quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Governo do Pará assina acordo na China

15/10/2009 10:03

Vice-governador Odair Corrêa assina acordo de cooperação e intercâmbio com a província de Sichuan em áreas como cultura, esporte e transferência de tecnologia
Da Redação
Agência Pará

Vice-governador Odair Corrêa assina acordo de cooperação e intercâmbio com a província de Sichuan em áreas como cultura, esporte e transferência de tecnologia

Baixar fotosA abertura econômica na China começou nos anos 1980, quando o governo socialista implementou uma política de estímulo a empresas privadas, inclusive internacionais. Aos poucos, o estímulo foi se ampliando, com cada vez mais liberdade, e hoje vive o estágio de levar as empresas chinesas - estatais, semi-estatais e privadas - a se internacionalizarem, realizando parcerias em outros países.


É nesse contexto que o Brasil, particularmente o Pará, se inserem como possíveis parceiros chineses. Nesta semana, o governo paraense enviou à China uma missão, com o objetivo de aumentar as relações comerciais. Hoje, a China já é o principal parceiro comercial do Pará, superando Estados Unidos e Japão.


A missão paraense, liderada pelo vice-governador Odair Corrêa, tem dois pontos centrais na agenda: assinar, com a Província de Sichuan, um acordo de províncias irmãs, para cooperações e intercâmbios em áreas como cultura, esporte e transferência de tecnologia, e também participar da Feira Internacional de Chengdu, um dos maiores acontecimentos econômicos do ano na China.


O Brasil e o Pará terão estandes na feira, em cooperação com empresas como Vale, Alcoa e Eletronorte. O evento será aberto nesta quinta-feira (15), pelo primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, o que motivou a formação de um fortíssimo esquema de segurança, incluindo o fechamento de dezenas de ruas e a paralisação parcial de bairros inteiros.


Sichuan tem cerca de 90 milhões de habitantes. Chengdu, a capital, abriga 11 milhões de pessoas. É a terra dos famosos ursos pandas e de uma economia em ascensão, como tudo o que envolve a atual economia chinesa.


Interesse - De acordo com os organizadores da missão paraense, é grande o interesse da China em ampliar as relações com o Pará, pelo fato de o Estado amazônico ter vários produtos que interessam diretamente ao gigante asiático, como a produção de carne, frutas e produtos da madeira, além de toda a biodiversidade da região.


Em 2008, durante visita preparatória ao acordo de províncias irmãs, a governadora Ana Júlia Carepa foi recebida no aeroporto com honras oficiais pelo governo de Sichuan. Uma comitiva de autoridades outra vez esteve no aeroporto para receber as autoridades e os empresários paraenses, confirmando o interesse mútuo no estreitamento das relações comerciais.


Para o titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará, Maurílio Monteiro, "há fortes possibilidades de negócios envolvendo a área da produção de energia, já que, além de Belo Monte, no Xingu, o Pará vai abrigar mais cinco hidrelétricas, ao longo do Rio Tapajós, confirmando sua condição de maior produtor brasileiro de energia". O leilão de Belo Monte, que vai produzir 11 mil megawatts de energia/ano, está previsto para dezembro próximo.


No estande paraense na Feira de Chengu, a produção de energia será um dos destaques, figurando em materiais promocionais, como vídeos e panfletos. A missão paraense permanece na China até o próximo dia 20.

Edson Coelho - Sedect

Fonte: AGÊNCIA PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário