terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dilma a Ana: Pará é fundamental.

Belém 13 de Outubro de 2009 BUSCA:
A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, que representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na procissão do Círio de Nazaré, ocorrida no domingo, disse que não é possível falar do crescimento do Brasil sem inserir o Pará no centro da conversa. 'O Brasil só vai crescer se o Pará se desenvolver', enfatizou a ministra. Ela relacionou algumas áreas em crescimento, como a produção de biodiesel a partir da palma (dendê), a existência de áreas consolidadas que podem ser destinadas à atividade agrícola e uma matriz energética hídrica que representa cerca de 40% do potencial do Brasil. A governadora Ana Júlia, por sua vez, destacou ontem à noite, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, os investimentos feitos pelo governo no Pará. Ao ressaltar a importância econômica do Pará para o Brasil, onde está localizada a maior província mineral do mundo, disse que a Vale firmou um termo de compromisso para a implantação de uma siderúrgia no município de Marabá,

'O meu governo tem feito grande investimento em várias regiões do Pará ... descentralizamos os investimentos', disse a governadora, acrescentando que a mineradora também vai retomar os projetos Onça Puma, que explora níquel no município de Ourilândia do Norte, e Serra Leste, de exploração de minério de ferro em Curionópolis. Sobre o corte nos investimentos que a Vale foi obrigada a fazer no Pará, a governadora disse que isso ocorreu, não em função do Pará, mas da crise financeira mundial, que afetou a arrecadação do Fundo de Participação dos Estados (FPE), mas que não teve forte impacto no Pará. 'A minha luta é que as empresas invistam no Pará', ressaltou, acrescentando a importância do apoio do governo federal para o desenvolvimento do Estado: 'Precisamos de muita ajuda do presidente Lula e da ministra Dilma'.

A governadora Ana Júlia Carepa, por sua vez, se disse contra a divisão do Pará, pelo menos no momento: 'Se for para ampliar o repasse de recursos, eu sou contra'.

Para ver a matéria completa assine O Liberal Digital.


Fonte: O Liberal Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário