quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Senado aprova projeto de criação da Ufopa.

Quarta-feira, 07/10/2009, 09:53h
O projeto que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi aprovado ontem, em caráter definitivo, pela Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal. Agora só falta a aprovação do Plenário para que seja transformada em Lei e sancionada pelo Presidente da República. A Ufopa irá oferecer oportunidade para ingresso de milhares de jovens no ensino superior, beneficiando diretamente ao menos 18 municípios abrangidos pela nova Universidade, na região Oeste do Estado. O investimento para criação e implantação é R$ 124 milhões de reais. A bancada federal do Pará comemorou a aprovação do Projeto. Relator do texto apreciado no Senado, o senador Flexa Ribeiro (PSDB destacou que a Ufopa é um antigo sonho da população paraense, sobretudo do Oeste do Estado. “Esta será a primeira universidade federal com sede em um município do interior da Amazônia. Este é um enorme passo que damos para promover a educação, o conhecimento e a pesquisa com formação de profissionais dentro da nossa própria região”, destacou Flexa Ribeiro.

O quadro de funcionários terá cerca de 800 servidores. Serão incorporados os atuais do campus da UFPA e Ufra de Santarém, além de realizar brevemente um concurso para preenchimento das vagas. “Para definirmos o concurso e definitiva instalação, precisamos aprovar o projeto, o que ve ocorrer de forma acelerada no Congresso”, aponta o futuro reitor da Ufopa, Dr. Seixas Lourenço.

TRAMITAÇÃO

O projeto 179/09, de autoria do Poder Executivo, foi enviado ao Congresso em 2008. Já em meados de setembro de 2009 foi remetido ao Senado Federal. Antes disso tramitou também de forma acelerada na Câmara dos Deputados, onde também contribuiu para sua aprovação toda a bancada do Pará. Na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, onde recebeu parecer pelo mérito, foi relatada pela deputada Elcione Barbalho (PMDB). Em seu parecer, Elcione destacou que “a região oeste do Estado do Pará tem sido historicamente

alijada dos insumos necessários a um desenvolvimento mais expressivo, principalmente no que tange à oferta de um ensino superior público de qualidade”.

Na Comissão de Educação e Cultura, coube ao deputada Lira Maia (DEM) relatar o projeto. Finalmente na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania foi o paraense Zenaldo Coutinho (PSDB) o relator e responsável por acelerar o processo de tramitação. “É uma conquista de toda região. A população vai ser beneficiada com a expansão na oferta de ensino já que há atualmente uma enorme carência de melhores condições de estudo que afeta de maneira incisiva o norte do país, e sobretudo aquela região do Pará”, ressaltou Zenaldo Coutinho.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário