14/10/2009 - 16h15
O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) fez uma análise das alianças partidárias para as eleições de 2010 em seu blog hoje. Dirceu disse que as negociações entre PT e PMDB em torno da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) avançam em vários Estados.
Ele citou Goiás, Pará e Bahia --onde, inicialmente, havia divergências entre PT e PMDB. "Em Goiás, por exemplo, caminhamos para uma chapa conjunta: o prefeito de Goiânia, Iris Rezende-Henrique Meirelles, presidente do Banco Central; no Pará, foi retomado o diálogo com o PMDB, as conversas entre o deputado Jáder Barbalho (PMDB) e a governadora Ana Júlia Carepa (PT) - vai sair o apoio à Dilma; na Bahia também [...]", escreveu ele.
Dirceu diz que "Dilma assumiu as articulações e as alianças vão se concretizar". O único porém é a pré-candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência. "Fora a questão Ciro Gomes, de difícil solução tanto para o PSB como para o PT[...], a pré-campanha da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em termos de organização e consolidação avançou e muito nas últimas duas semanas."
O ex-ministro afirma que respeita a pré-candidatura de Ciro, mas que o deputado não terá o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno. "O que não se pode é pedir ao PT (e muito menos a mim) que não trabalhe para levar Dilma para o 2º turno. De preferência, na frente. E que ela chegue lá com alianças e tempo de TV já no 1º turno, e com o apoio do presidente Lula. Um apoio que Ciro não terá."
Ele também explica qual é a sua atuação na pré-campanha de Dilma. "Tenho viajado pelo país desde 2006 e feito debates, palestras, reuniões com aliados, concedido entrevistas e visitado governadores, prefeitos, assembleias legislativas e dirigentes partidários, num trabalho que inicio pelos aliados do PT."
da Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário