SUS foi criado para ser um dos maiores sistemas de saúde do mundoA Caravana em Defesa do SUS no Pará chegou a Belém. Mais de 300 profissionais se reuniram no 15° encontro realizado no país este ano, que já passou pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Ministério da Saúde. O movimento quer estimular o investimento, o planejamento e, principalmente, a mobilização popular no Sistema Único de Saúde.

Para o presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, é importante reforçar a importância que o SUS tem para o Brasil. “Em geral, apenas os problemas que o sistema enfrenta são destacados, porém existem vários aspectos positivos que também merecem ser valorizados”, afirma. Um exemplo dado pelo presidente é a situação dos transplantes no País. Segundo ele, 90% dos procedimentos são feitos pelo SUS, gratuitamente.

Com mais de 20 anos de existência, o SUS foi criado para ser um dos maiores sistemas de saúde do mundo, atendendo os mais de 180 milhões de brasileiros de forma integral e gratuita. Segundo a secretária de estado de Saúde (Sespa), Silvia Comaru, no Pará o maior problema é a dificuldade geográfica, que demanda um maior investimento em infra-estrutura e capacitação.

Fonte:(Diário Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário