quinta-feira, 15 de outubro de 2009

No Nordeste, Lula defende eleição plebiscitária ao estilo "nós contra eles"

15/10/2009 - 16h38
Publicidade
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje publicamente o lançamento de uma candidatura única da base de apoio do governo. Lula defende que os partidos da base se unam em torno da pré-candidatura da ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil).

No entanto, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) anunciou a intenção de disputar a eleição à Presidência. Lula admitiu hoje que prefere que a base tenha um candidato único.

"Gostaríamos que tivesse só um candidato [da base]. Uma eleição plebiscitária. Nós contra eles. Pão, pão pão, queijo queijo. Se isso não for possível, paciência", disse ele em entrevista coletiva concedida após visitar canteiros de obras da transposição do rio São Francisco, em Floresta (Pernambuco).

Questionado sobre o motivo de levar Ciro para para sua viagem, Lula respondeu que isso era um reconhecimento ao trabalho dele em defesa da transposição.

Em relação às eleições, Lula afirmou que ainda há seis meses para definição do cenário eleitoral de 2010. "Penso que temos ainda seis meses pela frente para ter uma definição do quadro eleitoral de 2010. Sobre quem vai ser candidato a presidente ou a governador", disse.

Lula ressaltou ainda a proximidade entre Ciro e Dilma. "Vocês não perceberam que o Ciro e Dilma estão sempre juntos? [...] Tem seis meses para maturar. Muita coisa vai acontecer. Aí vamos anunciar ó candidato]."

Oposição

Lula criticou a oposição na entrevista. "Se dependesse da oposição, não faria. A oposição quer que o país pare para ter razão. E a situação quer trabalhar mais para não dar razão. Eles tiveram a chance e não fizeram."

Nenhum comentário:

Postar um comentário