quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ao lado de Dilma e Ciro, Lula diz em Minas que "comício" não estava previsto

14/10/2009 - 17h32
da Folha Online
Acompanhado dos presidenciáveis da base aliada, deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, em Buritizeiro (MG), que não estava previsto um "comício" no local, apenas visita às obras de revitalização do rio São Francisco.

"No nosso projeto original de fazer essa viagem, não estava previsto a gente fazer comício, estava previsto a gente visitar as obras, porque nós queremos fazer uma sinalização para o Brasil e para o mundo", disse Lula, que não corrigiu a palavra, usada apenas durante campanha eleitoral.

Ricardo Stuckert/PR

Ao lado de Dilma, Ciro e Aécio, Lula visita obras do rio São Francisco, em Minas

O petista saudou os presidenciáveis como "minha querida companheira Dilma Rousseff" e "meu companheiro deputado federal, ex-ministro e companheiro que trabalhou para que este projeto pudesse ser realizado, o ex-ministro e deputado federal Ciro Gomes".

Durante o discurso, Lula ainda criticou a falta de empenho de ex-governantes em revitalizar o rio São Francisco. O presidente visita a partir de hoje, até sexta-feira, quatro Estados --Minas, Bahia, Pernambuco e Paraíba-- para inspecionar as obras do rio.

"Essa obra foi pensada em 1847, ainda no tempo em que D. Pedro era o imperador brasileiro. Essa obra, quase 200 anos depois, não conseguiu andar para a frente, porque nós tivemos muitos governantes de duas caras, que prometiam fazer a obra em um Estado e não faziam a obra, e prometiam não fazer em outro Estado."

Lula afirmou que não é possível tirar água do São Francisco para matar a sede de 12 milhões de nordestinos sem antes recuperá-lo e citou ações como o reflorestamento para recuperar as matas ciliares e o tratamento de esgoto para evitar a contaminação do rio.

Na segunda-feira, em seu programa de rádio "Café com o Presidente", ele afirmou que a obra é vital para o país. Na ocasião, disse que a obra custará mais de R$ 6 bilhões, e inclui recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

"Uma parte dela ficará pronta até 2010, outra parte ficará pronta até 2012. O dado concreto é que alguém tinha que fazer, e nós estamos fazendo. É uma obra muito importante e ela vai tornar as regiões brasileiras menos desiguais."

Minas

O governador de Minas e presidenciável tucano, Aécio Neves (PSDB), afirmou considerar "natural" o presidente levar sua candidata à sucessão, Dilma, a viagens pelo Brasil.

"O presidente, na verdade, busca viabilizar uma candidatura no seu campo, é natural. Uma candidatura que ainda não teve nenhum desafio eleitoral e por isso talvez esteja se dedicando mais a levar a sua candidata a várias partes do Brasil. Vejo isso como parte do jogo democrático e felizmente vivemos em uma democracia", disse Aécio.

"Acho que o presidente tem todo o direito de viajar pelo país. Isso faz parte do jogo político. Eu não me preocupo com essas viagens, acho que elas são legítimas, da mesma forma que nós, do campo da oposição, de forma extremamente respeitosa, temos que ter a nossa estratégia", reiterou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário