terça-feira, 6 de outubro de 2009

Juruti ganha indicadores de sustentabilidade

Data:6/10/2009 - Hora:23:08
Os esforços pelo desenvolvimento sustentável no município de Juruti ganharam mais um forte aliado. Agora, Juruti conta com Indicadores de Sustentabilidade, informações que serão geradas periodicamente através do monitoramento das transformações sociais, ambientais e econômicas da região. Os indicadores garantirão a avaliação do desenvolvimento local, respaldando discussões sobre temas estratégicos, como Educação, Saúde, Meio Ambiente e outros.

São 27 indicadores divididos entre as categorias Meio Ambiente, Ser Humano & Sociedade, e Economia & Infraestrutura. O objetivo é gerar informações para subsidiar políticas e investimentos prioritários em Juruti. O levantamento foi feito por especialistas do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV -Fundação Getulio Vargas, e integra um amplo projeto desenvolvido pela Alcoa e organizações locais, tendo interface direta com o Conjus - Conselho Juruti Sustentável e o Fundo Juruti Sustentável, elaborado em parceria com o Funbio -Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.

Os trabalhos iniciaram em 2007 com consultas públicas nas zonas rural e urbana de Juruti, além de reuniões em Santarém e Belém. As consultas integraram o próprio processo de construção dos parâmetros para os indicadores de Juruti. "Fizemos uma radiografia do que era Juruti antes de a Alcoa chegar, com base em dados oficiais. A partir daí, preparamos um conjunto de dinâmicas e oficinas, para construir em conjunto com a comunidade esses indicadores. Era importante perguntar às pessoas o que entendiam por desenvolvimento e como poderíamos medi-lo", explica Mario Monzoni, coordenador geral do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV.

A versão preliminar dos Indicadores de Sustentabilidade de Juruti foi apresentada aos integrantes do CONJUS em primeira mão, numa reunião na Câmara Municipal de Juruti, no último dia 24 de setembro.

Mario Monzoni reforça que os Indicadores podem ser utilizados por diversos atores que visem o desenvolvimento de Juruti. "Os indicadores podem ser trabalhados pela própria Prefeitura para identificar pontos de melhorias; pode ser um instrumento para a Alcoa, que pode fazer o investimento privado; e é uma ferramenta importante para o Conselho e para o Funjus no sentido de dedicar seus recursos nas áreas indicadas como prioritárias", explica.

"Isso é de fundamental importância para o município, uma vez que os Indicadores nada mais são do que o diagnóstico da realidade de Juruti", afirma Gilza Amaral, do Conselho Tutelar, instituição componente do Conjus. "É uma ferramenta fundamental para o Conselho Tutelar, uma vez que mostra em que áreas da sociedade o município se encontra vulnerável. Com esse monitoramento, podemos elaborar ações e fomentar projetos que venham a atender reais necessidades de crianças e adolescentes", explica.

Em breve, os Indicadores serão apresentados em uma publicação a ser entregue aos moradores de Juruti. Assim como o livro "Juruti Sustentável - Uma proposta de modelo para o desenvolvimento local", editado em parceria pela Alcoa, FGV e Funbio, a publicação deverá ser disponibilizada para consulta nos sites das instituições na internet.



Fonte: Redacão Ecoamazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário